Reflexões Sobre a leitura na escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027 |
Resumo: | Este texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura. |
id |
UFCG_1216e2afc9e7c82469186a2925568225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13027 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Reflexões Sobre a leitura na escola.Reflections on reading at school.Leitura e escritaAlfabetizaçãoPrática de leitura- séries iniciaisAquisição de escritaReading and writingLiteracyReading practice - initial seriesAcquisition of writingEste texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVA, Francisca Maria de Araújo.20092020-06-26T17:59:58Z2020-06-262020-06-26T17:59:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T16:33:18Zoai:localhost:riufcg/13027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T16:33:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões Sobre a leitura na escola. Reflections on reading at school. |
title |
Reflexões Sobre a leitura na escola. |
spellingShingle |
Reflexões Sobre a leitura na escola. SILVA, Francisca Maria de Araújo. Leitura e escrita Alfabetização Prática de leitura- séries iniciais Aquisição de escrita Reading and writing Literacy Reading practice - initial series Acquisition of writing |
title_short |
Reflexões Sobre a leitura na escola. |
title_full |
Reflexões Sobre a leitura na escola. |
title_fullStr |
Reflexões Sobre a leitura na escola. |
title_full_unstemmed |
Reflexões Sobre a leitura na escola. |
title_sort |
Reflexões Sobre a leitura na escola. |
author |
SILVA, Francisca Maria de Araújo. |
author_facet |
SILVA, Francisca Maria de Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Maria Janete de. LIMA, M. J. http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Francisca Maria de Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Alfabetização Prática de leitura- séries iniciais Aquisição de escrita Reading and writing Literacy Reading practice - initial series Acquisition of writing |
topic |
Leitura e escrita Alfabetização Prática de leitura- séries iniciais Aquisição de escrita Reading and writing Literacy Reading practice - initial series Acquisition of writing |
description |
Este texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-06-26T17:59:58Z 2020-06-26 2020-06-26T17:59:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027 SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445194633216 |