A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima., CAMPOS, Kátia Patrício Benevides., RAMOS, Fabiana., VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de., PEREIRA, Gêusa Maria Avelino., GONDIM, Janedalva Pontes., FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
Resumo: O projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico ­ o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-­las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-­graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-­graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-­se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim.
id UFCG_2a404f3bec1ba08bc7c21d9f5718820f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30133
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.Teacher training in focus: interfaces between knowledge and actions.Formação de professoresFormação docente continuadaCiências naturais - ensinoEnsino de artes visuais - formação docenteAlfabetização geográficaGêneroPedagogiaHistóriaGeografia física - ensinoEnsino de História da ParaíbaDocênciaEnsino de leituraTeacher trainingContinuing teacher educationNatural sciences - teachingTeaching of visual arts - teacher trainingGeographic literacyGenderPedagogyHistoryPhysical geography - teachingParaíba History TeachingTeachingReading teachingFormation des enseignantsFormation continue des enseignantsSciences naturelles - enseignementEnseignement des arts visuels - formation des enseignantsLittératie géographiqueGenreLa pédagogieHistoireGéographie physique - enseignementEnseignement de l'histoire ParaíbaEnseignementEnseignement de la lectureFormación de profesoresFormación continua del profesoradoCiencias naturales - enseñanzaEnseñanza de las artes visuales - formación del profesoradolfabetización geográficaGéneroPedagogíaHistoriaGeografía física - enseñanzaEnseñanza de la Historia de ParaíbaEnseñandoEnseñanza de la lecturaEducaçãoO projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico ­ o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-­las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-­graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-­graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-­se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20072023-06-02T21:48:47Z2023-06-022023-06-02T21:48:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133porLEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.RAMOS, Fabiana.VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.GONDIM, Janedalva Pontes.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T22:13:09Zoai:localhost:riufcg/30133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T22:13:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
Teacher training in focus: interfaces between knowledge and actions.
title A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
spellingShingle A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
Formação de professores
Formação docente continuada
Ciências naturais - ensino
Ensino de artes visuais - formação docente
Alfabetização geográfica
Gênero
Pedagogia
História
Geografia física - ensino
Ensino de História da Paraíba
Docência
Ensino de leitura
Teacher training
Continuing teacher education
Natural sciences - teaching
Teaching of visual arts - teacher training
Geographic literacy
Gender
Pedagogy
History
Physical geography - teaching
Paraíba History Teaching
Teaching
Reading teaching
Formation des enseignants
Formation continue des enseignants
Sciences naturelles - enseignement
Enseignement des arts visuels - formation des enseignants
Littératie géographique
Genre
La pédagogie
Histoire
Géographie physique - enseignement
Enseignement de l'histoire Paraíba
Enseignement
Enseignement de la lecture
Formación de profesores
Formación continua del profesorado
Ciencias naturales - enseñanza
Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado
lfabetización geográfica
Género
Pedagogía
Historia
Geografía física - enseñanza
Enseñanza de la Historia de Paraíba
Enseñando
Enseñanza de la lectura
Educação
title_short A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
title_full A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
title_fullStr A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
title_full_unstemmed A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
title_sort A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
author LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
author_facet LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
RAMOS, Fabiana.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.
GONDIM, Janedalva Pontes.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
author_role author
author2 BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
RAMOS, Fabiana.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.
GONDIM, Janedalva Pontes.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
RAMOS, Fabiana.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.
GONDIM, Janedalva Pontes.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação docente continuada
Ciências naturais - ensino
Ensino de artes visuais - formação docente
Alfabetização geográfica
Gênero
Pedagogia
História
Geografia física - ensino
Ensino de História da Paraíba
Docência
Ensino de leitura
Teacher training
Continuing teacher education
Natural sciences - teaching
Teaching of visual arts - teacher training
Geographic literacy
Gender
Pedagogy
History
Physical geography - teaching
Paraíba History Teaching
Teaching
Reading teaching
Formation des enseignants
Formation continue des enseignants
Sciences naturelles - enseignement
Enseignement des arts visuels - formation des enseignants
Littératie géographique
Genre
La pédagogie
Histoire
Géographie physique - enseignement
Enseignement de l'histoire Paraíba
Enseignement
Enseignement de la lecture
Formación de profesores
Formación continua del profesorado
Ciencias naturales - enseñanza
Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado
lfabetización geográfica
Género
Pedagogía
Historia
Geografía física - enseñanza
Enseñanza de la Historia de Paraíba
Enseñando
Enseñanza de la lectura
Educação
topic Formação de professores
Formação docente continuada
Ciências naturais - ensino
Ensino de artes visuais - formação docente
Alfabetização geográfica
Gênero
Pedagogia
História
Geografia física - ensino
Ensino de História da Paraíba
Docência
Ensino de leitura
Teacher training
Continuing teacher education
Natural sciences - teaching
Teaching of visual arts - teacher training
Geographic literacy
Gender
Pedagogy
History
Physical geography - teaching
Paraíba History Teaching
Teaching
Reading teaching
Formation des enseignants
Formation continue des enseignants
Sciences naturelles - enseignement
Enseignement des arts visuels - formation des enseignants
Littératie géographique
Genre
La pédagogie
Histoire
Géographie physique - enseignement
Enseignement de l'histoire Paraíba
Enseignement
Enseignement de la lecture
Formación de profesores
Formación continua del profesorado
Ciencias naturales - enseñanza
Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado
lfabetización geográfica
Género
Pedagogía
Historia
Geografía física - enseñanza
Enseñanza de la Historia de Paraíba
Enseñando
Enseñanza de la lectura
Educação
description O projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico ­ o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-­las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-­graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-­graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-­se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2023-06-02T21:48:47Z
2023-06-02
2023-06-02T21:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
identifier_str_mv LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744579532947456