O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099 |
Resumo: | O que motivou a realizar o presente estudo foi a constatação, através de minha vivência como professora, das dificuldades que nossos alunos enfrentam para aprender a ler e escrever, como também pode perceber através do diálogo com colegas docentes uma certa dificuldade em relação ao ensino da leitura e da escrita. Percebi a importância de estudar a temática de ensino da leitura e da escrita, porque através da mesma estamos trabalhando a consciência de nossos alunos, estamos construindo alunos que tenham pleno conhecimento do mundo e da linguagem. Este trabalho teve como objetivo de encontrar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores., irei analisar o processo de ensino da leitura e da escrita, com professores do ensino da leitura, com professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mariano Thomaz, da cidade de São José de Caiana no Estado da Paraíba. Como objetivo específico, refletir acerca das possíveis dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de ensino de leitura e escrita, investigara a metodologia desenvolvida no ensino da leitura e escrita e analisar como os professores definem a leitura e a escrita. |
id |
UFCG_efc1ce987988528d658e92cae440c205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13099 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.The process of teaching reading and writing in the early grades of elementary school.LeituraEscritaEnsino fundamentalReadingWritingElementary SchoolEducação.O que motivou a realizar o presente estudo foi a constatação, através de minha vivência como professora, das dificuldades que nossos alunos enfrentam para aprender a ler e escrever, como também pode perceber através do diálogo com colegas docentes uma certa dificuldade em relação ao ensino da leitura e da escrita. Percebi a importância de estudar a temática de ensino da leitura e da escrita, porque através da mesma estamos trabalhando a consciência de nossos alunos, estamos construindo alunos que tenham pleno conhecimento do mundo e da linguagem. Este trabalho teve como objetivo de encontrar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores., irei analisar o processo de ensino da leitura e da escrita, com professores do ensino da leitura, com professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mariano Thomaz, da cidade de São José de Caiana no Estado da Paraíba. Como objetivo específico, refletir acerca das possíveis dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de ensino de leitura e escrita, investigara a metodologia desenvolvida no ensino da leitura e escrita e analisar como os professores definem a leitura e a escrita.What motivated us to carry out the present study was the observation, through my experience as a teacher, of the difficulties that our students face in learning to read and write, as they can also perceive through the dialogue with fellow teachers a certain difficulty in relation to the teaching of reading and writing. I realized the importance of studying the theme of teaching reading and writing, because through it we are working on the conscience of our students, we are building students who have full knowledge of the world and language. This work aimed to find the main difficulties faced by teachers., I will analyze the process of teaching reading and writing, with teachers of reading teaching, with teachers of the Elementary School of the Municipal School Mariano Thomaz, in the city of São José of Caiana in the State of Paraíba. As a specific objective, to reflect on the possible difficulties experienced by teachers in the process of teaching reading and writing, investigating the methodology developed in teaching reading and writing and analyzing how teachers define reading and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583FERREIRA, Francisca Leite.2004-092020-06-30T22:07:41Z2020-06-302020-06-30T22:07:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099FERREIRA, Francisca Leite. O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T18:20:43Zoai:localhost:riufcg/13099Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T18:20:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. The process of teaching reading and writing in the early grades of elementary school. |
title |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. FERREIRA, Francisca Leite. Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School Educação. |
title_short |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. |
author |
FERREIRA, Francisca Leite. |
author_facet |
FERREIRA, Francisca Leite. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Elzanir dos. SANTOS, Elzanir dos. http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Francisca Leite. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School Educação. |
topic |
Leitura Escrita Ensino fundamental Reading Writing Elementary School Educação. |
description |
O que motivou a realizar o presente estudo foi a constatação, através de minha vivência como professora, das dificuldades que nossos alunos enfrentam para aprender a ler e escrever, como também pode perceber através do diálogo com colegas docentes uma certa dificuldade em relação ao ensino da leitura e da escrita. Percebi a importância de estudar a temática de ensino da leitura e da escrita, porque através da mesma estamos trabalhando a consciência de nossos alunos, estamos construindo alunos que tenham pleno conhecimento do mundo e da linguagem. Este trabalho teve como objetivo de encontrar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores., irei analisar o processo de ensino da leitura e da escrita, com professores do ensino da leitura, com professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mariano Thomaz, da cidade de São José de Caiana no Estado da Paraíba. Como objetivo específico, refletir acerca das possíveis dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de ensino de leitura e escrita, investigara a metodologia desenvolvida no ensino da leitura e escrita e analisar como os professores definem a leitura e a escrita. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-09 2020-06-30T22:07:41Z 2020-06-30 2020-06-30T22:07:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099 FERREIRA, Francisca Leite. O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Francisca Leite. O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445791272960 |