Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057 |
Resumo: | A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional. |
id |
UFCG_176e4bf52b00a3f9210f27eeecfb0367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36057 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA.Teaching practices in teaching History in Youth and Adult Education - EJA.Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - ParaíbaSaberes pedagógicosProfessor de História - EJAEnsino de HistóriaFormação de professorCurrículoHistória - Prática docenteYouth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - ParaíbaPedagogical knowledgeHistory Teacher - EJATeaching HistoryTeacher trainingCurriculumHistory - Teaching practiceEducação.A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional.The present research aims to analyze the ways of mobilization of pedagogical knowledge by History teachers of Youth and Adult Education (EJA) in the county of Cajazeiras – PB, to face the challenges of teaching practice. To achieve this aim, we developed the following specific objectives: identify the pedagogical knowledge mobilized by History teachers at EJA in their teaching practices; discuss teacher training and its relationships with the specificities of EJA; characterize the theoretical-methodological relationships between History teaching and pedagogical knowledge, based on the teaching practice of History teachers who work at EJA in the municipal network of the municipality of Cajazeiras. Our research was carried out based on five semi-structured interviews, with History teachers from the public schools of Cajazeiras, assuming an exploratory and qualitative character, as well as proceeding with participant observation in the daily History classes of these teachers, seeking to problematize our object. Among the important authors for the construction of our theoretical framework, we can point out: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). We understand that, even in the face of so many more political and progressive proposals for education, many difficulties are still faced so that these pedagogical concepts can be effectively experienced in everyday school life, especially in Youth and Adult Education (EJA Program). Our research showed that, even though the majority of teachers express a discourse of progressive pedagogical practices, there are still many obstacles to this becoming a reality in everyday school life, as many teaching experiences are still characterized by a positivist and traditional bias.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756ARAÚJO, Edinaura Almeida de.CAMILO, Janaína Valéria Pinto.BASTOS, Raquel Leão de.2023-11-072024-06-12T14:06:45Z2024-06-122024-06-12T14:06:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-12T14:14:11Zoai:localhost:riufcg/36057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-12T14:14:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Teaching practices in teaching History in Youth and Adult Education - EJA. |
title |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. |
spellingShingle |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. BASTOS, Raquel Leão de. Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba Saberes pedagógicos Professor de História - EJA Ensino de História Formação de professor Currículo História - Prática docente Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Pedagogical knowledge History Teacher - EJA Teaching History Teacher training Curriculum History - Teaching practice Educação. |
title_short |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. |
title_full |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. |
title_fullStr |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. |
title_sort |
Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. |
author |
BASTOS, Raquel Leão de. |
author_facet |
BASTOS, Raquel Leão de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. FERNANDES, Dorgival Gonçalves. http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 ARAÚJO, Edinaura Almeida de. CAMILO, Janaína Valéria Pinto. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BASTOS, Raquel Leão de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba Saberes pedagógicos Professor de História - EJA Ensino de História Formação de professor Currículo História - Prática docente Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Pedagogical knowledge History Teacher - EJA Teaching History Teacher training Curriculum History - Teaching practice Educação. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos - Cajazeiras - Município - Paraíba Saberes pedagógicos Professor de História - EJA Ensino de História Formação de professor Currículo História - Prática docente Youth and Adult Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba Pedagogical knowledge History Teacher - EJA Teaching History Teacher training Curriculum History - Teaching practice Educação. |
description |
A presente pesquisa tem o objetivo de analisar os modos de mobilização dos saberes pedagógicos, por parte dos professores de História da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município de Cajazeiras – PB, para os desafios da prática docente. Para alcançarmos tal intento, elaboramos os seguintes objetivos específicos: identificar os saberes pedagógicos mobilizados pelos professores de História na EJA nas suas práticas docentes; discorrer sobre a formação de professores e suas relações com as especificidades da EJA; caracterizar as relações teórico-metodológicas entre o ensino de História e os saberes pedagógicos, a partir da prática docente dos professores de História que atuam na EJA da rede municipal do município de Cajazeiras. Nossa pesquisa foi realizada a partir de cinco entrevistas semiestruturadas, com docentes de História da rede pública de Cajazeiras, assumindo um caráter exploratório e qualitativo, como também procedemos com a observação participante no cotidiano das aulas de História desses professores (as), buscando problematizar nosso objeto. Entre os autores importantes para a construção do nosso referencial teórico, podemos apontar: Arroyo (2007); Alberi (2004); Bittencourt (2008); Brandão (2012); Freire (2011). Compreendemos que, mesmo diante de tantas propostas, mais políticas e progressistas de educação, ainda se enfrentam muitas dificuldades para que essas concepções pedagógicas possam ser, efetivamente, vivenciadas no cotidiano escolar, principalmente na Educação de Jovens e Adultos. Nossa pesquisa apontou que, mesmo a maioria dos professores expressando um discurso de práticas pedagógicas progressistas, ainda existem muitos entraves para que ela se concretize no cotidiano escolar, pois muitas experiências de ensino ainda se caracterizam com viés positivista e tradicional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-07 2024-06-12T14:06:45Z 2024-06-12 2024-06-12T14:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057 BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36057 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Raquel Leão de. Práticas docentes no ensino de História na Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2023. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744624590258176 |