Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Solange Araújo e.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204
Resumo: O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio.
id UFCG_1513853dae9fb0b09fb0e2ad4a06df03
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29204
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.Approaches to the act of reading in the light of the BNCC: a proposal for mediation in Portuguese language classes in high school.Relações escolaresAfetividadeEnsinoAprendizagemRelação professor-alunoschool relationsaffectivityTeachingLearningteacher-student relationshipLetras - Língua Portuguesa.O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio.The objective of this academic work is to approach the act of reading as proposed by the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BNCC) and the notions of textual linguistics and french discourse analysis. The reading has as characteristic the deepening of the dense part in the textual/discursive interpretation, promoting the reflection and significantly collaborating in the student's social and critical formation about the world and enabling learning connections, thus arousing the student's interest for various types of reading. With that, to achieve the general objective, we list as one of the specific objectives to analyze Enem comic strips of 2012 and 2013. In this way, we analyze the linguistic and discursive characteristics. Thereby, we did a documentary research, investigating the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BRASIL, 2018); and the theoretical framework based on studies by Koch and Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); in studies on textual genres by Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); and Prodanov and Freitas (2013). As for the methodological procedure, the research can be classified as descriptive and bibliographic with a qualitative approach. The research results highlight to the appropriation of reading with theoretical-methodological support in textual linguistics and in french discourse analysis, developing the reading of Enem comic strips, in the categories of textual analysis and discursive analysis in our reading proposal for high school students.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389SILVA, Abdoral Inácio da.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SILVA, Solange Araújo e.2023-02-072023-03-29T13:36:08Z2023-03-292023-03-29T13:36:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-29T22:55:01Zoai:localhost:riufcg/29204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-29T22:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
Approaches to the act of reading in the light of the BNCC: a proposal for mediation in Portuguese language classes in high school.
title Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
spellingShingle Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
SILVA, Solange Araújo e.
Relações escolares
Afetividade
Ensino
Aprendizagem
Relação professor-aluno
school relations
affectivity
Teaching
Learning
teacher-student relationship
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_full Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_fullStr Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_full_unstemmed Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
title_sort Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
author SILVA, Solange Araújo e.
author_facet SILVA, Solange Araújo e.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de.
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
SILVA, Abdoral Inácio da.
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Solange Araújo e.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações escolares
Afetividade
Ensino
Aprendizagem
Relação professor-aluno
school relations
affectivity
Teaching
Learning
teacher-student relationship
Letras - Língua Portuguesa.
topic Relações escolares
Afetividade
Ensino
Aprendizagem
Relação professor-aluno
school relations
affectivity
Teaching
Learning
teacher-student relationship
Letras - Língua Portuguesa.
description O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
2023-03-29T13:36:08Z
2023-03-29
2023-03-29T13:36:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204
SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204
identifier_str_mv SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744571812282368