Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio. |
id |
UFCG_1513853dae9fb0b09fb0e2ad4a06df03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29204 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio.Approaches to the act of reading in the light of the BNCC: a proposal for mediation in Portuguese language classes in high school.Relações escolaresAfetividadeEnsinoAprendizagemRelação professor-alunoschool relationsaffectivityTeachingLearningteacher-student relationshipLetras - Língua Portuguesa.O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio.The objective of this academic work is to approach the act of reading as proposed by the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BNCC) and the notions of textual linguistics and french discourse analysis. The reading has as characteristic the deepening of the dense part in the textual/discursive interpretation, promoting the reflection and significantly collaborating in the student's social and critical formation about the world and enabling learning connections, thus arousing the student's interest for various types of reading. With that, to achieve the general objective, we list as one of the specific objectives to analyze Enem comic strips of 2012 and 2013. In this way, we analyze the linguistic and discursive characteristics. Thereby, we did a documentary research, investigating the Brazil’s National Comum Curriculum Base (BRASIL, 2018); and the theoretical framework based on studies by Koch and Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); in studies on textual genres by Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); and Prodanov and Freitas (2013). As for the methodological procedure, the research can be classified as descriptive and bibliographic with a qualitative approach. The research results highlight to the appropriation of reading with theoretical-methodological support in textual linguistics and in french discourse analysis, developing the reading of Enem comic strips, in the categories of textual analysis and discursive analysis in our reading proposal for high school students.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves de.http://lattes.cnpq.br/2153342395005389SILVA, Abdoral Inácio da.ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SILVA, Solange Araújo e.2023-02-072023-03-29T13:36:08Z2023-03-292023-03-29T13:36:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-29T22:55:01Zoai:localhost:riufcg/29204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-29T22:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. Approaches to the act of reading in the light of the BNCC: a proposal for mediation in Portuguese language classes in high school. |
title |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. |
spellingShingle |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. SILVA, Solange Araújo e. Relações escolares Afetividade Ensino Aprendizagem Relação professor-aluno school relations affectivity Teaching Learning teacher-student relationship Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. |
title_full |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. |
title_fullStr |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. |
title_full_unstemmed |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. |
title_sort |
Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. |
author |
SILVA, Solange Araújo e. |
author_facet |
SILVA, Solange Araújo e. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, José Wanderley Alves de. SOUSA, José Wanderley Alves de. http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 SILVA, Abdoral Inácio da. ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Solange Araújo e. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações escolares Afetividade Ensino Aprendizagem Relação professor-aluno school relations affectivity Teaching Learning teacher-student relationship Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Relações escolares Afetividade Ensino Aprendizagem Relação professor-aluno school relations affectivity Teaching Learning teacher-student relationship Letras - Língua Portuguesa. |
description |
O objetivo deste trabalho é abordar o ato de ler no que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as noções da linguística textual e da análise de discurso francesa. A leitura tem como característica o aprofundamento da parte densa na interpretação textual/discursiva, promovendo a reflexão e colaborando significativamente na formação social e crítica do estudante acerca do mundo e possibilitando conexões de aprendizado, despertando, assim, o interesse do estudante por vários tipos de leitura. Com isso, para atingir o objetivo geral, elencamos como um dos objetivos específicos analisar tirinhas do Enem de 2012 e de 2013. Desse modo, analisamos as características linguísticas e discursivas. Para isso, utilizamos uma pesquisa documental, investigando a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); e o referencial teórico embasado nos estudos de Koch e Elias (2012); Koch (2004); Martins (2006); nos estudos sobre os gêneros textuais de Marcuschi (2002); Antunes (2010); Orlandi (2008); Orlandi (2013); Guimarães (2009); e Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento metodológico, a pesquisa se classifica como descritiva e bibliográfica de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para a apropriação da leitura com amparo teórico-metodológico na linguística textual e na análise de discurso de linha francesa, desenvolvendo a leitura das tirinhas, nas categorias de análise textual e análise discursiva em nossa proposta de leitura para alunos do ensino médio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-07 2023-03-29T13:36:08Z 2023-03-29 2023-03-29T13:36:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204 SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29204 |
identifier_str_mv |
SILVA, Solange Araújo e. Abordagens sobre o ato de ler à luz da BNCC: uma proposta de mediação em aulas de língua portuguesa no Ensino Médio. 2023. 43f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744571812282368 |