Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20823
Resumo: A Economia Solidária fabrica, adquiri, e comercializa mercadorias de maneira que essa produção aconteça de forma coletiva entre todos os atuantes permitindo a participação ativa e proporcionando oportunidade de trabalho e renda envolvendo a dimensão social, econômica e política. Este estudo visou conhecer práticas de Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cuité-PB, e ações envolvendo Economia Solidária. Participaram desse estudo a docente e vinte alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Montenegro escola pública do Município de Cuité- PB. Primeiramente, a entrevista foi realizada na escola, em um espaço disponibilizado pela direção, antes ou após o horário das aulas. Foram desenvolvidas as atividades e as oficinas em três momentos, primeiro momento a customização de sandálias, no segundo momento a o fi c in a de pintura em voai, no terceiro momento a exposição das atividades. Logo após a realização das oficinas, tivemos uma roda de conversa para discutirmos os pontos positivos e negativos do nosso trabalho. A partir deste contexto pode-se obter informações que contribuíram para a pesquisa realizada, com considerações e reflexões importantes quanto aos questionamentos e objetivo da pesquisa, tais experiências se apresentam como alternativa de ampliação das possibilidades de novas oportunidades de geração de trabalho e renda, visando uma perspectiva futura de vida, que pode surgir como ações de estímulos à criação de empreendimentos solidários ou associações. Através do conhecimento de coleta de dados apresentando o que foi coletado e os resultados alcançados.
id UFCG_26b8656d1693dac7b5c40b1a318d925c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/20823
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.Solidarity economy practices with an EJA class from the Celina de Montenegro school in the municipality of Cuité - PB.Prácticas de economía solidaria con una clase de EJA de la escuela Celina de Montenegro en el municipio de Cuité - PB.Economia solidáriaPráticasEducação de jovens e adultosPráticas educativasSolidarity economyYouth and adult educationPracticesEducational practicesEducación de jóvenes y adultosPracticasPrácticas educativasEducação de AdultosA Economia Solidária fabrica, adquiri, e comercializa mercadorias de maneira que essa produção aconteça de forma coletiva entre todos os atuantes permitindo a participação ativa e proporcionando oportunidade de trabalho e renda envolvendo a dimensão social, econômica e política. Este estudo visou conhecer práticas de Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cuité-PB, e ações envolvendo Economia Solidária. Participaram desse estudo a docente e vinte alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Montenegro escola pública do Município de Cuité- PB. Primeiramente, a entrevista foi realizada na escola, em um espaço disponibilizado pela direção, antes ou após o horário das aulas. Foram desenvolvidas as atividades e as oficinas em três momentos, primeiro momento a customização de sandálias, no segundo momento a o fi c in a de pintura em voai, no terceiro momento a exposição das atividades. Logo após a realização das oficinas, tivemos uma roda de conversa para discutirmos os pontos positivos e negativos do nosso trabalho. A partir deste contexto pode-se obter informações que contribuíram para a pesquisa realizada, com considerações e reflexões importantes quanto aos questionamentos e objetivo da pesquisa, tais experiências se apresentam como alternativa de ampliação das possibilidades de novas oportunidades de geração de trabalho e renda, visando uma perspectiva futura de vida, que pode surgir como ações de estímulos à criação de empreendimentos solidários ou associações. Através do conhecimento de coleta de dados apresentando o que foi coletado e os resultados alcançados.The Solidarity Economy manufactures, acquires and commercializes goods in a way that this production happens cotlectively among ali the actors, allowing acrive participation and providing employment and income opportunities invotving the social, economic and political dimension. This study aimed to know tbe practices of Youth and Adult Educarion in a school in the city of Cuité-PB, and actions invotving Solidary Economy. Twenty students from the Youth and Adult Education modality - EJA, from tbe Municipal Schoot of Celina de Montenegro, a public school from tbe Municipality o f Cuité -PB participated in this study. First, the interview was beld at the school, in a space provided by the principal of the school, before or after classes. The activities and workshops were developed in three moments, ftrStly the customization of sandals; then the painring workshop; and finally, the exhibition of the activities. Soon after the work:shops were held, we had a debate about positive and negative aspects o f the work we had done. From this context, we could obtain infonnation that contributed to this research. with important considerations and reflections regarding the questions and the objective of the research. Such experiences are presented as an altemative to expand the possibilities o f new opportunities for work and income generation of this group, which can arise as actions to stimulate the creation of solidarity enterprises or associations after the knowledge of data collection and the results acbieved.La Economía Solidaria fabrica, adquiere y vende bienes de tal manera que esta producción suceden colectivamente entre todos los actores, lo que permite la participación activa y Proporcionar oportunidades de trabajo e ingresos que involucren a los sectores social, económico y política. Este estudio tuvo como objetivo conocer las prácticas de Educación de Jóvenes y Adultos en una escuela del municipio de Cuité-PB, y acciones de Economía Solidaria. Participó en este estudio el docente y veinte alumnos de la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos - EJA, de la Escuela