A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133 |
Resumo: | O projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim. |
id |
UFCG_2a404f3bec1ba08bc7c21d9f5718820f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30133 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.Teacher training in focus: interfaces between knowledge and actions.Formação de professoresFormação docente continuadaCiências naturais - ensinoEnsino de artes visuais - formação docenteAlfabetização geográficaGêneroPedagogiaHistóriaGeografia física - ensinoEnsino de História da ParaíbaDocênciaEnsino de leituraTeacher trainingContinuing teacher educationNatural sciences - teachingTeaching of visual arts - teacher trainingGeographic literacyGenderPedagogyHistoryPhysical geography - teachingParaíba History TeachingTeachingReading teachingFormation des enseignantsFormation continue des enseignantsSciences naturelles - enseignementEnseignement des arts visuels - formation des enseignantsLittératie géographiqueGenreLa pédagogieHistoireGéographie physique - enseignementEnseignement de l'histoire ParaíbaEnseignementEnseignement de la lectureFormación de profesoresFormación continua del profesoradoCiencias naturales - enseñanzaEnseñanza de las artes visuales - formación del profesoradolfabetización geográficaGéneroPedagogíaHistoriaGeografía física - enseñanzaEnseñanza de la Historia de ParaíbaEnseñandoEnseñanza de la lecturaEducaçãoO projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20072023-06-02T21:48:47Z2023-06-022023-06-02T21:48:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133porLEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.RAMOS, Fabiana.VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.GONDIM, Janedalva Pontes.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T22:13:09Zoai:localhost:riufcg/30133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T22:13:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Teacher training in focus: interfaces between knowledge and actions. |
title |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. |
spellingShingle |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. Formação de professores Formação docente continuada Ciências naturais - ensino Ensino de artes visuais - formação docente Alfabetização geográfica Gênero Pedagogia História Geografia física - ensino Ensino de História da Paraíba Docência Ensino de leitura Teacher training Continuing teacher education Natural sciences - teaching Teaching of visual arts - teacher training Geographic literacy Gender Pedagogy History Physical geography - teaching Paraíba History Teaching Teaching Reading teaching Formation des enseignants Formation continue des enseignants Sciences naturelles - enseignement Enseignement des arts visuels - formation des enseignants Littératie géographique Genre La pédagogie Histoire Géographie physique - enseignement Enseignement de l'histoire Paraíba Enseignement Enseignement de la lecture Formación de profesores Formación continua del profesorado Ciencias naturales - enseñanza Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado lfabetización geográfica Género Pedagogía Historia Geografía física - enseñanza Enseñanza de la Historia de Paraíba Enseñando Enseñanza de la lectura Educação |
title_short |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. |
title_full |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. |
title_fullStr |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. |
title_full_unstemmed |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. |
title_sort |
A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. |
author |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. |
author_facet |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima. CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. RAMOS, Fabiana. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. PEREIRA, Gêusa Maria Avelino. GONDIM, Janedalva Pontes. FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
author_role |
author |
author2 |
BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima. CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. RAMOS, Fabiana. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. PEREIRA, Gêusa Maria Avelino. GONDIM, Janedalva Pontes. FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima. CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. RAMOS, Fabiana. VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. PEREIRA, Gêusa Maria Avelino. GONDIM, Janedalva Pontes. FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação docente continuada Ciências naturais - ensino Ensino de artes visuais - formação docente Alfabetização geográfica Gênero Pedagogia História Geografia física - ensino Ensino de História da Paraíba Docência Ensino de leitura Teacher training Continuing teacher education Natural sciences - teaching Teaching of visual arts - teacher training Geographic literacy Gender Pedagogy History Physical geography - teaching Paraíba History Teaching Teaching Reading teaching Formation des enseignants Formation continue des enseignants Sciences naturelles - enseignement Enseignement des arts visuels - formation des enseignants Littératie géographique Genre La pédagogie Histoire Géographie physique - enseignement Enseignement de l'histoire Paraíba Enseignement Enseignement de la lecture Formación de profesores Formación continua del profesorado Ciencias naturales - enseñanza Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado lfabetización geográfica Género Pedagogía Historia Geografía física - enseñanza Enseñanza de la Historia de Paraíba Enseñando Enseñanza de la lectura Educação |
topic |
Formação de professores Formação docente continuada Ciências naturais - ensino Ensino de artes visuais - formação docente Alfabetização geográfica Gênero Pedagogia História Geografia física - ensino Ensino de História da Paraíba Docência Ensino de leitura Teacher training Continuing teacher education Natural sciences - teaching Teaching of visual arts - teacher training Geographic literacy Gender Pedagogy History Physical geography - teaching Paraíba History Teaching Teaching Reading teaching Formation des enseignants Formation continue des enseignants Sciences naturelles - enseignement Enseignement des arts visuels - formation des enseignants Littératie géographique Genre La pédagogie Histoire Géographie physique - enseignement Enseignement de l'histoire Paraíba Enseignement Enseignement de la lecture Formación de profesores Formación continua del profesorado Ciencias naturales - enseñanza Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado lfabetización geográfica Género Pedagogía Historia Geografía física - enseñanza Enseñanza de la Historia de Paraíba Enseñando Enseñanza de la lectura Educação |
description |
O projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2023-06-02T21:48:47Z 2023-06-02 2023-06-02T21:48:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133 LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133 |
identifier_str_mv |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744579532947456 |