Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, Raquel Leão de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional.
id UFCG_176e4bf52b00a3f9210f27eeecfb0367
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36057
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.Teaching practices in teaching History in Youth and Adult Education - EJA.Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - ParaíbaSaberes pedagógicosProfessor de História - EJAEnsino de HistóriaFormação de professorCurrículoHistória - Prática docenteYouth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - ParaíbaPedagogical knowledgeHistory Teacher - EJATeaching HistoryTeacher trainingCurriculumHistory - Teaching practiceEducação.A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional.The present research aims to analyze the ways of mobilization of pedagogical knowledge by History teachers of Youth and Adult Education (EJA) in the county of Cajazeiras – PB, to face the challenges of teaching practice. To achieve this aim, we developed the following specific objectives: identify the pedagogical knowledge mobilized by History teachers at EJA in their teaching practices; discuss teacher training and its relationships with the specificities of EJA; characterize the theoretical-methodological relationships between History teaching and pedagogical knowledge, based on the teaching practice of History teachers who work at EJA in the municipal network of the municipality of Cajazeiras. Our research was carried out based on five semi-structured interviews, with History teachers from the public schools of Cajazeiras, assuming an exploratory and qualitative character, as well as proceeding with participant observation in the daily History classes of these teachers, seeking to problematize our object. Among the important authors for the construction of our theoretical framework, we can point out: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). We understand that, even in the face of so many more political and progressive proposals for education, many difficulties are still faced so that these pedagogical concepts can be effectively experienced in everyday school life, especially in Youth and Adult Education (EJA Program). Our research showed that, even though the majority of teachers express a discourse of progressive pedagogical practices, there are still many obstacles to this becoming a reality in everyday school life, as many teaching experiences are still characterized by a positivist and traditional bias.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756ARAÚJO, Edinaura Almeida de.CAMILO, Janaína Valéria Pinto.BASTOS, Raquel Leão de.2023-11-072024-06-12T14:06:45Z2024-06-122024-06-12T14:06:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-12T14:14:11Zoai:localhost:riufcg/36057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-12T14:14:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Teaching practices in teaching History in Youth and Adult Education - EJA.
title Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
spellingShingle Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
BASTOS, Raquel Leão de.
Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba
Saberes pedagógicos
Professor de História - EJA
Ensino de História
Formação de professor
Currículo
História - Prática docente
Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Pedagogical knowledge
History Teacher - EJA
Teaching History
Teacher training
Curriculum
History - Teaching practice
Educação.
title_short Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
title_full Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
title_fullStr Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
title_full_unstemmed Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
title_sort Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
author BASTOS, Raquel Leão de.
author_facet BASTOS, Raquel Leão de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/7158784499086756
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.contributor.author.fl_str_mv BASTOS, Raquel Leão de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba
Saberes pedagógicos
Professor de História - EJA
Ensino de História
Formação de professor
Currículo
História - Prática docente
Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Pedagogical knowledge
History Teacher - EJA
Teaching History
Teacher training
Curriculum
History - Teaching practice
Educação.
topic Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba
Saberes pedagógicos
Professor de História - EJA
Ensino de História
Formação de professor
Currículo
História - Prática docente
Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Pedagogical knowledge
History Teacher - EJA
Teaching History
Teacher training
Curriculum
History - Teaching practice
Educação.
description A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
2024-06-12T14:06:45Z
2024-06-12
2024-06-12T14:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057
BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057
identifier_str_mv BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624590258176