Escuela Primaria Municipal Escuela pública Celina de Montenegro en el Municipio de Cuité- PB. Primero, la entrevista se realizó en la escuela, en un espacio provisto por la dirección, antes o después del horario escolar. Se desarrollaron actividades y talleres en tres momentos, el primer momento la personalización de sandalias, el segundo momento el fi c en un de la pintura en vooi, en el tercer momento la exhibición de actividades. Justo después de la finalización del talleres, tuvimos un círculo de conversación para discutir los puntos positivos y negativos de la nuestro trabajo. A partir de este contexto, información que contribuyó a la investigación realizada, con importantes consideraciones y reflexiones sobre las preguntas y objetivo de la investigación, dichas experiencias se presentan como una alternativa para la expansión de posibilidades de nuevos empleos y oportunidades de generación de ingresos, apuntando a una perspectiva futuro de la vida, que pueden surgir como acciones para incentivar la creación de empresas solidarias o asociaciones. A través del conocimiento de la recopilación de datos que presenta lo que se recopiló y el Resultados archivados.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGGIESTA, Letícia Caporlíngua.GIESTA, L. C.http://lattes.cnpq.br/6785460495790279SANTOS, Michelle Gomes.SANTOS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645SANTOS., José Carlos Oliveira.SANTOS, J. C. O.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.20172021-08-25T14:45:21Z2021-08-252021-08-25T14:45:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20823SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante. Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB. 2017. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-20T19:15:08Zoai:localhost:riufcg/20823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-20T19:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
Solidarity economy practices with an EJA class from the Celina de Montenegro school in the municipality of Cuité - PB.
Prácticas de economía solidaria con una clase de EJA de la escuela Celina de Montenegro en el municipio de Cuité - PB.
title Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
spellingShingle Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.
Economia solidária
Práticas
Educação de jovens e adultos
Práticas educativas
Solidarity economy
Youth and adult education
Practices
Educational practices
Educación de jóvenes y adultos
Practicas
Prácticas educativas
Educação de Adultos
title_short Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
title_full Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
title_fullStr Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
title_full_unstemmed Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
title_sort Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB.
author SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.
author_facet SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GIESTA, Letícia Caporlíngua.
GIESTA, L. C.
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279
SANTOS, Michelle Gomes.
SANTOS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645
SANTOS., José Carlos Oliveira.
SANTOS, J. C. O.
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante.
dc.subject.por.fl_str_mv Economia solidária
Práticas
Educação de jovens e adultos
Práticas educativas
Solidarity economy
Youth and adult education
Practices
Educational practices
Educación de jóvenes y adultos
Practicas
Prácticas educativas
Educação de Adultos
topic Economia solidária
Práticas
Educação de jovens e adultos
Práticas educativas
Solidarity economy
Youth and adult education
Practices
Educational practices
Educación de jóvenes y adultos
Practicas
Prácticas educativas
Educação de Adultos
description A Economia Solidária fabrica, adquiri, e comercializa mercadorias de maneira que essa produção aconteça de forma coletiva entre todos os atuantes permitindo a participação ativa e proporcionando oportunidade de trabalho e renda envolvendo a dimensão social, econômica e política. Este estudo visou conhecer práticas de Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cuité-PB, e ações envolvendo Economia Solidária. Participaram desse estudo a docente e vinte alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Celina de Montenegro escola pública do Município de Cuité- PB. Primeiramente, a entrevista foi realizada na escola, em um espaço disponibilizado pela direção, antes ou após o horário das aulas. Foram desenvolvidas as atividades e as oficinas em três momentos, primeiro momento a customização de sandálias, no segundo momento a o fi c in a de pintura em voai, no terceiro momento a exposição das atividades. Logo após a realização das oficinas, tivemos uma roda de conversa para discutirmos os pontos positivos e negativos do nosso trabalho. A partir deste contexto pode-se obter informações que contribuíram para a pesquisa realizada, com considerações e reflexões importantes quanto aos questionamentos e objetivo da pesquisa, tais experiências se apresentam como alternativa de ampliação das possibilidades de novas oportunidades de geração de trabalho e renda, visando uma perspectiva futura de vida, que pode surgir como ações de estímulos à criação de empreendimentos solidários ou associações. Através do conhecimento de coleta de dados apresentando o que foi coletado e os resultados alcançados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-08-25T14:45:21Z
2021-08-25
2021-08-25T14:45:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20823
SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante. Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB. 2017. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20823
identifier_str_mv SANTIAGO, Maraiza da Silva Cavalcante. Práticas de economia solidária com uma turma de EJA da escola Celina de Montenegro do município de Cuité - PB. 2017. 39 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744506444054528