Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Janaina Alves de Souza.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020
Resumo: O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade do ensino e o preparo da escola e dos profissionais para a inclusão de crianças portadoras de necessidade educativas especiais na Escola Estadual André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodologia, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização de nove questionários direcionados aos professores, também foram realizadas observações das aulas e análises da estrutura física da escola. Concluímos que, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, neste caso a falta de professores capacitados e de estrutura física adequada para receber os alunos portadores de deficiências. A integração das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais no ensino regular é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno dito normal, quando existem profissionais capacitados e uma estrutura física adequada para incluí-los no ensino regular.
id UFCG_22419e2d70128e6fe9c5b2509cdaec42
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11020
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.School inclusion of children with special educational needs in a public school in the city of Cuité - PB.Inclusión escolar de niños con necesidades educativas especiales en una escuela pública de la ciudad de Cuité - PB.Escola PúblicaInclusão EscolarEducação EspecialPublic SchoolSchool InclusionSpecial EducationEscuela PúblicaEducación EspecialCiências BiológicasO motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade do ensino e o preparo da escola e dos profissionais para a inclusão de crianças portadoras de necessidade educativas especiais na Escola Estadual André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodologia, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização de nove questionários direcionados aos professores, também foram realizadas observações das aulas e análises da estrutura física da escola. Concluímos que, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, neste caso a falta de professores capacitados e de estrutura física adequada para receber os alunos portadores de deficiências. A integração das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais no ensino regular é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno dito normal, quando existem profissionais capacitados e uma estrutura física adequada para incluí-los no ensino regular.The reason that supports the struggle for inclusion as a new perspective for people with disabilities is undoubtedly the quality of teaching in public and private schools, so that they become able to meet the needs of each of its students, and according to their specificities, without falling into the webs of special education and the practical exclusion. Thus, the aim of this study was to analyze the quality of teaching and the preparation of the school and the professionals for the inclusion of children with special educational needs in the State School André Vidal de Negreiros Cuité - PB. As methodology, we conducted a literature search and field conditions using nine questionnaires addressed to teachers, was also observed classes and analysis of the physical structure of the school. We conclude that inclusive education is not a quick process, automatic, yes it is a challenge to be faced due to various reasons, in this case the lack of trained teachers and adequate physical infrastructure to receive students with disabilities. The integration of people with special educational needs in mainstream education is beneficial, both for the disabled, and for the student called normal when there are trained professionals and adequate physical infrastructure to include them in mainstream education.La razón que sustenta la lucha por la inclusión como una nueva perspectiva para las personas con discapacidad es, sin duda, la calidad de la educación en las escuelas públicas y privadas, para que sean capaces de responder a las necesidades de cada uno de sus alumnos, de acuerdo a sus especificidades, sin caer en las redes de la educación especial y sus modalidades de exclusión. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue analizar la calidad de la enseñanza y la preparación de la escuela y los profesionales para la inclusión de niños con necesidades educativas especiales en la Escuela Estatal André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodología se realizó una investigación bibliográfica y de campo utilizando nueve cuestionarios dirigidos a los docentes, también se realizaron observaciones de las clases y análisis de la estructura física de la escuela. Concluimos que la inclusión escolar no es un proceso rápido y automático, es un desafío a ser enfrentado por varias razones, en este caso la falta de docentes capacitados y de estructura física adecuada para recibir a los estudiantes con discapacidad. La integración de las personas con necesidades educativas especiales en la educación regular es beneficiosa, tanto para la persona con discapacidad como para el llamado estudiante normal, cuando se cuenta con profesionales capacitados y una estructura física adecuada para incluirlos en la educación regular.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGXAVIER NETO, Lauro Pires.XAVIER NETO, L. P.http://lattes.cnpq.br/4490301988734961LOPES, Marcus José Conceição.SODRÉ NETO, Luis.SILVA, Flávia Carolina Lins da.SILVA, Janaina Alves de Souza.20122020-01-17T15:28:58Z2020-01-172020-01-17T15:28:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020SILVA, Janaina Alves de Souza. Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB. 2012. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-22T19:02:53Zoai:localhost:riufcg/11020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-22T19:02:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
School inclusion of children with special educational needs in a public school in the city of Cuité - PB.
Inclusión escolar de niños con necesidades educativas especiales en una escuela pública de la ciudad de Cuité - PB.
title Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
spellingShingle Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
SILVA, Janaina Alves de Souza.
Escola Pública
Inclusão Escolar
Educação Especial
Public School
School Inclusion
Special Education
Escuela Pública
Educación Especial
Ciências Biológicas
title_short Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
title_full Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
title_fullStr Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
title_full_unstemmed Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
title_sort Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB.
author SILVA, Janaina Alves de Souza.
author_facet SILVA, Janaina Alves de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv XAVIER NETO, Lauro Pires.
XAVIER NETO, L. P.
http://lattes.cnpq.br/4490301988734961
LOPES, Marcus José Conceição.
SODRÉ NETO, Luis.
SILVA, Flávia Carolina Lins da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Janaina Alves de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública
Inclusão Escolar
Educação Especial
Public School
School Inclusion
Special Education
Escuela Pública
Educación Especial
Ciências Biológicas
topic Escola Pública
Inclusão Escolar
Educação Especial
Public School
School Inclusion
Special Education
Escuela Pública
Educación Especial
Ciências Biológicas
description O motivo que sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da educação especial e suas modalidades de exclusão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade do ensino e o preparo da escola e dos profissionais para a inclusão de crianças portadoras de necessidade educativas especiais na Escola Estadual André Vidal de Negreiros Cuité-PB. Como metodologia, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo com a utilização de nove questionários direcionados aos professores, também foram realizadas observações das aulas e análises da estrutura física da escola. Concluímos que, a inclusão escolar não é um processo rápido, automático, é sim um desafio a ser enfrentado devido a vários motivos, neste caso a falta de professores capacitados e de estrutura física adequada para receber os alunos portadores de deficiências. A integração das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais no ensino regular é benéfica, tanto para o portador de deficiência, quanto para o aluno dito normal, quando existem profissionais capacitados e uma estrutura física adequada para incluí-los no ensino regular.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-01-17T15:28:58Z
2020-01-17
2020-01-17T15:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020
SILVA, Janaina Alves de Souza. Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB. 2012. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11020
identifier_str_mv SILVA, Janaina Alves de Souza. Inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades educativas especiais em escola pública no município de Cuité - PB. 2012. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744429363232768