Reflexões Sobre a leitura na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Francisca Maria de Araújo.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027
Resumo: Este texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura.
id UFCG_1216e2afc9e7c82469186a2925568225
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13027
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Reflexões Sobre a leitura na escola.Reflections on reading at school.Leitura e escritaAlfabetizaçãoPrática de leitura- séries iniciaisAquisição de escritaReading and writingLiteracyReading practice - initial seriesAcquisition of writingEste texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SILVA, Francisca Maria de Araújo.20092020-06-26T17:59:58Z2020-06-262020-06-26T17:59:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T16:33:18Zoai:localhost:riufcg/13027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T16:33:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões Sobre a leitura na escola.
Reflections on reading at school.
title Reflexões Sobre a leitura na escola.
spellingShingle Reflexões Sobre a leitura na escola.
SILVA, Francisca Maria de Araújo.
Leitura e escrita
Alfabetização
Prática de leitura- séries iniciais
Aquisição de escrita
Reading and writing
Literacy
Reading practice - initial series
Acquisition of writing
title_short Reflexões Sobre a leitura na escola.
title_full Reflexões Sobre a leitura na escola.
title_fullStr Reflexões Sobre a leitura na escola.
title_full_unstemmed Reflexões Sobre a leitura na escola.
title_sort Reflexões Sobre a leitura na escola.
author SILVA, Francisca Maria de Araújo.
author_facet SILVA, Francisca Maria de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Francisca Maria de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Alfabetização
Prática de leitura- séries iniciais
Aquisição de escrita
Reading and writing
Literacy
Reading practice - initial series
Acquisition of writing
topic Leitura e escrita
Alfabetização
Prática de leitura- séries iniciais
Aquisição de escrita
Reading and writing
Literacy
Reading practice - initial series
Acquisition of writing
description Este texto e parte trabalho monográfico que tem por titulo: REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA, desenvolvido a partir do estudo realizado ao longo da trajetória acadêmica, especificamente nas disciplinas praticas de ensino. Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita, bem como caracterizar a importância da leitura e da escrita nos anos iniciais, buscou-se também identificar as dificuldades encontradas pelos alunos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Através das atividades propostas realizamos reflexões junto aos docentes sobre outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e a escrita como um processo continuo. Neste texto discutimos sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem, como subsidio essencial para compreender o mundo e inserirem-se ao mundo da escrita, sobre a importância da intervenção docente no processo de ensino aprendizagem, enfocado reflexões sobre a pratica pedagógica no sentido de ampliar novas formas para melhorar a qualidade do ensino. Abordamos um estudo reflexivo sobre os problemas e as dificuldades de leitura e escrita vivenciadas no cotidiano escolar. Neste contexto realizamos um estudo de caso onde os dados coletados nos permitiram trabalhar na possibilidade melhora a aprendizagem através de atividades diversificadas com mais acoes no processo de leitura.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T17:59:58Z
2020-06-26
2020-06-26T17:59:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027
SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13027
identifier_str_mv SILVA, Francisca Maria de Araújo. Reflexões Sobre a leitura na escola. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445194633216