Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734 |
Resumo: | De acordo com Santos e Farias (2004), com o passar dos tempos a humanidade descobriu, conheceu, dominou e transformou a natureza aproveitando-a melhor e estabelecendo outras maneiras de vida, e consequentemente, novas necessidades surgiram e os homens criaram novas técnicas para atenderem suas necessidades, muitas decorrentes do consumo e produção. Devido a rápida transformação do ambiente, sendo ocasionada pelo homem que não obedecem às leis de conservação do meio ambiente dando prioridade as leis econômicas. Dessa forma busca-se modificar de maneira útil a matéria prima oferecida pela natureza, para o bem-estar dos indivíduos, fortalecendo a interação entre homem/natureza, contudo esse processo estimula uma relação diferenciada, já que modificamos de maneira significativa o meio onde estamos inseridos (ARESI & MANICA, 2010). Segundo Lucena et al. (2012), a utilização de práticas metodológicas (reuniões, visitas, oficinas), fortalecem o envolvimento dos membros da comunidade possibilitando a troca e construção do conhecimento. Evidenciando a importância do apoio das universidades, instituições, associações nesse processo de conscientização. Nesse sentido há necessidade de criar espaços de diálogos para esta construção. A transição agroecológica pode ser uma das formas de buscar esta mudança. Para Adorno (2001), a educação deve priorizar a experiência crítico-formativa e desenvolver os seus elementos subjetivos e objetivos para desenvolver plenamente suas potencialidades humano- formativas (desenvolvimento pleno do indivíduo, para que possa exercer sua cidadania). Seu sentido deve estar voltado para a formação de sujeitos ativos na apropriação e na elaboração do conhecimento, para a compreensão de seu papel como agentes de mudanças na realidade em que vivem e na busca da transformação. Nesta concepção, torna-se obrigatório a introdução de práticas ambientais nas escolas e nas comunidades com o intuito de despertar atitudes nas pessoas para diminuir os impactos no meio ambiente, que associe a inclusão social e possibilite boas condições ambientais e econômicas. Dessa forma a educação ambiental é uma maneira onde os indivíduos e a comunidade toma consciência e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, determinação e experiência do meio ambiente, tornando-os assim a sociedade consciente para traçar estratégias para resolver ou minimizar os problemas ambientais (DIAS, 20014). Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo trabalhar a educação ambiental junto com a agroecologia de forma precisa, destacando os resíduos sólidos lançados no meio ambiente como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. |
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Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB.Environmental education and agroecology: connecting knowledge and building new paradigms with students from the municipality of Sumé - PB.Educação Ambiental e AgroecologiaAgroecologia e Educação AmbientalSumé - PB - Educação AmbientalPercepção de alunos - problemas ambientaisEstudo de percepçãoExtensão universitáriaEscola Padre Paulo Roberto de Oliveira - Sumé - PBEnvironmental Education and AgroecologyAgroecology and Environmental EducationSumé - PB - Environmental EducationStudents' perception - environmental problemsPerception studyUniversity ExtensionPadre Paulo Roberto de Oliveira School - Sumé - PBEcologia. Educação.De acordo com Santos e Farias (2004), com o passar dos tempos a humanidade descobriu, conheceu, dominou e transformou a natureza aproveitando-a melhor e estabelecendo outras maneiras de vida, e consequentemente, novas necessidades surgiram e os homens criaram novas técnicas para atenderem suas necessidades, muitas decorrentes do consumo e produção. Devido a rápida transformação do ambiente, sendo ocasionada pelo homem que não obedecem às leis de conservação do meio ambiente dando prioridade as leis econômicas. Dessa forma busca-se modificar de maneira útil a matéria prima oferecida pela natureza, para o bem-estar dos indivíduos, fortalecendo a interação entre homem/natureza, contudo esse processo estimula uma relação diferenciada, já que modificamos de maneira significativa o meio onde estamos inseridos (ARESI & MANICA, 2010). Segundo Lucena et al. (2012), a utilização de práticas metodológicas (reuniões, visitas, oficinas), fortalecem o envolvimento dos membros da comunidade possibilitando a troca e construção do conhecimento. Evidenciando a importância do apoio das universidades, instituições, associações nesse processo de conscientização. Nesse sentido há necessidade de criar espaços de diálogos para esta construção. A transição agroecológica pode ser uma das formas de buscar esta mudança. Para Adorno (2001), a educação deve priorizar a experiência crítico-formativa e desenvolver os seus elementos subjetivos e objetivos para desenvolver plenamente suas potencialidades humano- formativas (desenvolvimento pleno do indivíduo, para que possa exercer sua cidadania). Seu sentido deve estar voltado para a formação de sujeitos ativos na apropriação e na elaboração do conhecimento, para a compreensão de seu papel como agentes de mudanças na realidade em que vivem e na busca da transformação. Nesta concepção, torna-se obrigatório a introdução de práticas ambientais nas escolas e nas comunidades com o intuito de despertar atitudes nas pessoas para diminuir os impactos no meio ambiente, que associe a inclusão social e possibilite boas condições ambientais e econômicas. Dessa forma a educação ambiental é uma maneira onde os indivíduos e a comunidade toma consciência e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, determinação e experiência do meio ambiente, tornando-os assim a sociedade consciente para traçar estratégias para resolver ou minimizar os problemas ambientais (DIAS, 20014). Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo trabalhar a educação ambiental junto com a agroecologia de forma precisa, destacando os resíduos sólidos lançados no meio ambiente como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-20T17:56:21Z2023-12-202023-12-20T17:56:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734OLIVEIRA, Ariana da Mota; LOPES, Adriano Salviano; BRITO, Micilene Silva de; LOPES, Iracy Amélia Pereira; DORNELA, Carina Seixas Maia. Educação ambiental e agroecologia: interligando os conhecimentos e construindo novos paradigmas com alunos do município de Sumé - PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33734porOLIVEIRA, Ariana da Mota.LOPES, Adriano Salviano.BRITO, Micilene Silva de.LOPES, Iracy Amélia Pereira.DORNELA, Carina Seixas Maia.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-20T17:56:47Zoai:localhost:riufcg/33734Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-20T17:56:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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