As re-elaborações da ciranda na cidade: dança de roda, dança da moda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Déborah G. Callender.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36885
Resumo: O presente trabalho visa discutir as transformações que permearam a roda de ciranda em Pernambuco, entendida enquanto canto e dança, a partir do processo de urbanização da Região Metropolitana do Recife, no período de 1960 a 1970. Analisaremos de que forma as transformações urbanas e industriais que atravessavam a cidade, interferiram na composição da ciranda, sobretudo a partir da década de 70, quando a manifestação começou a se popularizar entre a classe média. Pretendemos compreender como os cirandeiros, sujeitos sociais no fazer-se e refazer-se de sua prática, interagiram com as transformações que permeavam a cidade, constituída de sistemas de símbolos que articulam significados os quais são construídos dentro de um grupo-tempo-espaço, estabelecendo outros sentidos para a ciranda.
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