Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzoni, Bruno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189259
Resumo: O presente trabalho versa sobre as dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° ano do Ensino Médio. A inquirição fundamentou-se na investigação da vida escolar dos discentes através de práticas pedagógicas e entrevistas que visaram descobrir quais as dificuldades de aprendizado em Geografia e, ao mesmo tempo, buscar alternativas para atenuá-las. Foi utilizada a Escola Estadual de Ensino Médio, Cristo Rei em São Leopoldo – RS, como espaço empírico fundamentador. Resgatamos algumas discussões teóricas fundamentais à Geografia e ao ensino dessa ciência, como por exemplo: Espaço Geográfico, Lugar, Paisagem, Rede, Globalização, Habilidades e Competências. Os resultados obtidos através das narrativas e das atividades pedagógicas realizadas mostraram que os discentes possuem óbices no aprendizado geográfico provenientes das etapas anteriores ao 1° ano do Ensino Médio. As práticas em sala de aula revelaram-se como uma alternativa eficaz para o ensino de Geografia e também para atenuar dificuldades apresentadas no aprendizado dos alunos. Porém, antes mesmo de conclusivo, esse trabalho se mostra desafiante, trazendo novos questionamentos e novas possibilidades para que possamos contribuir à educação, à Geografia e também nos tornarmos melhores profissionais.
id UFRGS-2_612f74de6283c201bd5072f2894175e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189259
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mazzoni, BrunoCastrogiovanni, Antônio Carlos2019-03-07T02:30:57Z2018http://hdl.handle.net/10183/189259001088423O presente trabalho versa sobre as dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° ano do Ensino Médio. A inquirição fundamentou-se na investigação da vida escolar dos discentes através de práticas pedagógicas e entrevistas que visaram descobrir quais as dificuldades de aprendizado em Geografia e, ao mesmo tempo, buscar alternativas para atenuá-las. Foi utilizada a Escola Estadual de Ensino Médio, Cristo Rei em São Leopoldo – RS, como espaço empírico fundamentador. Resgatamos algumas discussões teóricas fundamentais à Geografia e ao ensino dessa ciência, como por exemplo: Espaço Geográfico, Lugar, Paisagem, Rede, Globalização, Habilidades e Competências. Os resultados obtidos através das narrativas e das atividades pedagógicas realizadas mostraram que os discentes possuem óbices no aprendizado geográfico provenientes das etapas anteriores ao 1° ano do Ensino Médio. As práticas em sala de aula revelaram-se como uma alternativa eficaz para o ensino de Geografia e também para atenuar dificuldades apresentadas no aprendizado dos alunos. Porém, antes mesmo de conclusivo, esse trabalho se mostra desafiante, trazendo novos questionamentos e novas possibilidades para que possamos contribuir à educação, à Geografia e também nos tornarmos melhores profissionais.The present work deals with the difficulties in learning Geography of the students of the 1st year of High School. The inquiry was based on the investigation of students' school life through pedagogical practices and interviews that sought to discover the difficulties of learning in Geography and, at the same time, to seek alternatives to attenuate them. The State School of Higher Education, Cristo Rei in São Leopoldo - RS, was used as an empirical supportive space. We rescued some theoretical discussions fundamental to Geography and the teaching of this science, such as: Geographic Space, Place, Landscape, Network, Globalization, Skills and Competences. The results obtained through the narratives and the pedagogical activities carried out showed that the students have obstacles in the geographical learning from the stages before the 1st year of High School. Classroom practices have proved to be an effective alternative to teaching Geography and also to alleviate difficulties presented in student learning. But even before the conclusion, this work is challenging, bringing new questions and new possibilities so that we can contribute to education, geography and also become better professionals.application/pdfporGeografia : EnsinoGeographyTeaching PracticeDifficulties in Learning GeographyTeachingGeografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088423.pdf.txt001088423.pdf.txtExtracted Texttext/plain127743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189259/2/001088423.pdf.txt7cf51efc44e9e708ed0aae5f7e718569MD52ORIGINAL001088423.pdfTexto completoapplication/pdf728215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189259/1/001088423.pdf70520df20ba9067cd9a08e8109f5427dMD5110183/1892592019-03-08 02:31:06.16196oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189259Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-08T05:31:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
title Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
spellingShingle Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
Mazzoni, Bruno
Geografia : Ensino
Geography
Teaching Practice
Difficulties in Learning Geography
Teaching
title_short Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
title_full Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
title_fullStr Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
title_full_unstemmed Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
title_sort Geografia no ensino regular : lacunas no níve fundamental, consequências no ensino médio: (constatações e Análises das Dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° Ano do ensino médio)
author Mazzoni, Bruno
author_facet Mazzoni, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzoni, Bruno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
contributor_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
topic Geografia : Ensino
Geography
Teaching Practice
Difficulties in Learning Geography
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Teaching Practice
Difficulties in Learning Geography
Teaching
description O presente trabalho versa sobre as dificuldades em aprender Geografia dos alunos do 1° ano do Ensino Médio. A inquirição fundamentou-se na investigação da vida escolar dos discentes através de práticas pedagógicas e entrevistas que visaram descobrir quais as dificuldades de aprendizado em Geografia e, ao mesmo tempo, buscar alternativas para atenuá-las. Foi utilizada a Escola Estadual de Ensino Médio, Cristo Rei em São Leopoldo – RS, como espaço empírico fundamentador. Resgatamos algumas discussões teóricas fundamentais à Geografia e ao ensino dessa ciência, como por exemplo: Espaço Geográfico, Lugar, Paisagem, Rede, Globalização, Habilidades e Competências. Os resultados obtidos através das narrativas e das atividades pedagógicas realizadas mostraram que os discentes possuem óbices no aprendizado geográfico provenientes das etapas anteriores ao 1° ano do Ensino Médio. As práticas em sala de aula revelaram-se como uma alternativa eficaz para o ensino de Geografia e também para atenuar dificuldades apresentadas no aprendizado dos alunos. Porém, antes mesmo de conclusivo, esse trabalho se mostra desafiante, trazendo novos questionamentos e novas possibilidades para que possamos contribuir à educação, à Geografia e também nos tornarmos melhores profissionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-07T02:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189259
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088423
url http://hdl.handle.net/10183/189259
identifier_str_mv 001088423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189259/2/001088423.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189259/1/001088423.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cf51efc44e9e708ed0aae5f7e718569
70520df20ba9067cd9a08e8109f5427d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224568341266432