Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Gabrielly Ohana de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.moura
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513
Resumo: O objeto de investigação desta pesquisa foi o ensino de Geografia realizado nas escolas públicas do município de Sumé – PB, a principio foi realizada uma investigação de como vem ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem da referida disciplina escolar utilizando como proposta metodológica a Aula de Campo. Desta forma, essa pesquisa teve por objetivo geral verificar como a Aula de Campo está sendo utilizada metodologicamente nas aulas de Geografia nas escolas públicas do município de Sumé – PB e como objetivos específicos: Discutir o desenvolvimento do ensino de Geografia e sua relação com Aula de Campo no processo de ensino - aprendizagem nas aulas, como também, realizar um perfil do ensino de Geografia nas escolas pesquisadas relacionando com a Aula de Campo. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, que foi realizada em dois momentos: no primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico na biblioteca do CDSA, em livros e sites das seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Aula de Campo e sobre metodologia. No segundo momento foi realizada a pesquisa de campo nas escolas públicas de Sumé - PB que atendem o público do ensino Fundamental II, como aplicação de questionários aos alunos do 9º ano e aos professores de Geografia. Esta pesquisa nos mostrou as possibilidades de uso da Aula de Campo como uma metodologia que pode proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada, e mostra ainda à realidade vivida nas aulas de Geografia das escolas de Sumé. As Aulas de Campo ocorrem sem que aconteçam etapas e avaliações condizentes com a atividade realizada, o que pode prejudicar a aprendizagem e envolvimento dos alunos, tornando a Aula de Campo como mais um passeio para fugir de aulas convencionais.
id UFCG_421bee22020d600cf4d079103d6f8368
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5513
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.Methodological activity in the teaching of geography: the case of field class in public schools in the city of Sumé-Paraíba.Ensino de GeografiaAula de campoMetodologia de ensinoGeography TeachingField classTeaching MethodologyO objeto de investigação desta pesquisa foi o ensino de Geografia realizado nas escolas públicas do município de Sumé – PB, a principio foi realizada uma investigação de como vem ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem da referida disciplina escolar utilizando como proposta metodológica a Aula de Campo. Desta forma, essa pesquisa teve por objetivo geral verificar como a Aula de Campo está sendo utilizada metodologicamente nas aulas de Geografia nas escolas públicas do município de Sumé – PB e como objetivos específicos: Discutir o desenvolvimento do ensino de Geografia e sua relação com Aula de Campo no processo de ensino - aprendizagem nas aulas, como também, realizar um perfil do ensino de Geografia nas escolas pesquisadas relacionando com a Aula de Campo. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, que foi realizada em dois momentos: no primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico na biblioteca do CDSA, em livros e sites das seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Aula de Campo e sobre metodologia. No segundo momento foi realizada a pesquisa de campo nas escolas públicas de Sumé - PB que atendem o público do ensino Fundamental II, como aplicação de questionários aos alunos do 9º ano e aos professores de Geografia. Esta pesquisa nos mostrou as possibilidades de uso da Aula de Campo como uma metodologia que pode proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada, e mostra ainda à realidade vivida nas aulas de Geografia das escolas de Sumé. As Aulas de Campo ocorrem sem que aconteçam etapas e avaliações condizentes com a atividade realizada, o que pode prejudicar a aprendizagem e envolvimento dos alunos, tornando a Aula de Campo como mais um passeio para fugir de aulas convencionais.El objeto de investigación de esa pesquisa fue, la enseñanza de Geografía realizado en las escuelas públicas del municipio de Sumé, Paraíba-PB. A comienzo fue hecho una investigación de cómo viene ocurriendo el proceso de enseñanza-aprendizaje de la referida disciplina, utilizando como propuesta metodológica la clase de campo. De esta forma, esta pesquisa tuvo como objetivo general verificar como la clase de campo está siendo utilizada metodológicamente en las clases de Geografía en las escuelas del municipio de Sumé –PB e por objetivos específicos: discutir el desarrollo de la enseñanza de Geografía y su relación con la clase de campo, en el proceso de enseñanza y aprendizaje en las clases de Geografía, en las escuelas pesquisadas relacionando con la clase de campo. En esa pesquisa utilizamos como metodología la pesquisa cualitativa, que fue realizada en dos momentos: en el primero momento fue realizado un