Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: LUIZ, Janailson Macêdo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
Resumo: O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas.
id UFCG_206f8b412783c48d92ba245f1351a8ab
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36534
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.Black and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book.Livro didático de HistóriaNegro no livro didáticoRepresentação iconográfica - negros - livro de HistóriaRepresentações d enegros - livros didáticosHistory textbookBlack in the textbookIconographic representation - black people - History bookRepresentations of black people - textbooksHistória.O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-08T21:21:39Z2024-07-082024-07-08T21:21:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534porSOUZA, Maria Lindaci Gomes de.LUIZ, Janailson Macêdo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-08T21:22:15Zoai:localhost:riufcg/36534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-08T21:22:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
Black and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book.
title Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
spellingShingle Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
Livro didático de História
Negro no livro didático
Representação iconográfica - negros - livro de História
Representações d enegros - livros didáticos
History textbook
Black in the textbook
Iconographic representation - black people - History book
Representations of black people - textbooks
História.
title_short Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
title_full Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
title_fullStr Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
title_full_unstemmed Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
title_sort Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
author SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
author_facet SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
LUIZ, Janailson Macêdo.
author_role author
author2 LUIZ, Janailson Macêdo.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
LUIZ, Janailson Macêdo.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático de História
Negro no livro didático
Representação iconográfica - negros - livro de História
Representações d enegros - livros didáticos
History textbook
Black in the textbook
Iconographic representation - black people - History book
Representations of black people - textbooks
História.
topic Livro didático de História
Negro no livro didático
Representação iconográfica - negros - livro de História
Representações d enegros - livros didáticos
History textbook
Black in the textbook
Iconographic representation - black people - History book
Representations of black people - textbooks
História.
description O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-08T21:21:39Z
2024-07-08
2024-07-08T21:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
identifier_str_mv SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628017004544