Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, Kátia Simone Ramos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.feitosa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
Resumo: O presente discute o tema da proficiência na habilidade de leitura e escrita entre os discentes do PROEJA da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rodolfo Santa Cruz, localizada no município de Sumé. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral analisar quais são as dificuldades que os alunos do PROEJA, das turmas de 3ª e 4ª série sentem com relação à aprendizagem de leitura e escrita. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Como a professora da turma analisada utiliza métodos eficazes para aprimorar a aprendizagem de leitura e escrita com esses alunos?, Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, descritivo, qualitativo e com características predominantes de estudo de caso. Como resultado pode ser salientado que há um esforço admirável por parte da educadora em planejar atividades relacionadas com as experiências dos educandos, levando em consideração os conhecimentos prévios deles, daí partindo para a apreensão de outros conhecimentos. Há também uma considerável participação dos educandos nesse processo, e essa motivação colabora positivamente no ensino e na aprendizagem. Sendo assim, ficou claro também que faltam maiores incentivos e apoio da coordenação desse programa, no sentido de orientar o educador, colaborar com materiais didáticos, pois a educadora por ter pouca experiência docente, ainda necessita de um olhar técnico e pedagógico.
id UFCG_d708d94fa7ed5978cd129a4f0025bf9a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5356
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.Difficulties encountered in the reading and writing process of youth and adult education students in a municipal school in the city of Sumé-PB.Leitura e escrita - alunosEducação de jovens e adultosAprendizagem.Reading and writing - studentsYouth and Adult EducationLearning.O presente discute o tema da proficiência na habilidade de leitura e escrita entre os discentes do PROEJA da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rodolfo Santa Cruz, localizada no município de Sumé. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral analisar quais são as dificuldades que os alunos do PROEJA, das turmas de 3ª e 4ª série sentem com relação à aprendizagem de leitura e escrita. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Como a professora da turma analisada utiliza métodos eficazes para aprimorar a aprendizagem de leitura e escrita com esses alunos?, Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, descritivo, qualitativo e com características predominantes de estudo de caso. Como resultado pode ser salientado que há um esforço admirável por parte da educadora em planejar atividades relacionadas com as experiências dos educandos, levando em consideração os conhecimentos prévios deles, daí partindo para a apreensão de outros conhecimentos. Há também uma considerável participação dos educandos nesse processo, e essa motivação colabora positivamente no ensino e na aprendizagem. Sendo assim, ficou claro também que faltam maiores incentivos e apoio da coordenação desse programa, no sentido de orientar o educador, colaborar com materiais didáticos, pois a educadora por ter pouca experiência docente, ainda necessita de um olhar técnico e pedagógico.The present work, discusses the subject of proficiency in reading and writing skills among the students of PROEJA of the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Rodolfo Santa Cruz, located in the municipality of Sumé. Within this context, this study has as a general objective to analyze what are the difficulties that students of PROEJA, 3rd and 4th grade classes feel about reading and writing learning. As a guiding question in this study, we ask the following question: How does the teacher of the analyzed class use effective methods to improve reading and writing learning with these students ?, Methodologically, the present study is configured as a case study, bibliographic, descriptive, qualitative And with predominant case study characteristics. As a result it can be pointed out that there is an admirable effort on the part of the educator to plan activities related to the learners' experiences, taking into account their previous knowledge, from there to the apprehension of other knowledge. There is also considerable participation of learners in this process, and this motivation positively contributes to teaching and learning. Thus, it was also clear that there is a lack of greater incentives and support from the coordination of this program, in order to guide the educator, to collaborate with didactic materials, since the educator because she has little teaching experience still needs a technical and pedagogical look.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLADOSKY, Mário Henrique Guedes.LADOSKY, M. H. G.http://lattes.cnpq.br/7412174016769913LIMA, Norma Maria de Oliveira.ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.FEITOSA, Kátia Simone Ramos.2017-05-242019-08-02T14:24:09Z2019-08-022019-08-02T14:24:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.feitosahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356FEITOSA, kátia Simone Ramos. Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T17:55:41Zoai:localhost:riufcg/5356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T17:55:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
Difficulties encountered in the reading and writing process of youth and adult education students in a municipal school in the city of Sumé-PB.
title Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
spellingShingle Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
FEITOSA, Kátia Simone Ramos.
Leitura e escrita - alunos
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem.
Reading and writing - students
Youth and Adult Education
Learning.
title_short Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
title_full Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
title_fullStr Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
title_full_unstemmed Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
title_sort Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.
author FEITOSA, Kátia Simone Ramos.
author_facet FEITOSA, Kátia Simone Ramos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
LADOSKY, M. H. G.
http://lattes.cnpq.br/7412174016769913
LIMA, Norma Maria de Oliveira.
ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, Kátia Simone Ramos.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita - alunos
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem.
Reading and writing - students
Youth and Adult Education
Learning.
topic Leitura e escrita - alunos
Educação de jovens e adultos
Aprendizagem.
Reading and writing - students
Youth and Adult Education
Learning.
description O presente discute o tema da proficiência na habilidade de leitura e escrita entre os discentes do PROEJA da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rodolfo Santa Cruz, localizada no município de Sumé. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral analisar quais são as dificuldades que os alunos do PROEJA, das turmas de 3ª e 4ª série sentem com relação à aprendizagem de leitura e escrita. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Como a professora da turma analisada utiliza métodos eficazes para aprimorar a aprendizagem de leitura e escrita com esses alunos?, Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, descritivo, qualitativo e com características predominantes de estudo de caso. Como resultado pode ser salientado que há um esforço admirável por parte da educadora em planejar atividades relacionadas com as experiências dos educandos, levando em consideração os conhecimentos prévios deles, daí partindo para a apreensão de outros conhecimentos. Há também uma considerável participação dos educandos nesse processo, e essa motivação colabora positivamente no ensino e na aprendizagem. Sendo assim, ficou claro também que faltam maiores incentivos e apoio da coordenação desse programa, no sentido de orientar o educador, colaborar com materiais didáticos, pois a educadora por ter pouca experiência docente, ainda necessita de um olhar técnico e pedagógico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
2019-08-02T14:24:09Z
2019-08-02
2019-08-02T14:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.feitosa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
FEITOSA, kátia Simone Ramos. Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.feitosa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
identifier_str_mv FEITOSA, kátia Simone Ramos. Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892110622851072