As re-elaborações da ciranda na cidade: dança de roda, dança da moda.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36885 |
Resumo: | O presente trabalho visa discutir as transformações que permearam a roda de ciranda em Pernambuco, entendida enquanto canto e dança, a partir do processo de urbanização da Região Metropolitana do Recife, no período de 1960 a 1970. Analisaremos de que forma as transformações urbanas e industriais que atravessavam a cidade, interferiram na composição da ciranda, sobretudo a partir da década de 70, quando a manifestação começou a se popularizar entre a classe média. Pretendemos compreender como os cirandeiros, sujeitos sociais no fazer-se e refazer-se de sua prática, interagiram com as transformações que permeavam a cidade, constituída de sistemas de símbolos que articulam significados os quais são construídos dentro de um grupo-tempo-espaço, estabelecendo outros sentidos para a ciranda. |
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As re-elaborações da ciranda na cidade: dança de roda, dança da moda.Re-elaborations of ciranda in the city: circle dance, fashion dance.Ciranda - PernambucoDança de rodaPernambuco - roda de cirandaCultura popular - cirandaCirandeiros - Recife - PERound dancePernambuco - ciranda circlePopular culture - cirandaHistória.CulturaO presente trabalho visa discutir as transformações que permearam a roda de ciranda em Pernambuco, entendida enquanto canto e dança, a partir do processo de urbanização da Região Metropolitana do Recife, no período de 1960 a 1970. Analisaremos de que forma as transformações urbanas e industriais que atravessavam a cidade, interferiram na composição da ciranda, sobretudo a partir da década de 70, quando a manifestação começou a se popularizar entre a classe média. Pretendemos compreender como os cirandeiros, sujeitos sociais no fazer-se e refazer-se de sua prática, interagiram com as transformações que permeavam a cidade, constituída de sistemas de símbolos que articulam significados os quais são construídos dentro de um grupo-tempo-espaço, estabelecendo outros sentidos para a ciranda.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-07-26T23:07:03Z2024-07-262024-07-26T23:07:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36885FRANÇA, Déborah G. Callender. As re-elaborações da ciranda na cidade: dança de roda, dança da moda. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: Cidade, Cultura e Sensibilidades. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36885porFRANÇA, Déborah G. Callender.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-26T23:07:27Zoai:localhost:riufcg/36885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-26T23:07:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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