A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Germano Pereira.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
Resumo: Este trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a ameaça dos produtos substitutos.
id UFCG_23a0408b2579c1d176bc6df58e8463af
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5398
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.The perception of competition: a study in the auto parts retail sector of Campina Grande.Estratégia competitivaConcorrênciaAmbiente competitivoSetor de autopeçasCompetitive strategyCompetitionCompetitive environmentSector of automotive partsAdministraçãoEste trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a ameaça dos produtos substitutos.This research essentially aimed to speculate about the competitive structure of the retailer sector related to automotive parts in Campina Grande in the manager’s perception. To achieve this main objective, three specific objectives were necessary to follow: first, to identify the competitive strategies used by the companies; second, to know the competitive forces involved in the sector; and third, to recognize the predominant forces in the sector. In relation to the methodology, we classify it as explanatory and descriptive, whose sample was the retailer commerce of automotive parts for light vehicles in Campina Grande. Among 15 companies concerned in the research, we received responses from 13 of them. Through a questionnaire, we asked the managers about their perception of the competitive forces acting in the sector, and we concluded that the most important ones are: the rivalry between the companies, the clients’ power in trade and the menace of the replaceable products.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891SOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666ARAÚJO, Germano Pereira.20082019-08-03T03:12:46Z20082019-08-03T03:12:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398ARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T13:56:41Zoai:localhost:riufcg/5398Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T13:56:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
The perception of competition: a study in the auto parts retail sector of Campina Grande.
title A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
spellingShingle A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
ARAÚJO, Germano Pereira.
Estratégia competitiva
Concorrência
Ambiente competitivo
Setor de autopeças
Competitive strategy
Competition
Competitive environment
Sector of automotive parts
Administração
title_short A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
title_full A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
title_fullStr A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
title_full_unstemmed A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
title_sort A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
author ARAÚJO, Germano Pereira.
author_facet ARAÚJO, Germano Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREITAS, Lúcia Santana de.
FREITAS, L. S.
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348
CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
CÂNDIDO, G. A.
http://lattes.cnpq.br/2771934125977891
SOUSA, Darcon.
SOUSA, D.
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Germano Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia competitiva
Concorrência
Ambiente competitivo
Setor de autopeças
Competitive strategy
Competition
Competitive environment
Sector of automotive parts
Administração
topic Estratégia competitiva
Concorrência
Ambiente competitivo
Setor de autopeças
Competitive strategy
Competition
Competitive environment
Sector of automotive parts
Administração
description Este trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a ameaça dos produtos substitutos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2019-08-03T03:12:46Z
2019-08-03T03:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
ARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
identifier_str_mv ARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383697747968