Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Maria Izabel Brito.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034
Resumo: A presente investigação tem como foco a análise do desenvolvimento da escrita por alunos da Educação de Jovens e Adul tos (EJA), modalidade de ensino que se configura por apre sentar as etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasile ira. Os alunos envolvidos nessa modalidade, por alguns motivos não conseguiram frequentar a escola na idade adequada, que compreende os anos da educação básica, e isto lhes confere sérias dificuldades de participação social pelos u sos da linguagem. Com bas e nisso , a presente pesquisa tem c omo objetivo principal analisar e descrever os usos sociais de apropriação da escrita de alunos de tal segmento de ensino à luz da abordagem interacionista. A pesquisa é qualitativa, aplicada e de cunho etnográfico. Os sujeitos são alunos dos 1º e 2º segmentos da EJA de uma escola pública do município de Cachoeira dos Índios (PB). O arcabouço teórico que embasa tal pesquisa são os estudos de Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s/d) d), Ferreiro e Teber osky (1999), Bron ckart (1999), Soares (2013) e Marcuschi (2008), dentre outros, que atualmente têm trazido grandes contribuições no campo do ensino e a prendizagem da escrita enquanto prática social. Pretende u se com tal investigação a geração de políticas públicas de enfre ntamento às dificuldades de aquisição e apropriação da escrita a aprendizes desta modalidade de ensino em nível municipal, regional e até nacional.
id UFCG_1f3af7882a45950655b4fb799ea6aa22
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6034
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.Social uses of writing by students in EJA classes in the municipality of Cachoeira dos Índios-PB: a didactic-pedagogical proposal.Educação de Jovens e Adultos - EJAEscrita - desenvolvimentoAbordagem interacionistaYouth and Adult Education - EJAWriting - DevelopmentInteractionist approachEducação.A presente investigação tem como foco a análise do desenvolvimento da escrita por alunos da Educação de Jovens e Adul tos (EJA), modalidade de ensino que se configura por apre sentar as etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasile ira. Os alunos envolvidos nessa modalidade, por alguns motivos não conseguiram frequentar a escola na idade adequada, que compreende os anos da educação básica, e isto lhes confere sérias dificuldades de participação social pelos u sos da linguagem. Com bas e nisso , a presente pesquisa tem c omo objetivo principal analisar e descrever os usos sociais de apropriação da escrita de alunos de tal segmento de ensino à luz da abordagem interacionista. A pesquisa é qualitativa, aplicada e de cunho etnográfico. Os sujeitos são alunos dos 1º e 2º segmentos da EJA de uma escola pública do município de Cachoeira dos Índios (PB). O arcabouço teórico que embasa tal pesquisa são os estudos de Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s/d) d), Ferreiro e Teber osky (1999), Bron ckart (1999), Soares (2013) e Marcuschi (2008), dentre outros, que atualmente têm trazido grandes contribuições no campo do ensino e a prendizagem da escrita enquanto prática social. Pretende u se com tal investigação a geração de políticas públicas de enfre ntamento às dificuldades de aquisição e apropriação da escrita a aprendizes desta modalidade de ensino em nível municipal, regional e até nacional.The present research focuses on the appropriation and development of writing by students of Youth and Adult Education (EJA), a teaching modality that is configured to present the stages of primary and secondary education of the Brazilian public school network. The stu dents involved in this modality, for some reasons, were not able to attend school at the appropriate age, which comprises the years of basic education, and this gives them serious difficulties of social participation by the uses of language. Based on this, the main objective of this research is to analyze and describe the acquisition and appropriation of the writing system of students of this segment of education in the light of the interactionist approach. The research is qualitative, applied and ethnograp hic. The subjects are students of the 1st and 2nd EJA segments of a public school in the city of Cachoeira dos Índios (PB). The theoretical framework that bases this research are the studies of Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s / d), Ferreiro and T eberosky (1999), Bronckart (1999), Soares (2013) and Marcuschi among others, who have now a days made great contributions in the field of teaching and learning of writing as a social practice. The purpose of such research was to generate public policies to deal with the difficulties of acquisition and appropriation of writing for apprentices of this type of teaching at municipal, regional and even national level.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208SOUSA, José Wanderley Alves de.PEREIRA, Hérica Paiva.MOREIRA, Maria Izabel Brito.2018-03-162019-08-20T16:29:26Z2019-08-202019-08-20T16:29:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034MOREIRA, Maria Izabel Brito. Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios - PB: uma proposta didático - pedagógica. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-11-09T13:36:29Zoai:localhost:riufcg/6034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-11-09T13:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
Social uses of writing by students in EJA classes in the municipality of Cachoeira dos Índios-PB: a didactic-pedagogical proposal.
title Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
spellingShingle Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
MOREIRA, Maria Izabel Brito.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Escrita - desenvolvimento
Abordagem interacionista
Youth and Adult Education - EJA
Writing - Development
Interactionist approach
Educação.
title_short Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
title_full Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
title_fullStr Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
title_full_unstemmed Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
title_sort Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios-PB: uma proposta de intervenção didático - pedagógica.
author MOREIRA, Maria Izabel Brito.
author_facet MOREIRA, Maria Izabel Brito.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
OLIVEIRA, R. M. L.
http://lattes.cnpq.br/6107356708140208
SOUSA, José Wanderley Alves de.
PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOREIRA, Maria Izabel Brito.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos - EJA
Escrita - desenvolvimento
Abordagem interacionista
Youth and Adult Education - EJA
Writing - Development
Interactionist approach
Educação.
topic Educação de Jovens e Adultos - EJA
Escrita - desenvolvimento
Abordagem interacionista
Youth and Adult Education - EJA
Writing - Development
Interactionist approach
Educação.
description A presente investigação tem como foco a análise do desenvolvimento da escrita por alunos da Educação de Jovens e Adul tos (EJA), modalidade de ensino que se configura por apre sentar as etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasile ira. Os alunos envolvidos nessa modalidade, por alguns motivos não conseguiram frequentar a escola na idade adequada, que compreende os anos da educação básica, e isto lhes confere sérias dificuldades de participação social pelos u sos da linguagem. Com bas e nisso , a presente pesquisa tem c omo objetivo principal analisar e descrever os usos sociais de apropriação da escrita de alunos de tal segmento de ensino à luz da abordagem interacionista. A pesquisa é qualitativa, aplicada e de cunho etnográfico. Os sujeitos são alunos dos 1º e 2º segmentos da EJA de uma escola pública do município de Cachoeira dos Índios (PB). O arcabouço teórico que embasa tal pesquisa são os estudos de Antunes (2003), Oliveira (2010), Rocha (s/d) d), Ferreiro e Teber osky (1999), Bron ckart (1999), Soares (2013) e Marcuschi (2008), dentre outros, que atualmente têm trazido grandes contribuições no campo do ensino e a prendizagem da escrita enquanto prática social. Pretende u se com tal investigação a geração de políticas públicas de enfre ntamento às dificuldades de aquisição e apropriação da escrita a aprendizes desta modalidade de ensino em nível municipal, regional e até nacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-16
2019-08-20T16:29:26Z
2019-08-20
2019-08-20T16:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034
MOREIRA, Maria Izabel Brito. Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios - PB: uma proposta didático - pedagógica. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6034
identifier_str_mv MOREIRA, Maria Izabel Brito. Usos sociais da escrita por alunos de turmas da EJA no município de Cachoeira dos Índios - PB: uma proposta didático - pedagógica. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387724279808