O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souza http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio. |
id |
UFCG_34f1950628addbb889c7194bb450e322 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5592 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.Suddenly as a methodological didactic resource for the teaching of sociology in high school.EducaçãoEnsino médioSociologiaRecursos didáticoEducation High schoolSociology Teaching ResourcesO presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio.This paper aims to present a poetical gender called repente or cantoria, as an attempt to take it to school and suggest it as a methodological didactic resource to be worked in Sociology classes in High School. There are countless works of singers that concern social issues allowing Sociology teachers to explore such themes with their students, in the classroom. We have chosen for our analysis the poem The Sweat of the Explored (1995), which deals with the exploitative situation the worker is constantly living in his job. We can find in its strophes concepts related to those developed by the philosopher Karl Marx on the subject “work”. We have approached, at first, some concepts of this thinker‟s theory, especially the ones that refer to the subject of labor. Then, we have made the analysis of the poem, highlighting, in the strophes, the poets‟ verses that were befitting with the referred philosopher‟s vision. We have also used, as a theoretical support, the topic “Sociology in High School” from the National Curriculum Guidelines (2006), a document that serves as a means of supporting for teachers to develop didactic and pedagogical proposals to be worked upon in the classroom. We believe that the relationship established in this study between the musical gender “repente” and the theoretical approaches of the sociological thinking may contribute in a positive way for the performance of Sociology classes in High School.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Erivan.SILVA, E.http://lattes.cnpq.br/1339301590700551MONTEIRO, José Marciano.SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SOUZA, Jussara Nogueira de.2015-12-032019-08-09T11:19:22Z2019-08-092019-08-09T11:19:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souzahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T16:32:01Zoai:localhost:riufcg/5592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T16:32:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. Suddenly as a methodological didactic resource for the teaching of sociology in high school. |
title |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. |
spellingShingle |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. SOUZA, Jussara Nogueira de. Educação Ensino médio Sociologia Recursos didático Education High school Sociology Teaching Resources |
title_short |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. |
title_full |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. |
title_fullStr |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. |
title_sort |
O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. |
author |
SOUZA, Jussara Nogueira de. |
author_facet |
SOUZA, Jussara Nogueira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Erivan. SILVA, E. http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 MONTEIRO, José Marciano. SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Jussara Nogueira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino médio Sociologia Recursos didático Education High school Sociology Teaching Resources |
topic |
Educação Ensino médio Sociologia Recursos didático Education High school Sociology Teaching Resources |
description |
O presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03 2019-08-09T11:19:22Z 2019-08-09 2019-08-09T11:19:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souza http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592 SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souza http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744385111228416 |