“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Claudia Lima de.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos., COELHO, Glauciane Danusa., MAIA, Rafael Trindade.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
Resumo: O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.
id UFCG_19f735bb7b80e024db507a3456a2646f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37272
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.“Microways”: a ludical purpose of teaching.Jogos didáticosRecurso didático - jogoEnsino de BiologiaMicrobiologiaVírus - ensinoLúdico - ensino de biologiaCurso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCGBiologia - ensinoEducational gamesEducational resource - gameBiology teachingMicrobiologyVirus - teachingPlayful - biology teachingDegree in Rural Education - CDSA UFCGBiology - teachingEducação.Biologia.O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.The microbiology teaching in schools, in special viruses, is still a challenge for most teachers of basic education because it deals with very small and complex organisms. The teacher has the mission of seek for alternatives that could help on the learning proccess in this area of biology and one of the valid options is the use of educational games. In this context, the Microways— Virus, a didadic game of low cost and easy resources to use in the classroom board was prepared. The game was made for the discipline of Microbiology of the graduation course of Educação do Campo from Federal University of Campina Grande. The game was applied to two groups of 2nd year of high school. The results showed that the group which was applied the game achieved a better performance in the assessment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142024-08-12T23:56:50Z2024-08-122024-08-12T23:56:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272porMELO, Claudia Lima de.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.COELHO, Glauciane Danusa.MAIA, Rafael Trindade.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T23:59:56Zoai:localhost:riufcg/37272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T23:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
“Microways”: a ludical purpose of teaching.
title “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
spellingShingle “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
MELO, Claudia Lima de.
Jogos didáticos
Recurso didático - jogo
Ensino de Biologia
Microbiologia
Vírus - ensino
Lúdico - ensino de biologia
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG
Biologia - ensino
Educational games
Educational resource - game
Biology teaching
Microbiology
Virus - teaching
Playful - biology teaching
Degree in Rural Education - CDSA UFCG
Biology - teaching
Educação.
Biologia.
title_short “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
title_full “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
title_fullStr “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
title_full_unstemmed “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
title_sort “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
author MELO, Claudia Lima de.
author_facet MELO, Claudia Lima de.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
COELHO, Glauciane Danusa.
MAIA, Rafael Trindade.
author_role author
author2 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
COELHO, Glauciane Danusa.
MAIA, Rafael Trindade.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Claudia Lima de.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
COELHO, Glauciane Danusa.
MAIA, Rafael Trindade.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Recurso didático - jogo
Ensino de Biologia
Microbiologia
Vírus - ensino
Lúdico - ensino de biologia
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG
Biologia - ensino
Educational games
Educational resource - game
Biology teaching
Microbiology
Virus - teaching
Playful - biology teaching
Degree in Rural Education - CDSA UFCG
Biology - teaching
Educação.
Biologia.
topic Jogos didáticos
Recurso didático - jogo
Ensino de Biologia
Microbiologia
Vírus - ensino
Lúdico - ensino de biologia
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG
Biologia - ensino
Educational games
Educational resource - game
Biology teaching
Microbiology
Virus - teaching
Playful - biology teaching
Degree in Rural Education - CDSA UFCG
Biology - teaching
Educação.
Biologia.
description O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2024-08-12T23:56:50Z
2024-08-12
2024-08-12T23:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
identifier_str_mv MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632912805888