Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Francisca Amaro dos.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163
Resumo: O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre a indisciplina na escola deixando lacunas no processo ensino-aprendizagem nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Crispim Coelho, Cajazeiras-PB. De modo que, aplicamos um questionário com sete professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a problemática, como as crianças consideradas "indisciplinadas" lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo a indisciplina tem afetado o caminhar das aulas dessas professoras. A seguir, fizemos a analise do questionário a partir da nossa compreensão e a luz de fundamentais teóricas de diferentes autores. Realizamos ainda um trabalho de pesquisa com a família dos discentes do 3° serie, no intuito de identificar a causa da indisciplina na escola segundo algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. E necessário que a escola faca valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com atividades voltadas para amizade e respeito com o outro percebemos o quanto foi proveitoso, pois as crianças se mostram atraída e participativa durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi grandioso para a nossa formação e prática docente.
id UFCG_38007c28dc63338c00e06a1092ed7188
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13163
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.Indiscipline versus learning: a significant approach.Indisciplina escolarPráticas disciplinaresEscola e disciplinamentoMetodologia de docentes- alunos indisciplinadosSchool indisciplineDisciplinary practicesSchool and disciplineMethodology of teachers - undisciplined studentsO trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre a indisciplina na escola deixando lacunas no processo ensino-aprendizagem nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Crispim Coelho, Cajazeiras-PB. De modo que, aplicamos um questionário com sete professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a problemática, como as crianças consideradas "indisciplinadas" lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo a indisciplina tem afetado o caminhar das aulas dessas professoras. A seguir, fizemos a analise do questionário a partir da nossa compreensão e a luz de fundamentais teóricas de diferentes autores. Realizamos ainda um trabalho de pesquisa com a família dos discentes do 3° serie, no intuito de identificar a causa da indisciplina na escola segundo algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. E necessário que a escola faca valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com atividades voltadas para amizade e respeito com o outro percebemos o quanto foi proveitoso, pois as crianças se mostram atraída e participativa durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi grandioso para a nossa formação e prática docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SANTOS, Francisca Amaro dos.20082020-07-06T13:26:50Z2020-07-062020-07-06T13:26:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163SANTOS, Francisca Amaro dos. Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T18:32:47Zoai:localhost:riufcg/13163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T18:32:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
Indiscipline versus learning: a significant approach.
title Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
spellingShingle Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
SANTOS, Francisca Amaro dos.
Indisciplina escolar
Práticas disciplinares
Escola e disciplinamento
Metodologia de docentes- alunos indisciplinados
School indiscipline
Disciplinary practices
School and discipline
Methodology of teachers - undisciplined students
title_short Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
title_full Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
title_fullStr Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
title_full_unstemmed Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
title_sort Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa.
author SANTOS, Francisca Amaro dos.
author_facet SANTOS, Francisca Amaro dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Francisca Amaro dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Práticas disciplinares
Escola e disciplinamento
Metodologia de docentes- alunos indisciplinados
School indiscipline
Disciplinary practices
School and discipline
Methodology of teachers - undisciplined students
topic Indisciplina escolar
Práticas disciplinares
Escola e disciplinamento
Metodologia de docentes- alunos indisciplinados
School indiscipline
Disciplinary practices
School and discipline
Methodology of teachers - undisciplined students
description O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre a indisciplina na escola deixando lacunas no processo ensino-aprendizagem nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Crispim Coelho, Cajazeiras-PB. De modo que, aplicamos um questionário com sete professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a problemática, como as crianças consideradas "indisciplinadas" lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo a indisciplina tem afetado o caminhar das aulas dessas professoras. A seguir, fizemos a analise do questionário a partir da nossa compreensão e a luz de fundamentais teóricas de diferentes autores. Realizamos ainda um trabalho de pesquisa com a família dos discentes do 3° serie, no intuito de identificar a causa da indisciplina na escola segundo algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. E necessário que a escola faca valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com atividades voltadas para amizade e respeito com o outro percebemos o quanto foi proveitoso, pois as crianças se mostram atraída e participativa durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi grandioso para a nossa formação e prática docente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-07-06T13:26:50Z
2020-07-06
2020-07-06T13:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163
SANTOS, Francisca Amaro dos. Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13163
identifier_str_mv SANTOS, Francisca Amaro dos. Indisciplina versus aprendizagem: uma abordagem significativa. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445926539264