Análise da automedicação em estudantes dos cursos da área de saúde da UFCG - CES - Campus Cuité.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8310 |
Resumo: | A automedicação vem se tornando ao longo dos anos um grave problema de saúde pública, em virtude da facilidade de informação sobre um determinado fármaco ou pela facilidade em consegui-lo. Com essa prática é possível ocasionar uma série de riscos à sociedade, englobando os estudantes universitários por se tratar de uma parte da sociedade mais susceptível a este tipo de ato. Existe um elo entre o autoconhecimento do estado de saúde e a automedicação como prática escolhida entre os universitários, uma vez que esse grupo tem conhecimento sobre os efeitos farmacológicos. A automedicação detectada neste grupo é mais evoluída quanto maior for a formação acadêmica. É de grande valia, apurar a influência da área de formação de universitários nessa prática. O presente estudo teve como objetivo avaliar a prática da automedicação entre os estudantes dos cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia e Nutrição), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus de Cuité – PB. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativo/quantitativo de caráter descritivo e transversal. O instrumento de pesquisa utilizado para avaliar o comportamento de risco para o desenvolvimento da pesquisa foi o questionário auto preenchível. Os questionários foram numerados, e em seguida, transpostos para uma plataforma digital utilizando os recursos do Programa Microsoft Access versão 2010. Para a validação da digitação foi utilizado o Programa Epi Info, versão 6.02. Após a digitação, o banco de dados foi transferido para o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS)versão 13.0 para a análise estatística dos dados. Os resultados mostraram que a maioria dos universitários eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 25 anos de idade, pardos. Foi observado que as classes de medicamentos mais utilizadas foram analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais, suplemento vitamínico, ansiolíticos, anticoncepcionais. Destacou-se que a maioria dos estudantes entrevistados tomam medicamentos por conta própria e por influencia dos pais e todos sentem-se seguros ao fazer uso da prática da automedicação. Concluiu-se, que esse estudo contribui então para um novo olhar, considerando os múltiplos fatores que estão envolvidos em torno da automedicação entre estudantes universitários. O farmacêutico possui papel fundamental para orientação adequada aos e a forma correta de usar de medicamentos. |
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Análise da automedicação em estudantes dos cursos da área de saúde da UFCG - CES - Campus Cuité.Self-medication analysis in students of health courses at UFCG - CES - Campus Cuité.Análisis de la automedicación en estudiantes de cursos de salud de la UFCG - CES - Campus Cuité.Análisis de la automedicación en estudiantes de cursos de salud de la UFCG - CES - Campus Cuité.AutomedicaçãoUniversitáriosUso racional de medicamentosSelf-medicationCollegestudentsRational use of medicinesAutomedicaciónEstudiantes universitariosAutomedicaciónSaúde PúblicaA automedicação vem se tornando ao longo dos anos um grave problema de saúde pública, em virtude da facilidade de informação sobre um determinado fármaco ou pela facilidade em consegui-lo. Com essa prática é possível ocasionar uma série de riscos à sociedade, englobando os estudantes universitários por se tratar de uma parte da sociedade mais susceptível a este tipo de ato. Existe um elo entre o autoconhecimento do estado de saúde e a automedicação como prática escolhida entre os universitários, uma vez que esse grupo tem conhecimento sobre os efeitos farmacológicos. A automedicação detectada neste grupo é mais evoluída quanto maior for a formação acadêmica. É de grande valia, apurar a influência da área de formação de universitários nessa prática. O presente estudo teve como objetivo avaliar a prática da automedicação entre os estudantes dos cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia e Nutrição), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus de Cuité – PB. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativo/quantitativo de caráter descritivo e transversal. O instrumento de pesquisa utilizado para avaliar o comportamento de risco para o desenvolvimento da pesquisa foi o questionário auto preenchível. Os questionários foram numerados, e em seguida, transpostos para uma plataforma digital utilizando os recursos do Programa Microsoft Access versão 2010. Para a validação da digitação foi utilizado o Programa Epi Info, versão 6.02. Após a digitação, o banco de dados foi transferido para o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS)versão 13.0 para a análise estatística dos dados. Os resultados mostraram que a maioria dos universitários eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 25 anos de idade, pardos. Foi observado que as classes de medicamentos mais utilizadas foram analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais, suplemento vitamínico, ansiolíticos, anticoncepcionais. Destacou-se que a maioria dos estudantes entrevistados tomam medicamentos por conta própria e por influencia dos pais e todos sentem-se seguros ao fazer uso da prática da automedicação. Concluiu-se, que esse estudo contribui então para um novo olhar, considerando os múltiplos fatores que estão envolvidos em torno da automedicação entre estudantes universitários. O farmacêutico possui papel fundamental para orientação adequada aos e a forma correta de usar de medicamentos.Self-medication has become, over the years, a serious public health problem, due to the ease of information about a particular drug or the ease in obtaining it. With this practice it is possible to cause a series of risks to society, involving university students because it is a part of the society most susceptible to this type of act. There is a link between self-knowledge of health status and self-medication as a practice chosen among university students, since this group has knowledge about pharmacological effects. The self-medication detected in this group is more evolved the greater the academic training. It is of great value, to ascertain the influence of the university training area in this practice. The objective of this study was to evaluate the practice of self - medication among the students of the health courses (Nursing, Pharmacy and Nutrition), Federal University of Campina Grande (UFCG) - Campus de Cuité - PB. A descriptive