O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813
Resumo: As pessoas tem buscado na educação uma forma de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, por isso, é comum que jovens e adultos que, por diversos fatores, não conseguiram concluir o ensino regular buscarem na modalidade EJA obter seus interesses formativos. É importante que as instituições de ensino desenvolvam currículos que atendam e incluam esses sujeitos no sistema educacional. No ensino de Química, é evidente que a proposta para o ensino regular não se adequa ao público da EJA, por isso, os profissionais buscam desenvolver propostas que tornem a aprendizagem mais significativa, apesar de todos os seus contextos. Este estudo buscou apresentar uma proposta de currículo para o ensino de Química na Modalidade EJA para turmas do primeiro ano do ensino médio. Buscou-se através de bancos de dados, artigos que abordassem a temática e com isso construir as propostas curriculares para o ensino de Química na EJA. Essas propostas foram organizadas e estruturadas em quadros, contendo informações dos conteúdos a serem aplicadas, assim como, a metodologia, avaliação e as expectativas de aprendizagem. Foi então construído um currículo para atender os quatro bimestres letivos, também, foi introduzido na mesma um projeto integrador para que possa ser desenvolvido com os alunos da referida modalidade. Portanto, percebeu-se que é possível desenvolver o processo de ensino aprendizagem de Química na EJA com as particularidades dos sujeitos envolvidos, porém, é necessário que os alunos tenham o comprometimento em querer aprender, assim como, a escola fornecer as condições para que o docente possa desenvolver suas metodologias inovadoras.
id UFCG_ac956be03ac19f312896159c595d48c8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23813
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.The chemistry curriculum in youth and adult education: a proposal for the 1st year of high school in the light of the BNCC.Educação de Jovens e AdultosEnsino - aprendizagemMetodologias inovadorasEnsino de químicaYouth and Adult EducationTeaching - learningInnovative methodologiesChemistry teachingQuímica.As pessoas tem buscado na educação uma forma de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, por isso, é comum que jovens e adultos que, por diversos fatores, não conseguiram concluir o ensino regular buscarem na modalidade EJA obter seus interesses formativos. É importante que as instituições de ensino desenvolvam currículos que atendam e incluam esses sujeitos no sistema educacional. No ensino de Química, é evidente que a proposta para o ensino regular não se adequa ao público da EJA, por isso, os profissionais buscam desenvolver propostas que tornem a aprendizagem mais significativa, apesar de todos os seus contextos. Este estudo buscou apresentar uma proposta de currículo para o ensino de Química na Modalidade EJA para turmas do primeiro ano do ensino médio. Buscou-se através de bancos de dados, artigos que abordassem a temática e com isso construir as propostas curriculares para o ensino de Química na EJA. Essas propostas foram organizadas e estruturadas em quadros, contendo informações dos conteúdos a serem aplicadas, assim como, a metodologia, avaliação e as expectativas de aprendizagem. Foi então construído um currículo para atender os quatro bimestres letivos, também, foi introduzido na mesma um projeto integrador para que possa ser desenvolvido com os alunos da referida modalidade. Portanto, percebeu-se que é possível desenvolver o processo de ensino aprendizagem de Química na EJA com as particularidades dos sujeitos envolvidos, porém, é necessário que os alunos tenham o comprometimento em querer aprender, assim como, a escola fornecer as condições para que o docente possa desenvolver suas metodologias inovadoras.The people have looking for education as way of personal development, professional and economic, therefore, it is usual young and adults, for several factors, they did not get conclude the regular education and seek in the EJA modality their formative interest. It is important that educational institutions develop curriculum that serves and include these subjects in the educational system. In Chemistry teaching, it is evident that the proposal for regular education is not adequate for the EJA public, wherefore, the professionals look for proposals that make learning more meaningful, despite all their contexts. This study sought to present a curriculum proposal for teaching Chemistry in the EJA Modality for classes in the first grade of high school. Searched through databases, articles about the theme, and thereby to construct the curriculum proposals for teaching Chemistry in EJA. These proposals were organized and structured in chart, containing information about the contents to be applied, as well as the methodology, evaluation and learning expectations. A curriculum was created to serve the four academic terms, and an integrative project was introduced in the same project can be developed with students of the said modality. Therefore, it was realized that it is possible to develop the teaching and learning process of Chemistry in EJA with the particularities of the subjects involved, however, it is necessary that students have a commitment to wanting to learn, as well as, the school providing the conditions for the teacher to be able to develop their innovative methodologies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Everton Vieira da.SILVA, E. V.http://lattes.cnpq.br/4274801533745465WANDERLEY, Albaneide Fernandes.LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.2020-11-302022-03-10T17:40:17Z2022-03-102022-03-10T17:40:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro. O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-02T19:26:06Zoai:localhost:riufcg/23813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-02T19:26:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
The chemistry curriculum in youth and adult education: a proposal for the 1st year of high school in the light of the BNCC.
title O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
spellingShingle O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.
Educação de Jovens e Adultos
Ensino - aprendizagem
Metodologias inovadoras
Ensino de química
Youth and Adult Education
Teaching - learning
Innovative methodologies
Chemistry teaching
Química.
title_short O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
title_full O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
title_fullStr O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
title_full_unstemmed O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
title_sort O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC.
author OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.
author_facet OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Everton Vieira da.
SILVA, E. V.
http://lattes.cnpq.br/4274801533745465
WANDERLEY, Albaneide Fernandes.
LEITÃO, Ezequiel Fragoso Vieira.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Ensino - aprendizagem
Metodologias inovadoras
Ensino de química
Youth and Adult Education
Teaching - learning
Innovative methodologies
Chemistry teaching
Química.
topic Educação de Jovens e Adultos
Ensino - aprendizagem
Metodologias inovadoras
Ensino de química
Youth and Adult Education
Teaching - learning
Innovative methodologies
Chemistry teaching
Química.
description As pessoas tem buscado na educação uma forma de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, por isso, é comum que jovens e adultos que, por diversos fatores, não conseguiram concluir o ensino regular buscarem na modalidade EJA obter seus interesses formativos. É importante que as instituições de ensino desenvolvam currículos que atendam e incluam esses sujeitos no sistema educacional. No ensino de Química, é evidente que a proposta para o ensino regular não se adequa ao público da EJA, por isso, os profissionais buscam desenvolver propostas que tornem a aprendizagem mais significativa, apesar de todos os seus contextos. Este estudo buscou apresentar uma proposta de currículo para o ensino de Química na Modalidade EJA para turmas do primeiro ano do ensino médio. Buscou-se através de bancos de dados, artigos que abordassem a temática e com isso construir as propostas curriculares para o ensino de Química na EJA. Essas propostas foram organizadas e estruturadas em quadros, contendo informações dos conteúdos a serem aplicadas, assim como, a metodologia, avaliação e as expectativas de aprendizagem. Foi então construído um currículo para atender os quatro bimestres letivos, também, foi introduzido na mesma um projeto integrador para que possa ser desenvolvido com os alunos da referida modalidade. Portanto, percebeu-se que é possível desenvolver o processo de ensino aprendizagem de Química na EJA com as particularidades dos sujeitos envolvidos, porém, é necessário que os alunos tenham o comprometimento em querer aprender, assim como, a escola fornecer as condições para que o docente possa desenvolver suas metodologias inovadoras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-30
2022-03-10T17:40:17Z
2022-03-10
2022-03-10T17:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813
OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro. O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23813
identifier_str_mv OLIVEIRA, Jackeline Maysa Pinheiro. O currículo de química na educação de jovens e adultos: uma proposta para o 1º ano do ensino médio a luz da BNCC. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528144334848