levantamiento bibliográfico en la biblioteca del CDSA, en libros y en sitios de la siguiente temática: enseñanza de Geografía, clase de campo y sobretodo metodología. En el segundo momento fue realizada una pesquisa de campo en las escuelas públicas en el municipio de Sumé, que atienden al público de la enseñanza fundamental II, con aplicación de un cuestionario para los alumnos del 9º año, como también a los profesores de Geografía. Esta pesquisa nos mostró las posibilidades de uso de la clase de campo, como una metodología que puede proporcionar un aprendizaje significativa y contextualizada, y muestra todavía la realidad vivida en las clases de Geografía de las escuelas de Sumé, las clases de campo ocurren sin que ocurran etapas de evaluaciones coherentes con la actividad realizada, lo que puede dañar el aprendizaje y entendimiento de los alumnos, tornando la clase de campo como un paseo, para huir de la clase dentro de la escuela.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.MOURA, Gabrielly Ohana de.2015-02-052019-08-07T17:46:03Z2019-08-072019-08-07T17:46:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.mourahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513MOURA, Gabrielly Ohana de. Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba. 2015. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:14:40Zoai:localhost:riufcg/5513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:14:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
Methodological activity in the teaching of geography: the case of field class in public schools in the city of Sumé-Paraíba.
title Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
spellingShingle Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
MOURA, Gabrielly Ohana de.
Ensino de Geografia
Aula de campo
Metodologia de ensino
Geography Teaching
Field class
Teaching Methodology
title_short Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
title_full Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
title_fullStr Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
title_full_unstemmed Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
title_sort Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba.
author MOURA, Gabrielly Ohana de.
author_facet MOURA, Gabrielly Ohana de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Gabrielly Ohana de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Aula de campo
Metodologia de ensino
Geography Teaching
Field class
Teaching Methodology
topic Ensino de Geografia
Aula de campo
Metodologia de ensino
Geography Teaching
Field class
Teaching Methodology
description O objeto de investigação desta pesquisa foi o ensino de Geografia realizado nas escolas públicas do município de Sumé – PB, a principio foi realizada uma investigação de como vem ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem da referida disciplina escolar utilizando como proposta metodológica a Aula de Campo. Desta forma, essa pesquisa teve por objetivo geral verificar como a Aula de Campo está sendo utilizada metodologicamente nas aulas de Geografia nas escolas públicas do município de Sumé – PB e como objetivos específicos: Discutir o desenvolvimento do ensino de Geografia e sua relação com Aula de Campo no processo de ensino - aprendizagem nas aulas, como também, realizar um perfil do ensino de Geografia nas escolas pesquisadas relacionando com a Aula de Campo. Nessa pesquisa utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, que foi realizada em dois momentos: no primeiro momento foi realizado um levantamento bibliográfico na biblioteca do CDSA, em livros e sites das seguintes temáticas: Ensino de Geografia, Aula de Campo e sobre metodologia. No segundo momento foi realizada a pesquisa de campo nas escolas públicas de Sumé - PB que atendem o público do ensino Fundamental II, como aplicação de questionários aos alunos do 9º ano e aos professores de Geografia. Esta pesquisa nos mostrou as possibilidades de uso da Aula de Campo como uma metodologia que pode proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada, e mostra ainda à realidade vivida nas aulas de Geografia das escolas de Sumé. As Aulas de Campo ocorrem sem que aconteçam etapas e avaliações condizentes com a atividade realizada, o que pode prejudicar a aprendizagem e envolvimento dos alunos, tornando a Aula de Campo como mais um passeio para fugir de aulas convencionais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-05
2019-08-07T17:46:03Z
2019-08-07
2019-08-07T17:46:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.moura
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513
MOURA, Gabrielly Ohana de. Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba. 2015. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.moura
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513
identifier_str_mv MOURA, Gabrielly Ohana de. Atividade metodológica no ensino de geografia: o caso da aula de campo nas escolas públicas do município de Sumé-Paraíba. 2015. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384345767936