Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463 |
Resumo: | O presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar. |
id |
UFCG_317a6619437a8a91df8959249c798d4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23463 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.Student trajectory between the years 2006 to 2021: friendships, challenges and resistances, self-writing and teacher training in History.Formação docente - HistóriaTrajetória discenteFormação docente - HistóriaRelato de experiênciaPrática de ensino de HistóriaPedagogia da amizadeResidência PedagógicaEscrita de siEnsino de HistóriaDocênciaPrograma Residência PedagógicaTeacher training - HistoryStudent trajectoryTeacher training - HistoryExperience reportHistory teaching practiceFriendship pedagogyPedagogical ResidencyWriting yourselfHistory teachingTeachingPedagogical Residency ProgramHistóriaO presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.FRANÇA, Damiana de Matos Costa.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.20212022-02-07T13:29:03Z2022-02-072022-02-07T13:29:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-07T13:30:23Zoai:localhost:riufcg/23463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-07T13:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. Student trajectory between the years 2006 to 2021: friendships, challenges and resistances, self-writing and teacher training in History. |
title |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. |
spellingShingle |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Formação docente - História Trajetória discente Formação docente - História Relato de experiência Prática de ensino de História Pedagogia da amizade Residência Pedagógica Escrita de si Ensino de História Docência Programa Residência Pedagógica Teacher training - History Student trajectory Teacher training - History Experience report History teaching practice Friendship pedagogy Pedagogical Residency Writing yourself History teaching Teaching Pedagogical Residency Program História |
title_short |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. |
title_full |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. |
title_fullStr |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. |
title_full_unstemmed |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. |
title_sort |
Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. |
author |
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. |
author_facet |
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes. NASCIMENTO, R. C. G. FRANÇA, Damiana de Matos Costa. CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - História Trajetória discente Formação docente - História Relato de experiência Prática de ensino de História Pedagogia da amizade Residência Pedagógica Escrita de si Ensino de História Docência Programa Residência Pedagógica Teacher training - History Student trajectory Teacher training - History Experience report History teaching practice Friendship pedagogy Pedagogical Residency Writing yourself History teaching Teaching Pedagogical Residency Program História |
topic |
Formação docente - História Trajetória discente Formação docente - História Relato de experiência Prática de ensino de História Pedagogia da amizade Residência Pedagógica Escrita de si Ensino de História Docência Programa Residência Pedagógica Teacher training - History Student trajectory Teacher training - History Experience report History teaching practice Friendship pedagogy Pedagogical Residency Writing yourself History teaching Teaching Pedagogical Residency Program História |
description |
O presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-07T13:29:03Z 2022-02-07 2022-02-07T13:29:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463 CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463 |
identifier_str_mv |
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744525286965248 |