Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REGO, Anizabel Costa Duarte do.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
Resumo: A Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo.
id UFCG_279877d54e2c562d5ec065e907a554f3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22633
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.Pedagogical innovations in School Geography: an analysis from historical sources.Ensino de GeografiaGeografia Escolar modernaInovações pedagógicas - ensino de GeografiaCultura escolarRecursos didáticos - GeografiaPrática de ensino - GeografiaMetodologias de ensino da Geografia EscolarEscola NovaGeografia modernaFontes históricas - ensino de GeografiaTeaching geographyModern school geographyPedagogical Innovations - Teaching GeographySchool cultureTeaching Resources - GeographyTeaching practice - geographyTeaching methodologies of school geographyNew schoolModern geographyHistorical Sources - Teaching GeographyGeografiaA Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo.School Geography in Brazil, since its formation, it was a discipline that aimed to disseminate patriotic nationalists values, using mnemonic practices. Starting 1920s there were changes in these practices, with the inclusion of the New School, through new methodologies that would enable students to criticality and so produce their own analyzes. In that way we aimed to analyze the importance of teaching resources in geography teaching practice. For this purpose, we discuss about these teaching resources in a historical perspective, using a temporal cut, marked by modern orientation of geography. For this reason, we have chosen as the main source the work "Practices Geographia" by Raja Gabaglia published in the 1920s and as a support material, the IBGE Magazines (1963-1969), the book ‘’Geographico Methodologia of Education’’ by Delgado de Cavarlho. In this manner, we present a discussion of school culture, and as theoretical basis we use authors as Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rock (2009); Carvalho (1925) and Gabaglia (192-). We follow a qualitative research approach of historical tenor in which we emphasize the teaching methods of school geography. Face of this research we can perceive, from teaching resources, the methodological innovations accompany the historical context they are inserted in. And the work analyzed marks a new way of teaching by means of practical class, through an active school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDIAS, Angélica Mara de Lima.DIAS, A. M. L.http://lattes.cnpq.br/7174712865881726REGO, Anizabel Costa Duarte do.20162021-12-20T12:53:39Z2021-12-202021-12-20T12:53:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T12:54:17Zoai:localhost:riufcg/22633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T12:54:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
Pedagogical innovations in School Geography: an analysis from historical sources.
title Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
spellingShingle Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
REGO, Anizabel Costa Duarte do.
Ensino de Geografia
Geografia Escolar moderna
Inovações pedagógicas - ensino de Geografia
Cultura escolar
Recursos didáticos - Geografia
Prática de ensino - Geografia
Metodologias de ensino da Geografia Escolar
Escola Nova
Geografia moderna
Fontes históricas - ensino de Geografia
Teaching geography
Modern school geography
Pedagogical Innovations - Teaching Geography
School culture
Teaching Resources - Geography
Teaching practice - geography
Teaching methodologies of school geography
New school
Modern geography
Historical Sources - Teaching Geography
Geografia
title_short Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
title_full Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
title_fullStr Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
title_full_unstemmed Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
title_sort Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.
author REGO, Anizabel Costa Duarte do.
author_facet REGO, Anizabel Costa Duarte do.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Angélica Mara de Lima.
DIAS, A. M. L.
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726
dc.contributor.author.fl_str_mv REGO, Anizabel Costa Duarte do.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Geografia Escolar moderna
Inovações pedagógicas - ensino de Geografia
Cultura escolar
Recursos didáticos - Geografia
Prática de ensino - Geografia
Metodologias de ensino da Geografia Escolar
Escola Nova
Geografia moderna
Fontes históricas - ensino de Geografia
Teaching geography
Modern school geography
Pedagogical Innovations - Teaching Geography
School culture
Teaching Resources - Geography
Teaching practice - geography
Teaching methodologies of school geography
New school
Modern geography
Historical Sources - Teaching Geography
Geografia
topic Ensino de Geografia
Geografia Escolar moderna
Inovações pedagógicas - ensino de Geografia
Cultura escolar
Recursos didáticos - Geografia
Prática de ensino - Geografia
Metodologias de ensino da Geografia Escolar
Escola Nova
Geografia moderna
Fontes históricas - ensino de Geografia
Teaching geography
Modern school geography
Pedagogical Innovations - Teaching Geography
School culture
Teaching Resources - Geography
Teaching practice - geography
Teaching methodologies of school geography
New school
Modern geography
Historical Sources - Teaching Geography
Geografia
description A Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-12-20T12:53:39Z
2021-12-20
2021-12-20T12:53:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
identifier_str_mv REGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744519553351680