As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Maria Suelânia Crispim de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6616
Resumo: Este estudo trata-se de uma pesquisa cuja problemática principal encontra-se centrada nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi de compreender quais Tendências Pedagógicas influenciam as Práticas Pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, do município de Cachoeira dos Índios-PB. E como objetivos específicos Identificar as Tendências Pedagógicas que influenciam no planejamento e na organização das Práticas Pedagógicas; Discutir como as Tendências Pedagógicas influenciam no processo de aprendizagem dos alunos e Refletir sobre a importância da interação e mediação no processo de ensino e aprendizagem, a partir das Tendências Pedagógicas que influenciam os professores em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição escolar pública A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). A coleta dos dados se deu a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) professores que lecionam nos Anos Iniciais. O resultado da pesquisa apontou que os professores entrevistados demonstram desconhecer as Tendências Pedagógicas que influenciam suas Práticas Pedagógicas. Porém, ao analisar as falas dos professores foram identificadas que suas Práticas Pedagógicas sofrem influências das Tendências Liberais: Tradicional, Renovada Progressivista, Tecnicista e as Tendências Progressistas: Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos, de acordo com Libâneo (1995). Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que os conhecimentos sobre as Tendências Pedagógicas sejam reforçados nos cursos de licenciatura como na formação continuada, de forma que as ações pedagógicas sejam refletidas conscientemente pelos professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, sob a intencionalidade no ato de planejar como também de organizar suas Práticas Pedagógicas em sala de aula.
id UFCG_22958f0e8069c70dd7c7746cb9d680e4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6616
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Pedagogical Trends that guide teachers' practices in the Early Years of Elementary School.Práticas pedagógicasEnsino fundamental - anos iniciaisTendências pedagógicasPedagogical practicesElementary School - Early YearsPedagogical TrendsEducação.Este estudo trata-se de uma pesquisa cuja problemática principal encontra-se centrada nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi de compreender quais Tendências Pedagógicas influenciam as Práticas Pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, do município de Cachoeira dos Índios-PB. E como objetivos específicos Identificar as Tendências Pedagógicas que influenciam no planejamento e na organização das Práticas Pedagógicas; Discutir como as Tendências Pedagógicas influenciam no processo de aprendizagem dos alunos e Refletir sobre a importância da interação e mediação no processo de ensino e aprendizagem, a partir das Tendências Pedagógicas que influenciam os professores em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição escolar pública A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). A coleta dos dados se deu a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) professores que lecionam nos Anos Iniciais. O resultado da pesquisa apontou que os professores entrevistados demonstram desconhecer as Tendências Pedagógicas que influenciam suas Práticas Pedagógicas. Porém, ao analisar as falas dos professores foram identificadas que suas Práticas Pedagógicas sofrem influências das Tendências Liberais: Tradicional, Renovada Progressivista, Tecnicista e as Tendências Progressistas: Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos, de acordo com Libâneo (1995). Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que os conhecimentos sobre as Tendências Pedagógicas sejam reforçados nos cursos de licenciatura como na formação continuada, de forma que as ações pedagógicas sejam refletidas conscientemente pelos professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, sob a intencionalidade no ato de planejar como também de organizar suas Práticas Pedagógicas em sala de aula.This study deals with a research whose main problem is centered in the Pedagogical Practices developed by teachers in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School. Therefore, the general objective of this research was to comprehend which Pedagogical Trends influence the Pedagogical Practices of the teachers of the initial years of the Elementary School of a Public School, of the city of Cachoeira dos Índios-PB. And as specific objectives identify the Pedagogical Trends that influence in the planning and the organization of the Pedagogical Practices; discuss how Pedagogical Trends influence the learning process of students and reflect on the importance of interaction and mediation in the teaching and learning process, from the Pedagogical Trends that influence teachers in the classroom. For this purpose a field research was carried out in a public school. The research was developed from a qualitative approach (MINAYO, 2001). The data collection was based on the application of a semistructured interview with four (4) teachers who teach in the early years of elementary education. The research results showed that the interviewed teachers demonstrate that they do not know the Pedagogical Trends that influence their Pedagogical Practices. However, when analyzing teachers' statements, their pedagogical practices were influenced by Liberal Trends: Traditional, Renewed Progressivist, Technician, and Progressive Trends: Liberating and Critical-Social Content, according to Libâneo (1995). In view of the results presented, it is essential that knowledge about Pedagogical Trends be reinforced in undergraduate courses and in continuing education, so that pedagogical actions are consciously reflected by the teachers of the early years of Elementary Education, under the intentionality in the act to plan as well as to organize their Pedagogical Practices in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti .GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577PIRES, Aparecida Carneiro.SOARES, Luisa de Marillac Ramos.BRITO, Maria Suelânia Crispim de.2019-06-192019-09-03T17:03:54Z2019-09-032019-09-03T17:03:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6616OLIVEIRA, Maria Suelânia Crispim de. As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:34:19Zoai:localhost:riufcg/6616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:34:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Pedagogical Trends that guide teachers' practices in the Early Years of Elementary School.
title As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
spellingShingle As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
BRITO, Maria Suelânia Crispim de.
Práticas pedagógicas
Ensino fundamental - anos iniciais
Tendências pedagógicas
Pedagogical practices
Elementary School - Early Years
Pedagogical Trends
Educação.
title_short As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_full As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_fullStr As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_full_unstemmed As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
title_sort As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
author BRITO, Maria Suelânia Crispim de.
author_facet BRITO, Maria Suelânia Crispim de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti .
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
PIRES, Aparecida Carneiro.
SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Maria Suelânia Crispim de.
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Ensino fundamental - anos iniciais
Tendências pedagógicas
Pedagogical practices
Elementary School - Early Years
Pedagogical Trends
Educação.
topic Práticas pedagógicas
Ensino fundamental - anos iniciais
Tendências pedagógicas
Pedagogical practices
Elementary School - Early Years
Pedagogical Trends
Educação.
description Este estudo trata-se de uma pesquisa cuja problemática principal encontra-se centrada nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi de compreender quais Tendências Pedagógicas influenciam as Práticas Pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, do município de Cachoeira dos Índios-PB. E como objetivos específicos Identificar as Tendências Pedagógicas que influenciam no planejamento e na organização das Práticas Pedagógicas; Discutir como as Tendências Pedagógicas influenciam no processo de aprendizagem dos alunos e Refletir sobre a importância da interação e mediação no processo de ensino e aprendizagem, a partir das Tendências Pedagógicas que influenciam os professores em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição escolar pública A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). A coleta dos dados se deu a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) professores que lecionam nos Anos Iniciais. O resultado da pesquisa apontou que os professores entrevistados demonstram desconhecer as Tendências Pedagógicas que influenciam suas Práticas Pedagógicas. Porém, ao analisar as falas dos professores foram identificadas que suas Práticas Pedagógicas sofrem influências das Tendências Liberais: Tradicional, Renovada Progressivista, Tecnicista e as Tendências Progressistas: Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos, de acordo com Libâneo (1995). Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que os conhecimentos sobre as Tendências Pedagógicas sejam reforçados nos cursos de licenciatura como na formação continuada, de forma que as ações pedagógicas sejam refletidas conscientemente pelos professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, sob a intencionalidade no ato de planejar como também de organizar suas Práticas Pedagógicas em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
2019-09-03T17:03:54Z
2019-09-03
2019-09-03T17:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6616
OLIVEIRA, Maria Suelânia Crispim de. As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6616
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Suelânia Crispim de. As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391699431424