Sistema de controle semafórico por demanda de tráfego utilizando tecnologia GPRS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Giulliano Cavalcanti.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17371
Resumo: Os semáforos podem ser programados de diferentes maneiras, dependendo das condições do tráfego e da via. Na Operação em Tempo Fixo, os semáforos são programados a partir de dados históricos das condições do tráfego no local. A Operação Atuada ou Por Demanda de Tráfego, os semáforos respondem às condições reais do tráfego no local. Estrategicamente, os semáforos podem operar isoladamente ou em rede com os semáforos adjacentes. O manual oficial sobre a sinalização semáforica, com enfoque no cálculo e programação dos tempos, foi publicado pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) em 1979, e sua segunda edição publicada em 1984. Um novo Manual está em elaboração, por um Grupo Técnico formado pelo DENATRAN. Para fins deste trabalho, a Operação Atuada é a que pode responder às condições reais do trânsito, pois os semáforos programados em Tempo Fixo não são capazes de prever uma situação nova que venha a ocorrer e tomar uma decisão coerente com a situação. Em locais onde existam bruscas variações de tráfego – horas de pico, entre picos e flutuações -, a operação em Tempo Fixo não é interessante. De acordo com Kell e Fullerton (1991), o Princípio da Extensão é amplamente aplicado às estratégias de controle atuado cujo objetivo principal é otimizar a travessia de uma interseção quanto ao tempo e ao gasto de combustível. A proposta do presente trabalho é: desenvolver um algoritmo e um programa em C para implementação do Princípio da Extensão em uma arquitetura microcontrolada, onde a rede GSM através da Tecnologia GPRS dão suporte à comunicação entre os Controladores Semafóricos e um sistema Supervisório de Controle Remoto. Um Módulo TC 65 da SIEMENS é proposto para conectar cada controlador a rede GSM. Neste documento também são apresentadas todas as dificuldades encontradas durante o seu desenvolvimento, bem como propostas para trabalhos futuros.
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Na Operação em Tempo Fixo, os semáforos são programados a partir de dados históricos das condições do tráfego no local. A Operação Atuada ou Por Demanda de Tráfego, os semáforos respondem às condições reais do tráfego no local. Estrategicamente, os semáforos podem operar isoladamente ou em rede com os semáforos adjacentes. O manual oficial sobre a sinalização semáforica, com enfoque no cálculo e programação dos tempos, foi publicado pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) em 1979, e sua segunda edição publicada em 1984. Um novo Manual está em elaboração, por um Grupo Técnico formado pelo DENATRAN. Para fins deste trabalho, a Operação Atuada é a que pode responder às condições reais do trânsito, pois os semáforos programados em Tempo Fixo não são capazes de prever uma situação nova que venha a ocorrer e tomar uma decisão coerente com a situação. Em locais onde existam bruscas variações de tráfego – horas de pico, entre picos e flutuações -, a operação em Tempo Fixo não é interessante. De acordo com Kell e Fullerton (1991), o Princípio da Extensão é amplamente aplicado às estratégias de controle atuado cujo objetivo principal é otimizar a travessia de uma interseção quanto ao tempo e ao gasto de combustível. A proposta do presente trabalho é: desenvolver um algoritmo e um programa em C para implementação do Princípio da Extensão em uma arquitetura microcontrolada, onde a rede GSM através da Tecnologia GPRS dão suporte à comunicação entre os Controladores Semafóricos e um sistema Supervisório de Controle Remoto. Um Módulo TC 65 da SIEMENS é proposto para conectar cada controlador a rede GSM. Neste documento também são apresentadas todas as dificuldades encontradas durante o seu desenvolvimento, bem como propostas para trabalhos futuros.The lights can be programmed in different ways, depending on traffic conditions and route. In Operation in Fixed Time, the lights are programmed from historical data on traffic conditions on site. Operation or Acted On Demand Traffic, traffic lights respond to actual traffic on the site. Strategically, the lights can operate alone or networked with the traffic lights adjacent. The official manual on signaling traffic lights, with a focus on computing and programming of the times, was published by DENATRAN (National Traffic Department) in 1979 and its second edition published in 1984. A new manual is being drafted by a technical group formed by DENATRAN. For purposes of this study, Operation Acted is that which can respond to actual traffic because the traffic lights programmed in Fixed Time are not able to provide a new situation that might occur and make a decision consistent with the situation. In places where there are sudden changes in traffic - the peak hours, between peaks and fluctuations - the operation in Fixed Time is not attractive. According to Kell and Fullerton (1991), The Principle of Extension is widely applied to the actuated control strategies whose main objective is to optimize the crossing of an intersection as to time and fuel usage. The purpose of this paper is to develop an algorithm and a C program for implementation of the Principle of Extension in an architecture microcontroller, where the GSM network through GPRS technology to support communication between the traffic control system and a Supervisory Remote Control. A CT module 65 of SIEMENS is proposed to connect each controller to the GSM network. This document also presents all the difficulties encountered during its development, and proposals for future work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGMONTERO, Luis Reyes Rosales.MONTERO, L. R. R.http://lattes.cnpq.br/0435979545751833BEZERRA, Giulliano Cavalcanti.2010-04-052021-02-24T17:26:11Z2021-02-242021-02-24T17:26:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17371BEZERRA, Giulliano Cavalcanti. Sistema de controle semafórico por demanda de tráfego utilizando tecnologia GPRS. 2010. 84f. Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-02-24T17:28:17Zoai:localhost:riufcg/17371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-02-24T17:28:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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