“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272 |
Resumo: | O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação. |
id |
UFCG_19f735bb7b80e024db507a3456a2646f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37272 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.“Microways”: a ludical purpose of teaching.Jogos didáticosRecurso didático - jogoEnsino de BiologiaMicrobiologiaVírus - ensinoLúdico - ensino de biologiaCurso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCGBiologia - ensinoEducational gamesEducational resource - gameBiology teachingMicrobiologyVirus - teachingPlayful - biology teachingDegree in Rural Education - CDSA UFCGBiology - teachingEducação.Biologia.O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.The microbiology teaching in schools, in special viruses, is still a challenge for most teachers of basic education because it deals with very small and complex organisms. The teacher has the mission of seek for alternatives that could help on the learning proccess in this area of biology and one of the valid options is the use of educational games. In this context, the Microways— Virus, a didadic game of low cost and easy resources to use in the classroom board was prepared. The game was made for the discipline of Microbiology of the graduation course of Educação do Campo from Federal University of Campina Grande. The game was applied to two groups of 2nd year of high school. The results showed that the group which was applied the game achieved a better performance in the assessment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142024-08-12T23:56:50Z2024-08-122024-08-12T23:56:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272porMELO, Claudia Lima de.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.COELHO, Glauciane Danusa.MAIA, Rafael Trindade.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-12T23:59:56Zoai:localhost:riufcg/37272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-12T23:59:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. “Microways”: a ludical purpose of teaching. |
title |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. |
spellingShingle |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. MELO, Claudia Lima de. Jogos didáticos Recurso didático - jogo Ensino de Biologia Microbiologia Vírus - ensino Lúdico - ensino de biologia Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG Biologia - ensino Educational games Educational resource - game Biology teaching Microbiology Virus - teaching Playful - biology teaching Degree in Rural Education - CDSA UFCG Biology - teaching Educação. Biologia. |
title_short |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. |
title_full |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. |
title_fullStr |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. |
title_full_unstemmed |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. |
title_sort |
“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. |
author |
MELO, Claudia Lima de. |
author_facet |
MELO, Claudia Lima de. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. COELHO, Glauciane Danusa. MAIA, Rafael Trindade. |
author_role |
author |
author2 |
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. COELHO, Glauciane Danusa. MAIA, Rafael Trindade. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Claudia Lima de. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. COELHO, Glauciane Danusa. MAIA, Rafael Trindade. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos didáticos Recurso didático - jogo Ensino de Biologia Microbiologia Vírus - ensino Lúdico - ensino de biologia Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG Biologia - ensino Educational games Educational resource - game Biology teaching Microbiology Virus - teaching Playful - biology teaching Degree in Rural Education - CDSA UFCG Biology - teaching Educação. Biologia. |
topic |
Jogos didáticos Recurso didático - jogo Ensino de Biologia Microbiologia Vírus - ensino Lúdico - ensino de biologia Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG Biologia - ensino Educational games Educational resource - game Biology teaching Microbiology Virus - teaching Playful - biology teaching Degree in Rural Education - CDSA UFCG Biology - teaching Educação. Biologia. |
description |
O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2024-08-12T23:56:50Z 2024-08-12 2024-08-12T23:56:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272 MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272 |
identifier_str_mv |
MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744632912805888 |