PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULINO, Paula Wêndia da Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto.
id UFCG_2743528c7500e501cc562ec2111a6a7f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12603
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.PIBID Sociologia: memories of teaching initiation and professional trajectories.Formação docenteIniciação à docênciaPIBID – Ciências SociaisConhecimento poderoso - Michael YoungMemórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSATeacher trainingInitiation to teachingPIBID - Social SciencesPowerful knowledge - Michael YoungMemórias - Degree Course in Social Sciences - CDSAEste trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto.This paper aims to highlight, through various accounts of experiences the trajectory from the process of the degree Course in Social Sciences and extracurricular projects, the assertive analogy through the concept of "powerful knowledge" of sociologist Michael Young. Of a quantitative and qualitative bibliographic nature, interviews were conducted after the reading of the work PIBID (Memoirs of initiation to teaching), which had as their purpose to emphasize which are the implications of the project in the academic and professional trajectory of the PIBID students. Knowing that the teaching of Sociology has peculiar features in terms of its reflective, critical and argumentative character, we witnessed challenges in the sense of social openness to Sociology although its transforming sense had produced positive results of the professional and personal terms. As such, we can recognize in the "powerful knowledge" the crucial characteristics that education, once added to the reality of the student, is capable of achieving variable levels of positive results. The results achieved in this work was evident in the memories taken yhe relevance of the Sociology discipline as a light for Education, as well as the transformative effects of PIBID in the formation process as a construction of the teaching identity and in the general perspectives of the project participants lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUZA, Rozenval de Almeida e.SOUZA, R. A.http://lattes.cnpq.br/2836968575468803LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.MONTEIRO, José Marciano.PAULINO, Paula Wêndia da Silva.2019-12-112020-03-17T19:29:12Z2020-03-172020-03-17T19:29:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulinohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T17:14:33Zoai:localhost:riufcg/12603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T17:14:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
PIBID Sociologia: memories of teaching initiation and professional trajectories.
title PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
spellingShingle PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
PAULINO, Paula Wêndia da Silva.
Formação docente
Iniciação à docência
PIBID – Ciências Sociais
Conhecimento poderoso - Michael Young
Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA
Teacher training
Initiation to teaching
PIBID - Social Sciences
Powerful knowledge - Michael Young
Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA
title_short PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
title_full PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
title_fullStr PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
title_full_unstemmed PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
title_sort PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
author PAULINO, Paula Wêndia da Silva.
author_facet PAULINO, Paula Wêndia da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Rozenval de Almeida e.
SOUZA, R. A.
http://lattes.cnpq.br/2836968575468803
LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULINO, Paula Wêndia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Iniciação à docência
PIBID – Ciências Sociais
Conhecimento poderoso - Michael Young
Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA
Teacher training
Initiation to teaching
PIBID - Social Sciences
Powerful knowledge - Michael Young
Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA
topic Formação docente
Iniciação à docência
PIBID – Ciências Sociais
Conhecimento poderoso - Michael Young
Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA
Teacher training
Initiation to teaching
PIBID - Social Sciences
Powerful knowledge - Michael Young
Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA
description Este trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
2020-03-17T19:29:12Z
2020-03-17
2020-03-17T19:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
identifier_str_mv PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744441962921984