O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Jussara Nogueira de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio.
id UFCG_34f1950628addbb889c7194bb450e322
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5592
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.Suddenly as a methodological didactic resource for the teaching of sociology in high school.EducaçãoEnsino médioSociologiaRecursos didáticoEducation  High schoolSociology  Teaching ResourcesO presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio.This paper aims to present a poetical gender called repente or cantoria, as an attempt to take it to school and suggest it as a methodological didactic resource to be worked in Sociology classes in High School. There are countless works of singers that concern social issues allowing Sociology teachers to explore such themes with their students, in the classroom. We have chosen for our analysis the poem The Sweat of the Explored (1995), which deals with the exploitative situation the worker is constantly living in his job. We can find in its strophes concepts related to those developed by the philosopher Karl Marx on the subject “work”. We have approached, at first, some concepts of this thinker‟s theory, especially the ones that refer to the subject of labor. Then, we have made the analysis of the poem, highlighting, in the strophes, the poets‟ verses that were befitting with the referred philosopher‟s vision. We have also used, as a theoretical support, the topic “Sociology in High School” from the National Curriculum Guidelines (2006), a document that serves as a means of supporting for teachers to develop didactic and pedagogical proposals to be worked upon in the classroom. We believe that the relationship established in this study between the musical gender “repente” and the theoretical approaches of the sociological thinking may contribute in a positive way for the performance of Sociology classes in High School.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Erivan.SILVA, E.http://lattes.cnpq.br/1339301590700551MONTEIRO, José Marciano.SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SOUZA, Jussara Nogueira de.2015-12-032019-08-09T11:19:22Z2019-08-092019-08-09T11:19:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souzahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T16:32:01Zoai:localhost:riufcg/5592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T16:32:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
Suddenly as a methodological didactic resource for the teaching of sociology in high school.
title O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
spellingShingle O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
SOUZA, Jussara Nogueira de.
Educação
Ensino médio
Sociologia
Recursos didático
Education  
High school
Sociology  
Teaching Resources
title_short O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
title_full O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
title_fullStr O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
title_full_unstemmed O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
title_sort O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
author SOUZA, Jussara Nogueira de.
author_facet SOUZA, Jussara Nogueira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Erivan.
SILVA, E.
http://lattes.cnpq.br/1339301590700551
MONTEIRO, José Marciano.
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Jussara Nogueira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino médio
Sociologia
Recursos didático
Education  
High school
Sociology  
Teaching Resources
topic Educação
Ensino médio
Sociologia
Recursos didático
Education  
High school
Sociology  
Teaching Resources
description O presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2019-08-09T11:19:22Z
2019-08-09
2019-08-09T11:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.souza
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
identifier_str_mv SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385111228416