and cross - sectional qualitative / quantitative field survey was conducted. The research instrument used to evaluate the risk behavior for the development of the research was the self-fulfilling questionnaire. The questionnaires were numbered and then transposed to a digital platform using the features of the Microsoft Access version 2010 program. For the validation of the typing the Epi Info program version 6.02 was used. After typing, the database was transferred to the Statistical Package for Social Science (SPSS) version 13.0 for statistical analysis of the data. The results showed that the majority of university students were female, aged between 18 and 25 years old, brown. It was observed that the classes of drugs most used were analgesic, anti-inflammatory, anti-influenza, vitamin supplement, anxiolytics, contraceptives. It was pointed out that most of the students interviewed take medicines on their own account and by influence of parents and everyone feels safe when using the practice of self-medication. It was concluded that this study contributes to a new look, considering the multiple factors that are involved in self-medication among university students. The pharmacist has a fundamental role for proper orientation to and the correct use of medications.A lo largo de los años, la automedicación se ha convertido en un grave problema de salud pública, debido a la facilidad de información sobre un determinado fármaco o la facilidad para obtenerlo. Con esta práctica se pueden ocasionar una serie de riesgos a la sociedad, incluyendo a los universitarios por ser una parte de la sociedad más susceptible a este tipo de actos. Existe un vínculo entre el autoconocimiento del estado de salud y la automedicación como práctica elegida entre los estudiantes universitarios, ya que este grupo es consciente de los efectos farmacológicos. La automedicación detectada en este grupo es más evolucionada cuanto mayor es la formación académica. Es de gran valor determinar la influencia del área de formación de los universitarios en esta práctica. El presente estudio tuvo como objetivo evaluar la práctica de la automedicación entre estudiantes de cursos de salud (Enfermería, Farmacia y Nutrición), de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus de Cuité - PB. Se realizó una investigación de campo cualitativa/cuantitativa descriptiva y transversal. El instrumento de investigación utilizado para evaluar las conductas de riesgo para el desarrollo de la investigación fue el cuestionario autodiligenciado. Los cuestionarios fueron numerados y luego transferidos a una plataforma digital utilizando los recursos del Programa Microsoft Access, versión 2010. Para la validación de la digitación se utilizó el Programa Epi Info, versión 6.02. Después de tipear, la base de datos se transfirió al Paquete Estadístico para Ciencias Sociales (SPSS) versión 13.0 para el análisis estadístico de los datos. Los resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes universitarios eran mujeres, con edades entre 18 y 25 años, morenas. Se observó que las clases de fármacos más utilizadas fueron analgésicos, antiinflamatorios, antigripales, suplemento vitamínico, ansiolíticos, anticonceptivos. Se destacó que la mayoría de los estudiantes entrevistados toman medicamentos por sí mismos y bajo la influencia de sus padres, y todos se sienten seguros al utilizar la práctica de la automedicación. Se concluyó que este estudio contribuye entonces a una nueva mirada, considerando los múltiples factores que intervienen en torno a la automedicación entre universitarios. El farmacéutico juega un papel fundamental en la orientación adecuada y la forma correcta de utilizar los medicamentos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMENEZES, Maria Emília da Silva.MENEZES, M. E. S.http://lattes.cnpq.br/6013954511475818MEDEIROS, Francinalva Dantas de.OLIVEIRA, Fernando de SousaFONTES, Sayonara Thayse Oliveira.2019-06-122019-10-22T11:09:49Z2019-10-222019-10-22T11:09:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8310FONTES, Sayonara Thayse Oliveira. 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A automedicação vem se tornando ao longo dos anos um grave problema de saúde pública, em virtude da facilidade de informação sobre um determinado fármaco ou pela facilidade em consegui-lo. Com essa prática é possível ocasionar uma série de riscos à sociedade, englobando os estudantes universitários por se tratar de uma parte da sociedade mais susceptível a este tipo de ato. Existe um elo entre o autoconhecimento do estado de saúde e a automedicação como prática escolhida entre os universitários, uma vez que esse grupo tem conhecimento sobre os efeitos farmacológicos. A automedicação detectada neste grupo é mais evoluída quanto maior for a formação acadêmica. É de grande valia, apurar a influência da área de formação de universitários nessa prática. O presente estudo teve como objetivo avaliar a prática da automedicação entre os estudantes dos cursos da área da saúde (Enfermagem, Farmácia e Nutrição), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus de Cuité – PB. Foi realizada uma pesquisa de campo qualitativo/quantitativo de caráter descritivo e transversal. O instrumento de pesquisa utilizado para avaliar o comportamento de risco para o desenvolvimento da pesquisa foi o questionário auto preenchível. Os questionários foram numerados, e em seguida, transpostos para uma plataforma digital utilizando os recursos do Programa Microsoft Access versão 2010. Para a validação da digitação foi utilizado o Programa Epi Info, versão 6.02. Após a digitação, o banco de dados foi transferido para o Programa Statistical Package for Social Science (SPSS)versão 13.0 para a análise estatística dos dados. Os resultados mostraram que a maioria dos universitários eram do sexo feminino, com idade entre 18 a 25 anos de idade, pardos. Foi observado que as classes de medicamentos mais utilizadas foram analgésicos, anti-inflamatórios, antigripais, suplemento vitamínico, ansiolíticos, anticoncepcionais. Destacou-se que a maioria dos estudantes entrevistados tomam medicamentos por conta própria e por influencia dos pais e todos sentem-se seguros ao fazer uso da prática da automedicação. Concluiu-se, que esse estudo contribui então para um novo olhar, considerando os múltiplos fatores que estão envolvidos em torno da automedicação entre estudantes universitários. O farmacêutico possui papel fundamental para orientação adequada aos e a forma correta de usar de medicamentos. |
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