Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
Resumo: O presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico ­teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar.
id UFCG_317a6619437a8a91df8959249c798d4c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23463
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.Student trajectory between the years 2006 to 2021: friendships, challenges and resistances, self-writing and teacher training in History.Formação docente - HistóriaTrajetória discenteFormação docente - HistóriaRelato de experiênciaPrática de ensino de HistóriaPedagogia da amizadeResidência PedagógicaEscrita de siEnsino de HistóriaDocênciaPrograma Residência PedagógicaTeacher training - HistoryStudent trajectoryTeacher training - HistoryExperience reportHistory teaching practiceFriendship pedagogyPedagogical ResidencyWriting yourselfHistory teachingTeachingPedagogical Residency ProgramHistóriaO presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico ­teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.NASCIMENTO, R. C. G.FRANÇA, Damiana de Matos Costa.CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.20212022-02-07T13:29:03Z2022-02-072022-02-07T13:29:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-02-07T13:30:23Zoai:localhost:riufcg/23463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-02-07T13:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
Student trajectory between the years 2006 to 2021: friendships, challenges and resistances, self-writing and teacher training in History.
title Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
spellingShingle Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
Formação docente - História
Trajetória discente
Formação docente - História
Relato de experiência
Prática de ensino de História
Pedagogia da amizade
Residência Pedagógica
Escrita de si
Ensino de História
Docência
Programa Residência Pedagógica
Teacher training - History
Student trajectory
Teacher training - History
Experience report
History teaching practice
Friendship pedagogy
Pedagogical Residency
Writing yourself
History teaching
Teaching
Pedagogical Residency Program
História
title_short Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
title_full Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
title_fullStr Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
title_full_unstemmed Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
title_sort Trajetória discente entre os anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História.
author CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
author_facet CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina Coeli Gomes.
NASCIMENTO, R. C. G.
FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - História
Trajetória discente
Formação docente - História
Relato de experiência
Prática de ensino de História
Pedagogia da amizade
Residência Pedagógica
Escrita de si
Ensino de História
Docência
Programa Residência Pedagógica
Teacher training - History
Student trajectory
Teacher training - History
Experience report
History teaching practice
Friendship pedagogy
Pedagogical Residency
Writing yourself
History teaching
Teaching
Pedagogical Residency Program
História
topic Formação docente - História
Trajetória discente
Formação docente - História
Relato de experiência
Prática de ensino de História
Pedagogia da amizade
Residência Pedagógica
Escrita de si
Ensino de História
Docência
Programa Residência Pedagógica
Teacher training - History
Student trajectory
Teacher training - History
Experience report
History teaching practice
Friendship pedagogy
Pedagogical Residency
Writing yourself
History teaching
Teaching
Pedagogical Residency Program
História
description O presente relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar a minha passagem no ensino básico fundamental e médio, a formação docente no curso de licenciatura em História pela Universidade Federal de Campina Grande, especialmente com a minha inserção como bolsista no Programa Residência Pedagógica e minha experiência de ensino na disciplina Prática de Ensino. A metodologia da pesquisa está pautada em fontes documentais, sobretudo no meu acervo pessoal de fotografias do período escolar, das atividades realizadas em sala de aula e participação de eventos, retiradas de minhas redes sociais, do Google Drive, além de imagens retiradas da internet, como a frente da Escola Estadual Professor Raul Códula, do Instituto Federal de Campina Grande e do Centro Universitário de Cultura e Arte, de conversas informais a respeito das experiências escolares e nas vivências nas locadoras de vídeo games realizadas através da plataforma do Whatsapp. Do ponto vista metodológico ­teórico, dialoguei a partir das obras de autores como Jacques Le Goff (1990) com suas reflexões sobre memória histórica, com Josélia Gomes Neves (2010) e a escrita de si no ambiente acadêmico, Jorge Larrosa Bondía (2002) com suas reflexões sobre o saber da experiência. Também nos aproximamos do estudo de Roque Strieder e Fabiana Herbert (2015) sobre a importância da Amizade no Contexto escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-07T13:29:03Z
2022-02-07
2022-02-07T13:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
identifier_str_mv CIBALDE, Wendy Nicollas Diniz. Trajetória discente entre anos de 2006 à 2021: amizades, desafios e resistências, escrita de si e formação docente em História. 2021. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744525286965248