Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Leandro De Sousa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
Resumo: O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.
id UFCG_4278fabe686f25d18f28c19c2a8d6597
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37330
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.Melopoetic practices on stage: strategies for reading song lyrics in a recorder orchestra.Ensino-aprendizagem não formalPrática de leituraGênero textualMelopoéticaLiteratura e músicaFlauta doce - orquestraOrquestra infanto-juvenil de flauta doceFormação literomusicalEducação musical - Sumé - PBNon-formal teaching and learningReading practiceTextual genreMelopoeticsLiterature and musicRecorder - orchestraChildren's and youth recorder orchestraLiterary-musical trainingMusical education - Sumé - PBLiteratura.Música.O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182024-08-14T22:31:36Z2024-08-142024-08-14T22:31:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330ALMEIDA, Leandro De Sousa. Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330porALMEIDA, Leandro De Sousa.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T22:32:00Zoai:localhost:riufcg/37330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T22:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
Melopoetic practices on stage: strategies for reading song lyrics in a recorder orchestra.
title Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
spellingShingle Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
ALMEIDA, Leandro De Sousa.
Ensino-aprendizagem não formal
Prática de leitura
Gênero textual
Melopoética
Literatura e música
Flauta doce - orquestra
Orquestra infanto-juvenil de flauta doce
Formação literomusical
Educação musical - Sumé - PB
Non-formal teaching and learning
Reading practice
Textual genre
Melopoetics
Literature and music
Recorder - orchestra
Children's and youth recorder orchestra
Literary-musical training
Musical education - Sumé - PB
Literatura.
Música.
title_short Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
title_full Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
title_fullStr Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
title_full_unstemmed Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
title_sort Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
author ALMEIDA, Leandro De Sousa.
author_facet ALMEIDA, Leandro De Sousa.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Leandro De Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem não formal
Prática de leitura
Gênero textual
Melopoética
Literatura e música
Flauta doce - orquestra
Orquestra infanto-juvenil de flauta doce
Formação literomusical
Educação musical - Sumé - PB
Non-formal teaching and learning
Reading practice
Textual genre
Melopoetics
Literature and music
Recorder - orchestra
Children's and youth recorder orchestra
Literary-musical training
Musical education - Sumé - PB
Literatura.
Música.
topic Ensino-aprendizagem não formal
Prática de leitura
Gênero textual
Melopoética
Literatura e música
Flauta doce - orquestra
Orquestra infanto-juvenil de flauta doce
Formação literomusical
Educação musical - Sumé - PB
Non-formal teaching and learning
Reading practice
Textual genre
Melopoetics
Literature and music
Recorder - orchestra
Children's and youth recorder orchestra
Literary-musical training
Musical education - Sumé - PB
Literatura.
Música.
description O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2024-08-14T22:31:36Z
2024-08-14
2024-08-14T22:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
ALMEIDA, Leandro De Sousa. Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
identifier_str_mv ALMEIDA, Leandro De Sousa. Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633547194368