Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27142 |
Resumo: | Este artigo pretende ampliar o debate sobre o homeschooling, conhecido como educação domiciliar, no Brasil, apresentando o seu contexto no mundo, detalhando os motivos e razões que determinam a falta de regulamentação deste no Brasil, relacionando-os à realidade social-jurídica do país, mas principalmente o moroso percurso nacional para a normatização, além dos possíveis impactos caso isso ocorra no país. Dando ênfase na contrariedade entre a cessão de garantias constitucionais de educação e liberdade, pois não é permitido aos pais o gerenciamento da educação dos filhos sem ser de forma compulsória por meio de matrícula obrigatória em instituição de ensino aprovada pelo Estado. O principal objetivo do presente trabalho é informar sobre o ensino domiciliar e sua constituição, além de esclarecer o grande embate judicial causado pela divergência entre os ordenamentos normativos, buscando retirar os preconceitos, especulações sobre o tema devido ao escasso conhecimento sobre essa modalidade. Como metodologia, primeiramente, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, pois analisa o homeschooling e seus desdobramentos no mundo, detalhando os motivos e razões que determinam a falta de regulamentação deste no Brasil, relacionando-os à realidade social-jurídica do país. Outrossim, quanto ao procedimento técnico, adotou-se a pesquisa teórico-bibliográfica, sendo desenvolvida a partir da análise, leitura e estudos de livros e textos científicos de pesquisadores que estudaram direta ou indiretamente o tema objeto da pesquisa. |
id |
UFCG_20ebc6acb9a6ca6ae775199af5bd51f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27142 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação.Homeschooling in Brazil: Pathways and impacts for its regulation.Educação domiciliarPoder familiarDireito à educaçãoSistema escolarHome educationFamily powerRight to educationSchool systemDireitoEste artigo pretende ampliar o debate sobre o homeschooling, conhecido como educação domiciliar, no Brasil, apresentando o seu contexto no mundo, detalhando os motivos e razões que determinam a falta de regulamentação deste no Brasil, relacionando-os à realidade social-jurídica do país, mas principalmente o moroso percurso nacional para a normatização, além dos possíveis impactos caso isso ocorra no país. Dando ênfase na contrariedade entre a cessão de garantias constitucionais de educação e liberdade, pois não é permitido aos pais o gerenciamento da educação dos filhos sem ser de forma compulsória por meio de matrícula obrigatória em instituição de ensino aprovada pelo Estado. O principal objetivo do presente trabalho é informar sobre o ensino domiciliar e sua constituição, além de esclarecer o grande embate judicial causado pela divergência entre os ordenamentos normativos, buscando retirar os preconceitos, especulações sobre o tema devido ao escasso conhecimento sobre essa modalidade. Como metodologia, primeiramente, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, pois analisa o homeschooling e seus desdobramentos no mundo, detalhando os motivos e razões que determinam a falta de regulamentação deste no Brasil, relacionando-os à realidade social-jurídica do país. Outrossim, quanto ao procedimento técnico, adotou-se a pesquisa teórico-bibliográfica, sendo desenvolvida a partir da análise, leitura e estudos de livros e textos científicos de pesquisadores que estudaram direta ou indiretamente o tema objeto da pesquisa.This article intends to expand the debate on homeschooling, known as homeschooling, in Brazil, presenting its context in the world, detailing the reasons and reasons that determine the lack of regulation of this in Brazil, relating them to the social-juridical reality of the country, but mainly the lengthy national path towards standardization, in addition to the possible impacts if this occurs in the country. Emphasizing the contradiction between the transfer of constitutional guarantees of education and freedom, since parents are not allowed to manage their children's education without being compulsorily through compulsory enrollment in an educational institution approved by the State. The main objective of the present work is to inform about home education and its constitution, in addition to clarifying the great judicial clash caused by the divergence between the normative orders, seeking to remove prejudices, speculations on the subject due to the lack of knowledge about this modality. As a methodology, first, the research can be classified as exploratory, as it analyzes homeschooling and its developments in the world, detailing the reasons and reasons that determine the lack of regulation of this in Brazil, relating them to the social and legal reality of the country. Furthermore, as for the technical procedure, theoretical-bibliographic research was adopted, being developed from the analysis, reading and studies of books and scientific texts by researchers who directly or indirectly studied the subject object of the research.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSOUSA, Luiza Catarina Sobreira de.SOUZA, L. C. S.http://lattes.cnpq.br/8942978468986842LEAL, Marilia Daniella Freitas Oliveira.LEAL, M. D. F. O.OLIVEIRA, Janeson Vidal de.OLIVEIRA, J. V.CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra.2022-08-242022-09-13T18:39:59Z2022-09-132022-09-13T18:39:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27142CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação, 2022. 31 fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T18:39:59Zoai:localhost:riufcg/27142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T18:39:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. Homeschooling in Brazil: Pathways and impacts for its regulation. |
title |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. |
spellingShingle |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. Educação domiciliar Poder familiar Direito à educação Sistema escolar Home education Family power Right to education School system Direito |
title_short |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. |
title_full |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. |
title_fullStr |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. |
title_full_unstemmed |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. |
title_sort |
Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação. |
author |
CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. |
author_facet |
CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Luiza Catarina Sobreira de. SOUZA, L. C. S. http://lattes.cnpq.br/8942978468986842 LEAL, Marilia Daniella Freitas Oliveira. LEAL, M. D. F. O. OLIVEIRA, Janeson Vidal de. OLIVEIRA, J. V. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação domiciliar Poder familiar Direito à educação Sistema escolar Home education Family power Right to education School system Direito |
topic |
Educação domiciliar Poder familiar Direito à educação Sistema escolar Home education Family power Right to education School system Direito |
description |
Este artigo pretende ampliar o debate sobre o homeschooling, conhecido como educação domiciliar, no Brasil, apresentando o seu contexto no mundo, detalhando os motivos e razões que determinam a falta de regulamentação deste no Brasil, relacionando-os à realidade social-jurídica do país, mas principalmente o moroso percurso nacional para a normatização, além dos possíveis impactos caso isso ocorra no país. Dando ênfase na contrariedade entre a cessão de garantias constitucionais de educação e liberdade, pois não é permitido aos pais o gerenciamento da educação dos filhos sem ser de forma compulsória por meio de matrícula obrigatória em instituição de ensino aprovada pelo Estado. O principal objetivo do presente trabalho é informar sobre o ensino domiciliar e sua constituição, além de esclarecer o grande embate judicial causado pela divergência entre os ordenamentos normativos, buscando retirar os preconceitos, especulações sobre o tema devido ao escasso conhecimento sobre essa modalidade. Como metodologia, primeiramente, a pesquisa pode ser classificada como exploratória, pois analisa o homeschooling e seus desdobramentos no mundo, detalhando os motivos e razões que determinam a falta de regulamentação deste no Brasil, relacionando-os à realidade social-jurídica do país. Outrossim, quanto ao procedimento técnico, adotou-se a pesquisa teórico-bibliográfica, sendo desenvolvida a partir da análise, leitura e estudos de livros e textos científicos de pesquisadores que estudaram direta ou indiretamente o tema objeto da pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 2022-09-13T18:39:59Z 2022-09-13 2022-09-13T18:39:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27142 CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação, 2022. 31 fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27142 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTI, Bárbara Dias Bezerra. Homeschooling no Brasil: Percursos e impactos para a sua regulamentação, 2022. 31 fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744554953277440 |