Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Airton Cosmo de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36013
Resumo: Jogos e brincadeiras tem um papel fundamental para o desenvolvimento das crianças no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos podem ser percebidos em diferentes perspectivas, pois ajuda a criança no desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, afetivas, sociais e motora. Já a brincadeira, apresenta atividades livre e espontânea, por meio da simbolização, o qual, as crianças desenvolvem situações do seu cotidiano. Assim, ambos contribuem para a aprendizagem, interação, socialização e crescimento afetivo de cada educando. Na monografia temos como problema de pesquisa: Qual a percepção de professoras do campo, acerca do brincar em sala de aula na Educação Infantil? Para responder a esse questionamento elaboramos o objetivo geral: Investigar a utilização das brincadeiras em sala de aula na Educação Infantil do campo, a partir da percepção de professoras. Nos objetivos específicos: Conceituar jogos e brincadeiras, a partir de diferentes autores, mediando com a perspectiva de professoras da escola do campo; conhecer que tipos de Jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula na Educação Infantil, que favorecem o processo da aprendizagem das crianças do campo; refletir se os jogos e brincadeiras disponibilizados ou vivenciados oportunizam o desenvolvimento integral da criança, considerando os aspectos cognitivo, afetivo, motor e social. Realizamos uma pesquisa de campo em uma Escola do campo localizada no município de Cajazeiras/PB, a partir da utilização de um questionário contendo seis questões abertas, com três professoras da Educação Infantil. Nas discussões e reflexões, acerca da temática e conceitos, que concebe esse estudo, utilizamos os seguintes autores: Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Freire (1996), Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002), Carvalho (2016) e Matos (2002), dentre outros. Assim, os dados coletados foram analisados, a partir da Análise de conteúdo na modalidade temática, considerando o olhar das professoras para cada questionamento elencado. Os resultados apresentados, nessa pesquisa, destacam a relevância da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, sendo reconhecidos por documentos oficiais, bem como, apresentamos a contribuição teórica de diferentes autores. Desse modo, evidenciamos que os jogos e brincadeiras, tem um papel importante no processo educacional das crianças na Educação Infantil, o qual, propicia aprendizagens, socialização e o desenvolvimento de habilidades: físicas, motora, afetiva e cognitiva, ao mesmo tempo que favorece a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento integral.
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Para responder a esse questionamento elaboramos o objetivo geral: Investigar a utilização das brincadeiras em sala de aula na Educação Infantil do campo, a partir da percepção de professoras. Nos objetivos específicos: Conceituar jogos e brincadeiras, a partir de diferentes autores, mediando com a perspectiva de professoras da escola do campo; conhecer que tipos de Jogos e brincadeiras são utilizados em sala de aula na Educação Infantil, que favorecem o processo da aprendizagem das crianças do campo; refletir se os jogos e brincadeiras disponibilizados ou vivenciados oportunizam o desenvolvimento integral da criança, considerando os aspectos cognitivo, afetivo, motor e social. Realizamos uma pesquisa de campo em uma Escola do campo localizada no município de Cajazeiras/PB, a partir da utilização de um questionário contendo seis questões abertas, com três professoras da Educação Infantil. Nas discussões e reflexões, acerca da temática e conceitos, que concebe esse estudo, utilizamos os seguintes autores: Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Freire (1996), Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002), Carvalho (2016) e Matos (2002), dentre outros. Assim, os dados coletados foram analisados, a partir da Análise de conteúdo na modalidade temática, considerando o olhar das professoras para cada questionamento elencado. Os resultados apresentados, nessa pesquisa, destacam a relevância da utilização dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, sendo reconhecidos por documentos oficiais, bem como, apresentamos a contribuição teórica de diferentes autores. Desse modo, evidenciamos que os jogos e brincadeiras, tem um papel importante no processo educacional das crianças na Educação Infantil, o qual, propicia aprendizagens, socialização e o desenvolvimento de habilidades: físicas, motora, afetiva e cognitiva, ao mesmo tempo que favorece a criatividade, a curiosidade e o desenvolvimento integral.Games and play have a fundamental role in the development of children in the teaching learning process. Games can be perceived from different perspectives, as they help children develop different cognitive, affective, social and motor skills. Play, on the other hand, presents free and spontaneous activities through symbolization, in which children develop situations from their daily lives. Thus, both contribute to the learning, interaction, socialization and affective growth of each student. In the monograph, we have as a research problem: What is the perception of rural teachers about playing in the classroom in Early Childhood Education? To answer this question, we developed the general objective: investigate the use of games in the classroom in rural Early Childhood Education, based on the perception of teachers. In the specific objectives: conceptualize games and play from different authors, mediating with the perspective of rural schoolteachers; know what types of games are used in rural Early Childhood Education classrooms that favor the children learning process; reflect on whether the games and play made available or experienced provide opportunities for the child's integral development, considering the cognitive, affective, motor and social aspects. We carried out field research in a rural school located in the city of Cajazeiras/PB, using a questionnaire containing six open questions and three Early Childhood Education teachers. In the discussions and reflections about the theme and concepts that conceive this study, we used the following authors: Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Freire (1996), Crepaldi (2010), Barros (1990), Trivinos (1987), Oliveira (2002), Carvalho (2016) and Matos (2002), among others. In this way, the collected data was analyzed based on contente analysis in the thematic modality, considering the teachers' perspective on each question listed. The results presented in this research highlight the relevance of using games and play in Early Childhood Education, which is recognized by official documents, as well as the theoretical contributions of different authors. Therefore, we demonstrate that games and play have an important role in the educational process of children in Early Childhood Education which provides learning, socialization and the development of skills (physical, motor, affective and cognitive) at the same time as promoting creativity, curiosity and integral development.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FEITOSA, Belijane Marques.SOUZA, Airton Cosmo de.2023-10-312024-06-11T13:38:34Z2024-06-112024-06-11T13:38:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36013SOUZA, Airton Cosmo de. Jogos e brincadeiras na escola do campo: percepções de professorasr. 2023. 47f. 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