Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alisson da Costa.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BELMINO, José Franscidavid Barbosa., MEDEIROS, Maria Franco Trindade., APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira., SANTOS, Michelle Gomes.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
Resumo: A palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”, significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta, explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente, através do processo de ensino-aprendizado. Com base nessas premissas, como o professor pode tornar o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor de sua formação? Para responder também a esses questionamentos, é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir com sua formação e vivência referente a métodos de ensino e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir, entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino ↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal, profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer- lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências didáticas no ensino de Zoobiologia. O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências. Esta publicação oportuniza que professores, estagiários em docência e outros profissionais dedicados à área de educação compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor, reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender. Essa é a finalidade deste livro. Preparado(a)? Vamos conhecê-lo? Tenha uma excelente e satisfatória leitura!
id UFCG_2ae5292bb14dde0a6e7819a30c9bb90b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30224
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.Didactic experiences in the teaching of Zoobiology: practical classes and playfulness in the promotion of knowledge of the Phylum Annelida.Ensino de zoobiologiaZoobiologiaMinhocasEnsino de BiologiaLudicidade - ensino de ZoobiologiaAulas práticas - ZoobiologiaVivências didáticas - ensino de ZoobiologiaTeaching zoobiologyZoobiologyWormsBiology TeachingLudicity - teaching of ZoobiologyPractical classes - ZoobiologyDidactic experiences - teaching of ZoobiologyEnseignement de la zoobiologieZoobiologieVersEnseignement de la biologieLudicité - enseignement de la zoobiologieCours pratiques - ZoobiologieExpériences didactiques - enseignement de la zoobiologieEnseñanza de zoobiologíaZoobiologíaGusanosEnseñanza de biologíaLudicidad - enseñanza de la ZoobiologíaClases prácticas - ZoobiologíaExperiencias didácticas - enseñanza de la ZoobiologíaCiências Biológicas.A palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”, significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta, explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente, através do processo de ensino-aprendizado. Com base nessas premissas, como o professor pode tornar o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor de sua formação? Para responder também a esses questionamentos, é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir com sua formação e vivência referente a métodos de ensino e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir, entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino ↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal, profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer- lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências didáticas no ensino de Zoobiologia. O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências. Esta publicação oportuniza que professores, estagiários em docência e outros profissionais dedicados à área de educação compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor, reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender. Essa é a finalidade deste livro. Preparado(a)? Vamos conhecê-lo? Tenha uma excelente e satisfatória leitura!Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-06-12T16:55:41Z2023-06-122023-06-12T16:55:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224SILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224porSILVA, Alisson da Costa.BELMINO, José Franscidavid Barbosa.MEDEIROS, Maria Franco Trindade.APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.SANTOS, Michelle Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T16:56:04Zoai:localhost:riufcg/30224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T16:56:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
Didactic experiences in the teaching of Zoobiology: practical classes and playfulness in the promotion of knowledge of the Phylum Annelida.
title Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
spellingShingle Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
SILVA, Alisson da Costa.
Ensino de zoobiologia
Zoobiologia
Minhocas
Ensino de Biologia
Ludicidade - ensino de Zoobiologia
Aulas práticas - Zoobiologia
Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia
Teaching zoobiology
Zoobiology
Worms
Biology Teaching
Ludicity - teaching of Zoobiology
Practical classes - Zoobiology
Didactic experiences - teaching of Zoobiology
Enseignement de la zoobiologie
Zoobiologie
Vers
Enseignement de la biologie
Ludicité - enseignement de la zoobiologie
Cours pratiques - Zoobiologie
Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie
Enseñanza de zoobiología
Zoobiología
Gusanos
Enseñanza de biología
Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología
Clases prácticas - Zoobiología
Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología
Ciências Biológicas.
title_short Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
title_full Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
title_fullStr Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
title_full_unstemmed Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
title_sort Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.
author SILVA, Alisson da Costa.
author_facet SILVA, Alisson da Costa.
BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
SANTOS, Michelle Gomes.
author_role author
author2 BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
SANTOS, Michelle Gomes.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Alisson da Costa.
BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
SANTOS, Michelle Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de zoobiologia
Zoobiologia
Minhocas
Ensino de Biologia
Ludicidade - ensino de Zoobiologia
Aulas práticas - Zoobiologia
Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia
Teaching zoobiology
Zoobiology
Worms
Biology Teaching
Ludicity - teaching of Zoobiology
Practical classes - Zoobiology
Didactic experiences - teaching of Zoobiology
Enseignement de la zoobiologie
Zoobiologie
Vers
Enseignement de la biologie
Ludicité - enseignement de la zoobiologie
Cours pratiques - Zoobiologie
Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie
Enseñanza de zoobiología
Zoobiología
Gusanos
Enseñanza de biología
Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología
Clases prácticas - Zoobiología
Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología
Ciências Biológicas.
topic Ensino de zoobiologia
Zoobiologia
Minhocas
Ensino de Biologia
Ludicidade - ensino de Zoobiologia
Aulas práticas - Zoobiologia
Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia
Teaching zoobiology
Zoobiology
Worms
Biology Teaching
Ludicity - teaching of Zoobiology
Practical classes - Zoobiology
Didactic experiences - teaching of Zoobiology
Enseignement de la zoobiologie
Zoobiologie
Vers
Enseignement de la biologie
Ludicité - enseignement de la zoobiologie
Cours pratiques - Zoobiologie
Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie
Enseñanza de zoobiología
Zoobiología
Gusanos
Enseñanza de biología
Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología
Clases prácticas - Zoobiología
Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología
Ciências Biológicas.
description A palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”, significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta, explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente, através do processo de ensino-aprendizado. Com base nessas premissas, como o professor pode tornar o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor de sua formação? Para responder também a esses questionamentos, é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir com sua formação e vivência referente a métodos de ensino e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir, entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino ↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal, profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer- lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências didáticas no ensino de Zoobiologia. O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências. Esta publicação oportuniza que professores, estagiários em docência e outros profissionais dedicados à área de educação compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor, reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender. Essa é a finalidade deste livro. Preparado(a)? Vamos conhecê-lo? Tenha uma excelente e satisfatória leitura!
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-06-12T16:55:41Z
2023-06-12
2023-06-12T16:55:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
SILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
identifier_str_mv SILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744580395925504