Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252489 |
Resumo: | A utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNSP_2c681470b7d76daea9cf13375873989c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252489 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagemGeography field class: knowledge and practices for the teaching and learning processEnsino de geografiaTrabalho de campoMetodologiaGeography teachingFieldworkMethodologyA utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem.The use of fieldwork in geography is not new, however, even today little is used of a method that has such satisfactory results and that, because it has been studied for so long, should go hand in hand with the teaching of Geography at all levels. Investigating how this methodological proposal, which is fieldwork, has been used in teaching geography is the objective of this work, which also intends to show the importance of using this method to increase the interest of teachers and students in developing these activities. The use of fieldwork in the teaching of Geography can contribute significantly to the training of students, as it makes direct contact with learning, what was learned theoretically within the classroom can be understood and explored in practice in research work. field. This project focuses on qualitative research, so the objective is to understand together with teachers the importance of this activity in teaching geography. Therefore, a questionnaire was applied to teachers in Rio Claro to understand the relevance of this methodology and thus obtain the necessary appreciation of fieldwork in the teaching and learning process.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Stringheta, Igor Salvi2024-01-08T16:53:29Z2024-01-08T16:53:29Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:20:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252489Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:06.056874Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem Geography field class: knowledge and practices for the teaching and learning process |
title |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem Stringheta, Igor Salvi Ensino de geografia Trabalho de campo Metodologia Geography teaching Fieldwork Methodology |
title_short |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_full |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Aula de campo em geografia: saberes e práticas para o processo de ensino e aprendizagem |
author |
Stringheta, Igor Salvi |
author_facet |
Stringheta, Igor Salvi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Diego Corrêa [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stringheta, Igor Salvi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Trabalho de campo Metodologia Geography teaching Fieldwork Methodology |
topic |
Ensino de geografia Trabalho de campo Metodologia Geography teaching Fieldwork Methodology |
description |
A utilização do trabalho de campo na geografia não é recente, porém, ainda hoje pouco se utiliza de um método que tem resultados tão satisfatórios e que por ser estudado a tanto tempo deveria caminhar junto com o ensino da Geografia em todos os níveis. Investigar como essa proposta metodológica que é o trabalho de campo vêm sendo utilizada no ensino da geografia é o objetivo deste trabalho que pretende, também, mostrar a importância da utilização desse método para assim ampliar o interesse dos professores e alunos no desenvolvimento dessas atividades. O uso do trabalho de campo no ensino da Geografia pode contribuir de forma significativa para formação dos alunos, pois faz contato direto com o aprendizado, o que foi aprendido de forma teórica dentro das salas de aula pode ser entendido e explorado na prática em trabalhos de campo. Esse projeto tem um enfoque em pesquisa qualitativa, por isso o objetivo é entender junto com os professores a importância dessa atividade no ensino da geografia. Assim, foi aplicado um questionário para os professores de Rio Claro para compreender a relevância dessa metodologia e obter assim a valorização necessária do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 2024-01-08T16:53:29Z 2024-01-08T16:53:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11449/252489 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129329519919104 |