Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633 |
Resumo: | A Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo. |
id |
UFCG_279877d54e2c562d5ec065e907a554f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22633 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.Pedagogical innovations in School Geography: an analysis from historical sources.Ensino de GeografiaGeografia Escolar modernaInovações pedagógicas - ensino de GeografiaCultura escolarRecursos didáticos - GeografiaPrática de ensino - GeografiaMetodologias de ensino da Geografia EscolarEscola NovaGeografia modernaFontes históricas - ensino de GeografiaTeaching geographyModern school geographyPedagogical Innovations - Teaching GeographySchool cultureTeaching Resources - GeographyTeaching practice - geographyTeaching methodologies of school geographyNew schoolModern geographyHistorical Sources - Teaching GeographyGeografiaA Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo.School Geography in Brazil, since its formation, it was a discipline that aimed to disseminate patriotic nationalists values, using mnemonic practices. Starting 1920s there were changes in these practices, with the inclusion of the New School, through new methodologies that would enable students to criticality and so produce their own analyzes. In that way we aimed to analyze the importance of teaching resources in geography teaching practice. For this purpose, we discuss about these teaching resources in a historical perspective, using a temporal cut, marked by modern orientation of geography. For this reason, we have chosen as the main source the work "Practices Geographia" by Raja Gabaglia published in the 1920s and as a support material, the IBGE Magazines (1963-1969), the book ‘’Geographico Methodologia of Education’’ by Delgado de Cavarlho. In this manner, we present a discussion of school culture, and as theoretical basis we use authors as Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rock (2009); Carvalho (1925) and Gabaglia (192-). We follow a qualitative research approach of historical tenor in which we emphasize the teaching methods of school geography. Face of this research we can perceive, from teaching resources, the methodological innovations accompany the historical context they are inserted in. And the work analyzed marks a new way of teaching by means of practical class, through an active school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDIAS, Angélica Mara de Lima.DIAS, A. M. L.http://lattes.cnpq.br/7174712865881726REGO, Anizabel Costa Duarte do.20162021-12-20T12:53:39Z2021-12-202021-12-20T12:53:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T12:54:17Zoai:localhost:riufcg/22633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T12:54:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. Pedagogical innovations in School Geography: an analysis from historical sources. |
title |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. |
spellingShingle |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. REGO, Anizabel Costa Duarte do. Ensino de Geografia Geografia Escolar moderna Inovações pedagógicas - ensino de Geografia Cultura escolar Recursos didáticos - Geografia Prática de ensino - Geografia Metodologias de ensino da Geografia Escolar Escola Nova Geografia moderna Fontes históricas - ensino de Geografia Teaching geography Modern school geography Pedagogical Innovations - Teaching Geography School culture Teaching Resources - Geography Teaching practice - geography Teaching methodologies of school geography New school Modern geography Historical Sources - Teaching Geography Geografia |
title_short |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. |
title_full |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. |
title_fullStr |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. |
title_full_unstemmed |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. |
title_sort |
Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. |
author |
REGO, Anizabel Costa Duarte do. |
author_facet |
REGO, Anizabel Costa Duarte do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DIAS, Angélica Mara de Lima. DIAS, A. M. L. http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REGO, Anizabel Costa Duarte do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Geografia Escolar moderna Inovações pedagógicas - ensino de Geografia Cultura escolar Recursos didáticos - Geografia Prática de ensino - Geografia Metodologias de ensino da Geografia Escolar Escola Nova Geografia moderna Fontes históricas - ensino de Geografia Teaching geography Modern school geography Pedagogical Innovations - Teaching Geography School culture Teaching Resources - Geography Teaching practice - geography Teaching methodologies of school geography New school Modern geography Historical Sources - Teaching Geography Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Geografia Escolar moderna Inovações pedagógicas - ensino de Geografia Cultura escolar Recursos didáticos - Geografia Prática de ensino - Geografia Metodologias de ensino da Geografia Escolar Escola Nova Geografia moderna Fontes históricas - ensino de Geografia Teaching geography Modern school geography Pedagogical Innovations - Teaching Geography School culture Teaching Resources - Geography Teaching practice - geography Teaching methodologies of school geography New school Modern geography Historical Sources - Teaching Geography Geografia |
description |
A Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-12-20T12:53:39Z 2021-12-20 2021-12-20T12:53:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633 REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633 |
identifier_str_mv |
REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744519553351680 |