Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico. |
id |
UFCG_bcfd8fd6a003592cc35970d19da417a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/23445 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021).Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021).Ensino de HistóriaResidência Pedagógica - HistóriaEnsino remotoFormação de professores - HistóriaPrática docente - HistóriaPrograma Residência PedagógicaRelato de experiênciaNarrativa autobiográficaPedagogia libertadora – Paulo FreireCurrículoHistory teachingPedagogical Residency - HistoryRemote teachingTeacher training - HistoryTeaching practice - HistoryPedagogical Residency ProgramExperience reportAutobiographical narrativeLiberating Pedagogy – Paulo FreireResumeHistóriaO presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.SANTOS, Damiana de Matos Costa.POLICARPO, Natacha Aguiar.2021-102022-02-03T17:48:43Z2022-02-032022-02-03T17:48:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-06T23:45:52Zoai:localhost:riufcg/23445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-06T23:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). Writing of training paths and reflection on the teaching practice experienced in the pedagogical residency of the History subproject - UFCG (2020-2021). |
title |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
spellingShingle |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). POLICARPO, Natacha Aguiar. Ensino de História Residência Pedagógica - História Ensino remoto Formação de professores - História Prática docente - História Programa Residência Pedagógica Relato de experiência Narrativa autobiográfica Pedagogia libertadora – Paulo Freire Currículo History teaching Pedagogical Residency - History Remote teaching Teacher training - History Teaching practice - History Pedagogical Residency Program Experience report Autobiographical narrative Liberating Pedagogy – Paulo Freire Resume História |
title_short |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
title_full |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
title_fullStr |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
title_full_unstemmed |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
title_sort |
Escrita dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História - UFCG (2020-2021). |
author |
POLICARPO, Natacha Aguiar. |
author_facet |
POLICARPO, Natacha Aguiar. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. CAVALCANTI, S. L. O. http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. SANTOS, Damiana de Matos Costa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
POLICARPO, Natacha Aguiar. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Residência Pedagógica - História Ensino remoto Formação de professores - História Prática docente - História Programa Residência Pedagógica Relato de experiência Narrativa autobiográfica Pedagogia libertadora – Paulo Freire Currículo History teaching Pedagogical Residency - History Remote teaching Teacher training - History Teaching practice - History Pedagogical Residency Program Experience report Autobiographical narrative Liberating Pedagogy – Paulo Freire Resume História |
topic |
Ensino de História Residência Pedagógica - História Ensino remoto Formação de professores - História Prática docente - História Programa Residência Pedagógica Relato de experiência Narrativa autobiográfica Pedagogia libertadora – Paulo Freire Currículo History teaching Pedagogical Residency - History Remote teaching Teacher training - History Teaching practice - History Pedagogical Residency Program Experience report Autobiographical narrative Liberating Pedagogy – Paulo Freire Resume História |
description |
O presente trabalho tem como objetivo narrar e problematizar os caminhos formativos da autora e as práticas educativas experienciadas no âmbito da formação docente inicial no curso de licenciatura em História - UFCG na cidade de Campina Grande - PB. Evidenciando a inserção no Programa Residência Pedagógica (PRP), entre os anos 2020-2021, sendo trabalhada a questão do ensino remoto/virtual no campo da educação básica em tempos de pandemia pela Covid-19. Assim, o estudo surgiu da iniciativa de compreender como se deu o trabalho na prática de ensino por meios remotos, mas, para além disso, da busca da autora de se compreender enquanto professora de História. Para a concretização deste trabalho, foram feitas pesquisas bibliográficas, a partir de trabalhos encontrados em bibliotecas online, como: livros, artigos, resenhas, dissertações etc. As fontes consistem em documentos pessoais, relatos de experiências elaborados anteriormente pela autora, conversas informais, imagens e prints. Seguindo assim uma metodologia de pesquisa com base no relato da experiência, da narrativa autobiográfica e da abordagem qualitativa descritiva. Com isso, o referencial teórico-filosófico se construiu a partir da pedagogia libertadora de Paulo Freire e do conceito de experiência de Jorge Larrosa, nos aproximamos também dos estudos de Tomaz da Silva (1999), acerca do currículo tradicional, do currículo crítico e do currículo pós- crítico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10 2022-02-03T17:48:43Z 2022-02-03 2022-02-03T17:48:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 |
identifier_str_mv |
POLICARPO, Natacha Aguiar. Escritos dos caminhos formativos e da reflexão sobre a prática docente vivenciada na residência pedagógica do subprojeto de História. 2021. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744525247119360 |