Competência organizacional nas pequenas empresas vencedoras do prêmio Sebrae.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Herika Melo de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5771
Resumo: A Gestão por Competência possui a finalidade de abranger uma nova identidade em relação ao vasto universo de mudanças que está surgindo em relação à política, às práticas e aos processos de gestão, e tem um papel significativo na medida em que contribui para a formação das pessoas e para a mudança de atitude em relação às práticas de trabalho, ou mesmo para a percepção da realidade, buscando agregar valor a organização através dos recursos existentes no seu interior. As competências quando identificadas e avaliadas proporcionam as organizações vantagem competitiva de modo sustentável. Este estudo está baseado no modelo de King et al (2002), que avaliam as competências existentes como fonte de vantagem competitiva da empresa, através de quatro aspectos: Consenso, as competências são avaliadas a partir da concordância ou não em relação à vantagem competitiva; Caráter tácito, apresenta até que ponto uma competência está fundamentada em um conhecimento que resiste a codificação e a divulgação; Robustez, reflete a sensibilidade de uma competência às mudanças no ambiente;e Fixação, a competência é identificada quanto à possibilidade de ser transferida para outra organização, pois sua mobilidade poderá ser medida entre fixo a móvel. Por ser um modelo que aborda as competências organizacionais como fonte de vantagem competitiva, optou-se por fazer um estudo de casos múltiplos, realizado com as pequenas empresas que venceram o prêmio Sebrae Revelação Empresarial na categoria indústria, no estado da Paraíba, do ano 2003 a 2006. No estudo de caso foi utilizado como instrumento de coleta de informações um formulário, aplicado junto aos proprietários de cada empresa. Os principais resultados da investigação identificam que as competências proporcionam vantagem competitiva para as pequenas empresas, devido ao equilíbrio entre os aspectos apresentados por King et al, o que vem a responder o problema de pesquisa.
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Este estudo está baseado no modelo de King et al (2002), que avaliam as competências existentes como fonte de vantagem competitiva da empresa, através de quatro aspectos: Consenso, as competências são avaliadas a partir da concordância ou não em relação à vantagem competitiva; Caráter tácito, apresenta até que ponto uma competência está fundamentada em um conhecimento que resiste a codificação e a divulgação; Robustez, reflete a sensibilidade de uma competência às mudanças no ambiente;e Fixação, a competência é identificada quanto à possibilidade de ser transferida para outra organização, pois sua mobilidade poderá ser medida entre fixo a móvel. Por ser um modelo que aborda as competências organizacionais como fonte de vantagem competitiva, optou-se por fazer um estudo de casos múltiplos, realizado com as pequenas empresas que venceram o prêmio Sebrae Revelação Empresarial na categoria indústria, no estado da Paraíba, do ano 2003 a 2006. No estudo de caso foi utilizado como instrumento de coleta de informações um formulário, aplicado junto aos proprietários de cada empresa. Os principais resultados da investigação identificam que as competências proporcionam vantagem competitiva para as pequenas empresas, devido ao equilíbrio entre os aspectos apresentados por King et al, o que vem a responder o problema de pesquisa.The management for competence has the purpose of contain only one new ID in relation to the vast universal of shifts what is appear in relation to on the policy, practices and processes of administration, and a paper significant so far as contributory for formation from the people and for shakeup of attitude in relation to practices of I work , or even for perception from reality, picking to aggregate value the organization via the resources existing in its interior. The competences when identified and appraised provides the organizations competitive advantage in order to sustainable. This study is based around model of King et al (2002), what assesses the competences existing because fountain of competitive advantage of the company, from to the four aspect: Consensus, the qualifications appraised the part from agreement or not in relation to on the competitive advantage; Character tacit, she presents to which extent a competence is based a knowledge what resistant the coding and the divulgation; Robustness, reflects the sensitivity from a ability shifts into the environment; Fix, the competence is identified as to the possibility of being transferred about to another organization , as she sweats mobility may be measure among fixed the motive. For is a model what approach the qualifications organizational I eat fountain of competitive advantage, opted - if for act a part a study of cases multiples, realized with the little companies what they won the prize Sebrae Revelation Business on category industry, into the state Paraíba, years 2003 - 2006. Into the I study of I wed was used as the means of collection of information a form applied joined owners of each company. The principal results from investigation they identify as the abilities provides competitive advantage about to the little companies , due the balance among the appearances presented for King et al , the one to comes the answer the shenanigans of seeking.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTE, Carlos Eduardo.CAVALCANTE, C. E.SANTOS, Suênya Freire do Monte.SANTOS, S. F. M.http://lattes.cnpq.br/3375677785809016CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.CÂNDIDO, G.A.http://lattes.cnpq.br/2771934125977891SOUZA, Herika Melo de.20072019-08-13T23:13:38Z2019-08-132019-08-13T23:13:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5771SOUZA, Herika Melo de. Competência organizacional nas pequenas empresas vencedoras do prêmio Sebrae. 2007. 83 f. 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