PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto. |
id |
UFCG_2743528c7500e501cc562ec2111a6a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12603 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.PIBID Sociologia: memories of teaching initiation and professional trajectories.Formação docenteIniciação à docênciaPIBID – Ciências SociaisConhecimento poderoso - Michael YoungMemórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSATeacher trainingInitiation to teachingPIBID - Social SciencesPowerful knowledge - Michael YoungMemórias - Degree Course in Social Sciences - CDSAEste trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto.This paper aims to highlight, through various accounts of experiences the trajectory from the process of the degree Course in Social Sciences and extracurricular projects, the assertive analogy through the concept of "powerful knowledge" of sociologist Michael Young. Of a quantitative and qualitative bibliographic nature, interviews were conducted after the reading of the work PIBID (Memoirs of initiation to teaching), which had as their purpose to emphasize which are the implications of the project in the academic and professional trajectory of the PIBID students. Knowing that the teaching of Sociology has peculiar features in terms of its reflective, critical and argumentative character, we witnessed challenges in the sense of social openness to Sociology although its transforming sense had produced positive results of the professional and personal terms. As such, we can recognize in the "powerful knowledge" the crucial characteristics that education, once added to the reality of the student, is capable of achieving variable levels of positive results. The results achieved in this work was evident in the memories taken yhe relevance of the Sociology discipline as a light for Education, as well as the transformative effects of PIBID in the formation process as a construction of the teaching identity and in the general perspectives of the project participants lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUZA, Rozenval de Almeida e.SOUZA, R. A.http://lattes.cnpq.br/2836968575468803LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.MONTEIRO, José Marciano.PAULINO, Paula Wêndia da Silva.2019-12-112020-03-17T19:29:12Z2020-03-172020-03-17T19:29:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulinohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-14T17:14:33Zoai:localhost:riufcg/12603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-14T17:14:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. PIBID Sociologia: memories of teaching initiation and professional trajectories. |
title |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. |
spellingShingle |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. PAULINO, Paula Wêndia da Silva. Formação docente Iniciação à docência PIBID – Ciências Sociais Conhecimento poderoso - Michael Young Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA Teacher training Initiation to teaching PIBID - Social Sciences Powerful knowledge - Michael Young Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA |
title_short |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. |
title_full |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. |
title_fullStr |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. |
title_full_unstemmed |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. |
title_sort |
PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. |
author |
PAULINO, Paula Wêndia da Silva. |
author_facet |
PAULINO, Paula Wêndia da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Rozenval de Almeida e. SOUZA, R. A. http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de. MONTEIRO, José Marciano. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULINO, Paula Wêndia da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Iniciação à docência PIBID – Ciências Sociais Conhecimento poderoso - Michael Young Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA Teacher training Initiation to teaching PIBID - Social Sciences Powerful knowledge - Michael Young Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA |
topic |
Formação docente Iniciação à docência PIBID – Ciências Sociais Conhecimento poderoso - Michael Young Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA Teacher training Initiation to teaching PIBID - Social Sciences Powerful knowledge - Michael Young Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA |
description |
Este trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 2020-03-17T19:29:12Z 2020-03-17 2020-03-17T19:29:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603 PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603 |
identifier_str_mv |
PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744441962921984 |