Little Women: um bildungsroman feminino quádruplo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Thayanne Gabryelle de Sousa.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30761
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o romance Little Women [Mulherzinhas] (1868), da autora norte-americana Louisa May Alcott (1832-1888), sob a perspectiva do Bildungsroman Feminino, igualmente designado como Romance de Formação Feminino. O estudo utiliza uma abordagem crítica, buscando examinar os elementos intrínsecos ao gênero literário em foco, que moldam a trajetória das heroínas March ao longo da narrativa. Para tanto, foi empreendido uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas, contando com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Bakhtin (1997), Maas (2000), Schwantes (2007), Summerfield & Downward (2012), Galbiati (2013), Freitas (2016), Moretti (2020), Mazzari (2020), dentre outros. O trabalho, em sua totalidade, irá abranger as especificidades que estruturam o subgênero literário em pauta, cujo cerne concentrava-se, sobretudo, ao universo do herói, visto que o Bildungsroman é um gênero tradicionalmente masculino. Entretanto, mediante as bases sólidas edificadas pelo viés da crítica feminista, também exploraremos a ramificação literária do romance quanto a construção composicional que inclui a optica feminina, isto é, Bildungsroman feminino. Além disso, será destacado o retrato intimista sobre a vida da autora, enfatizando a representação literária feminina no século XIX, sendo expressas através do caráter de sua escrita. Por fim, iremos examinar a obra traçando os aspectos que compõem a Bildung (Formação) das protagonistas, desenvolvendo temáticas alinhadas ao crescimento pessoal, intelectual e social das irmãs March, à luz do Bildungsroman feminino. Esse processo de análise envolveu uma elucidação detalhada do romance, identificando os momentos cruciais de transformação e maturação das personagens. Para tanto, foi evidenciado como a autora habilmente utiliza as características paradigmáticas do gênero tradicional para adaptá-lo à estética feminina.
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Para tanto, foi empreendido uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas, contando com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Bakhtin (1997), Maas (2000), Schwantes (2007), Summerfield & Downward (2012), Galbiati (2013), Freitas (2016), Moretti (2020), Mazzari (2020), dentre outros. O trabalho, em sua totalidade, irá abranger as especificidades que estruturam o subgênero literário em pauta, cujo cerne concentrava-se, sobretudo, ao universo do herói, visto que o Bildungsroman é um gênero tradicionalmente masculino. Entretanto, mediante as bases sólidas edificadas pelo viés da crítica feminista, também exploraremos a ramificação literária do romance quanto a construção composicional que inclui a optica feminina, isto é, Bildungsroman feminino. Além disso, será destacado o retrato intimista sobre a vida da autora, enfatizando a representação literária feminina no século XIX, sendo expressas através do caráter de sua escrita. Por fim, iremos examinar a obra traçando os aspectos que compõem a Bildung (Formação) das protagonistas, desenvolvendo temáticas alinhadas ao crescimento pessoal, intelectual e social das irmãs March, à luz do Bildungsroman feminino. Esse processo de análise envolveu uma elucidação detalhada do romance, identificando os momentos cruciais de transformação e maturação das personagens. Para tanto, foi evidenciado como a autora habilmente utiliza as características paradigmáticas do gênero tradicional para adaptá-lo à estética feminina.This research aims to analyze the novel Little Women (1868) by the American author Louisa May Alcott (1832-1888) from the perspective of the female Bildungsroman, also known as the feminine Novel of Formation. The study adopts a critical approach, seeking to examine the intrinsic elements of the literary genre that shapes the trajectory of the March sisters throughout the narrative. To accomplish this, a qualitative research methodology was employed, based on bibliographic sources, drawing on the theoretical contributions of authors such as Pinto (1990), Bakhtin (1997), Maas (2000), Schwantes (2007), Summerfield & Downward (2012), Galbiati (2013), Freitas (2016), Moretti (2020), Mazzari (2020), among others. The work as a whole will encompass the specificities that structure the subgenre under consideration, which traditionally revolved around the hero's universe, as the Bildungsroman is a genre predominantly associated with male protagonists. However, building upon the solid foundations established by feminist criticism, we will also explore the literary development of the novel in terms of its compositional construction, which includes the female perspective, namely the female Bildungsroman. Additionally, the research will highlight the intimate portrayal of the author's life, emphasizing the representation of women in 19th-century literature as expressed through her writing. Lastly, we will examine the novel by tracing the aspects that constitute the protagonists' Bildung (formation), delving into themes related to the personal, intellectual, and social growth of the March sisters through the lens of the female Bildungsroman. This analytical process involved a detailed elucidation of the novel, identifying essential moments of transformation and character development. Furthermore, it was demonstrated how the author skillfully employs the paradigmatic characteristics of the traditional genre and adapts them to a feminine aesthetic.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.ALVES, Francisco Francimar de Sousa.NEVES, Thayanne Gabryelle de Sousa.2023-06-142023-07-11T13:35:48Z2023-07-102023-07-11T13:35:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30761NEVES, Thayanne Gabryelle de Sousa. Little Women: um Bildungsroman feminino quádruplo. 2023. 94f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-27T17:53:52Zoai:localhost:riufcg/30761Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-27T17:53:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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