Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Eridiany Bezerra.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5185
Resumo: Apresentamos, neste trabalho, uma discussão voltada para a temática étnico-racial na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa: Como professoras intervêm na questão racial, em sala de aula, a partir do momento em que percebe a incidência de preconceitos entre as crianças? E para responder à problemática temos como objetivos: analisar a concepção de professoras com relação à discussão racial na Educação Infantil; conhecer o que professoras pensam acerca da questão étnico racial e suas implicações para o processo educativo; identificar metodologias utilizadas, por professoras, que levem em consideração o desafio de desconstruir os conhecimentos prévios acerca do preconceito racial em sala de atividades educativas; e discutir se a pré-escola oferece formação continuada para professores para tratar da temática racial. Para o estudo da temática trazemos ideias de autores como: Dias (2012), Duarte (2011), Ferreira (2008), Rosemberg (2011), Santana (2006), Silva e Souza (2013), dentre outros. Trazemos, ainda, algumas legislações que estabelecem a obrigatoriedade que envolvem a temática em questão. O capítulo metodológico está subdividido em cinco subtópicos, iniciando-se com o tipo de abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos e a unidade pesquisada, entrevistamos quatros professoras que trabalham com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade da Educação Infantil na região de Cajazeiras/PB. Fizemos uso da entrevista semiestruturada e para a técnica de análise optamos pela análise de conteúdo. Diante das análises constatamos que a discussão étnico-racial não acontece como deveria, somente se discute em datas comemorativas, principalmente em 20 de novembro em virtude do dia da consciência negra. Não há formação para professores, só existe um projeto desenvolvido, anualmente, criado pela Secretaria de Educação do município para subsidiar todas as escolas da rede municipal de ensino e para todas as faixa etárias. As professoras, ainda, enfatizam que essa discussão também flui no cotidiano, quando acontece algum preconceito racial em sala de aula e, a partir do fato é que acontece a intervenção e a conscientização. Por fim, vimos que vivemos, ainda, numa cultura enraizada de preconceitos dos mais diversos e que as crianças são vítimas dessa situação. Cabe aos professores intervir e discutir essa temática em sala de aula, a partir de uma formação específica que contemple essa discussão, só assim poderemos, aos poucos, desconstruir o preconceito existente.
id UFCG_2efb6d875a978c1f078bcf1639142906
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5185
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.Ethnic-racial discussion in early childhood education from the perspective of teachers.Educação infantilQuestão étnico racialFormação de professoresPreconceitoDiscriminaçãoRacismoSala de aulachild educationRacial Ethnic QuestionTeacher trainingPreconceptionDiscriminationRacismClassroomEducação.Apresentamos, neste trabalho, uma discussão voltada para a temática étnico-racial na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa: Como professoras intervêm na questão racial, em sala de aula, a partir do momento em que percebe a incidência de preconceitos entre as crianças? E para responder à problemática temos como objetivos: analisar a concepção de professoras com relação à discussão racial na Educação Infantil; conhecer o que professoras pensam acerca da questão étnico racial e suas implicações para o processo educativo; identificar metodologias utilizadas, por professoras, que levem em consideração o desafio de desconstruir os conhecimentos prévios acerca do preconceito racial em sala de atividades educativas; e discutir se a pré-escola oferece formação continuada para professores para tratar da temática racial. Para o estudo da temática trazemos ideias de autores como: Dias (2012), Duarte (2011), Ferreira (2008), Rosemberg (2011), Santana (2006), Silva e Souza (2013), dentre outros. Trazemos, ainda, algumas legislações que estabelecem a obrigatoriedade que envolvem a temática em questão. O capítulo metodológico está subdividido em cinco subtópicos, iniciando-se com o tipo de abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos e a unidade pesquisada, entrevistamos quatros professoras que trabalham com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade da Educação Infantil na região de Cajazeiras/PB. Fizemos uso da entrevista semiestruturada e para a técnica de análise optamos pela análise de conteúdo. Diante das análises constatamos que a discussão étnico-racial não acontece como deveria, somente se discute em datas comemorativas, principalmente em 20 de novembro em virtude do dia da consciência negra. Não há formação para professores, só existe um projeto desenvolvido, anualmente, criado pela Secretaria de Educação do município para subsidiar todas as escolas da rede municipal de ensino e para todas as faixa etárias. As professoras, ainda, enfatizam que essa discussão também flui no cotidiano, quando acontece algum preconceito racial em sala de aula e, a partir do fato é que acontece a intervenção e a conscientização. Por fim, vimos que vivemos, ainda, numa cultura enraizada de preconceitos dos mais diversos e que as crianças são vítimas dessa situação. Cabe aos professores intervir e discutir essa temática em sala de aula, a partir de uma formação específica que contemple essa discussão, só assim poderemos, aos poucos, desconstruir o preconceito existente.At this paper, we show a discussion about the following theme of ethnic-racial in Child Education, which it has like a research problem: How do the teachers intercede in the racial subjects into classrooms from the moment they notice the incidence of prejudice among kids? In order to answer this question we have some aims like: analyze women teachers’ conception regard to racial discussion in Child Education; to know what they think about this issue and its implications in educative process; to identify teaching methodologies used by teachers which take into account the challenge to deconstruct previous knowledge about racial prejudice in classrooms; and engage a conversation if pre-school offer recurrent training to teachers deal with this problem. To study this theme we brought in some authors’ ideas, for instance, Dias-2012, Duarte-2011, Ferreira – 2008, Rosenberg – 2011, Santana-2003, Silva and Sousa-2013. We also draw attention to some legislation that establishes obligation what includes the topic we are talking about. The methodology chapter is subdivided in five subtopics, it begins with qualitative approaching. As regarding people and the researched unit, we interviewed women teachers that work with four or five-year-old kids from Child Education in region on the Cajazeiras City- Paraíba. We performed a semi structured interview and we decide in favor of a content examination like an analysis technique. In face of that analysis we testify that ethnic-racial discussion does not happen how it should be. The subject just comes up when there are commemorative dates like November 20th the Black Conscious day, but there is no teacher training, only a yearly developed project created by Board of Education in urban community in order to help all schools in the county that work with every age group. The women teachers emphasize it is a daily discussion and, from the moment, some sort of prejudice occurs in the classroom there is an intervention and awareness. At least, we notice we still live in a culture where preconception had taken root and kids in general are the victims. So, it is teachers’ responsibility intervene and dialogue the topic under consideration, assisted by a recurrent training, as a result, we can, step by step, tear down the existing racism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501BATISTA , Maria Thais de Oliveira.FEITOSA , Belijane Marques.GOMES, Eridiany Bezerra.2018-07-162019-07-31T09:37:58Z2019-07-312019-07-31T09:37:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5185GOMES, Eridiany Bezerra. Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T11:30:52Zoai:localhost:riufcg/5185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T11:30:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
Ethnic-racial discussion in early childhood education from the perspective of teachers.
title Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
spellingShingle Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
GOMES, Eridiany Bezerra.
Educação infantil
Questão étnico racial
Formação de professores
Preconceito
Discriminação
Racismo
Sala de aula
child education
Racial Ethnic Question
Teacher training
Preconception
Discrimination
Racism
Classroom
Educação.
title_short Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
title_full Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
title_fullStr Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
title_full_unstemmed Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
title_sort Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras.
author GOMES, Eridiany Bezerra.
author_facet GOMES, Eridiany Bezerra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
BATISTA , Maria Thais de Oliveira.
FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Eridiany Bezerra.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Questão étnico racial
Formação de professores
Preconceito
Discriminação
Racismo
Sala de aula
child education
Racial Ethnic Question
Teacher training
Preconception
Discrimination
Racism
Classroom
Educação.
topic Educação infantil
Questão étnico racial
Formação de professores
Preconceito
Discriminação
Racismo
Sala de aula
child education
Racial Ethnic Question
Teacher training
Preconception
Discrimination
Racism
Classroom
Educação.
description Apresentamos, neste trabalho, uma discussão voltada para a temática étnico-racial na Educação Infantil, tendo como problema de pesquisa: Como professoras intervêm na questão racial, em sala de aula, a partir do momento em que percebe a incidência de preconceitos entre as crianças? E para responder à problemática temos como objetivos: analisar a concepção de professoras com relação à discussão racial na Educação Infantil; conhecer o que professoras pensam acerca da questão étnico racial e suas implicações para o processo educativo; identificar metodologias utilizadas, por professoras, que levem em consideração o desafio de desconstruir os conhecimentos prévios acerca do preconceito racial em sala de atividades educativas; e discutir se a pré-escola oferece formação continuada para professores para tratar da temática racial. Para o estudo da temática trazemos ideias de autores como: Dias (2012), Duarte (2011), Ferreira (2008), Rosemberg (2011), Santana (2006), Silva e Souza (2013), dentre outros. Trazemos, ainda, algumas legislações que estabelecem a obrigatoriedade que envolvem a temática em questão. O capítulo metodológico está subdividido em cinco subtópicos, iniciando-se com o tipo de abordagem qualitativa. Quanto aos sujeitos e a unidade pesquisada, entrevistamos quatros professoras que trabalham com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade da Educação Infantil na região de Cajazeiras/PB. Fizemos uso da entrevista semiestruturada e para a técnica de análise optamos pela análise de conteúdo. Diante das análises constatamos que a discussão étnico-racial não acontece como deveria, somente se discute em datas comemorativas, principalmente em 20 de novembro em virtude do dia da consciência negra. Não há formação para professores, só existe um projeto desenvolvido, anualmente, criado pela Secretaria de Educação do município para subsidiar todas as escolas da rede municipal de ensino e para todas as faixa etárias. As professoras, ainda, enfatizam que essa discussão também flui no cotidiano, quando acontece algum preconceito racial em sala de aula e, a partir do fato é que acontece a intervenção e a conscientização. Por fim, vimos que vivemos, ainda, numa cultura enraizada de preconceitos dos mais diversos e que as crianças são vítimas dessa situação. Cabe aos professores intervir e discutir essa temática em sala de aula, a partir de uma formação específica que contemple essa discussão, só assim poderemos, aos poucos, desconstruir o preconceito existente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
2019-07-31T09:37:58Z
2019-07-31
2019-07-31T09:37:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5185
GOMES, Eridiany Bezerra. Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5185
identifier_str_mv GOMES, Eridiany Bezerra. Discussão étnico-racial na educação infantil sob a perspectiva de professoras. 2018. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382404853760