Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Naiane Andrade de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254
Resumo: Esta pesquisa tem como finalidade analisar a noção de tempo histórico para professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, no Estado da Paraíba. É com o propósito de entender essas múltiplas concepções de tempo e como docentes entendem, trabalham a noção tempo histórico nas aulas de história que nossa pesquisa dialoga com autores tanto do campo da teoria da História como Reis (2008), Braudel (1990) e Bloch (1999). Dialogaremos também com autores do campo do ensino de História como Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). Discutiremos os desafios do ensino de história, dentre eles o que será o tema central desta pesquisa, que é a noção de tempo histórico para professores e como estes trabalham essa noção em suas aulas. Esta pesquisa traz um debate em torno de questões que envolvem o ensino de história, colocando como professores de História vem tempo histórico, como trabalham este em suas aulas, sendo que podemos perceber ao longo da nossa pesquisa que é um trabalho difícil segundo as professoras, porém extremamente importante para a compreensão da História.
id UFCG_42b3f6abb1dc2ad9a85449cc1918b100
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9254
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).History teaching: a notion of historical time for history teachers at the Nelson Batista Alves School (Bernardo Batista - PB).Tempo HistóricoProfessorEnsinoHistorical TimeTeacherTeachingHistória.Esta pesquisa tem como finalidade analisar a noção de tempo histórico para professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, no Estado da Paraíba. É com o propósito de entender essas múltiplas concepções de tempo e como docentes entendem, trabalham a noção tempo histórico nas aulas de história que nossa pesquisa dialoga com autores tanto do campo da teoria da História como Reis (2008), Braudel (1990) e Bloch (1999). Dialogaremos também com autores do campo do ensino de História como Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). Discutiremos os desafios do ensino de história, dentre eles o que será o tema central desta pesquisa, que é a noção de tempo histórico para professores e como estes trabalham essa noção em suas aulas. Esta pesquisa traz um debate em torno de questões que envolvem o ensino de história, colocando como professores de História vem tempo histórico, como trabalham este em suas aulas, sendo que podemos perceber ao longo da nossa pesquisa que é um trabalho difícil segundo as professoras, porém extremamente importante para a compreensão da História.This research aims to analyze the notion of historical time for History teachers of the Nelson Batista Alves State High School, in the municipality of Bernardino Batista, State of Paraíba. It is with the purpose of understanding these multiple conceptions of time and as teachers understand, the notion of historical time in the history classes works that our research dialogues with authors as much of the field of the theory of History as Reis (2008), Braudel (1990) and Bloch (1999). We will also talk with authors of the field of history teaching such as Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). We will discuss the challenges of history teaching, which will be the central theme of this research, which is the notion of historical time for teachers and how they work this notion in their classrooms. This research brings a debate around issues that involve the teaching of history, putting as history teachers historical time, how they work in their classes, and we could perceive throughout our research that it is a difficult job according to the teachers, but extremely important for the understanding of history.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Israel Soares de.SOUSA, I. S.http://lattes.cnpq.br/0363652061692234SOUZA, Silvana Vieira de.SÁ, Almair Morais de.ABREU, Naiane Andrade de.2018-12-112019-11-18T17:01:28Z2019-11-182019-11-18T17:01:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254ABREU, Naiane Andrade de. Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T14:24:50Zoai:localhost:riufcg/9254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T14:24:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
History teaching: a notion of historical time for history teachers at the Nelson Batista Alves School (Bernardo Batista - PB).
title Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
spellingShingle Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
ABREU, Naiane Andrade de.
Tempo Histórico
Professor
Ensino
Historical Time
Teacher
Teaching
História.
title_short Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
title_full Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
title_fullStr Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
title_full_unstemmed Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
title_sort Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB).
author ABREU, Naiane Andrade de.
author_facet ABREU, Naiane Andrade de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Israel Soares de.
SOUSA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234
SOUZA, Silvana Vieira de.
SÁ, Almair Morais de.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Naiane Andrade de.
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo Histórico
Professor
Ensino
Historical Time
Teacher
Teaching
História.
topic Tempo Histórico
Professor
Ensino
Historical Time
Teacher
Teaching
História.
description Esta pesquisa tem como finalidade analisar a noção de tempo histórico para professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Nelson Batista Alves, no município de Bernardino Batista, no Estado da Paraíba. É com o propósito de entender essas múltiplas concepções de tempo e como docentes entendem, trabalham a noção tempo histórico nas aulas de história que nossa pesquisa dialoga com autores tanto do campo da teoria da História como Reis (2008), Braudel (1990) e Bloch (1999). Dialogaremos também com autores do campo do ensino de História como Bittencourt (2004), Caimi (2015), Cainelli (2004). Discutiremos os desafios do ensino de história, dentre eles o que será o tema central desta pesquisa, que é a noção de tempo histórico para professores e como estes trabalham essa noção em suas aulas. Esta pesquisa traz um debate em torno de questões que envolvem o ensino de história, colocando como professores de História vem tempo histórico, como trabalham este em suas aulas, sendo que podemos perceber ao longo da nossa pesquisa que é um trabalho difícil segundo as professoras, porém extremamente importante para a compreensão da História.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2019-11-18T17:01:28Z
2019-11-18
2019-11-18T17:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254
ABREU, Naiane Andrade de. Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9254
identifier_str_mv ABREU, Naiane Andrade de. Ensino de história: a noção de tempo histórico para professores de história da Escola Nelson Batista Alves (Bernardo Batista - PB. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413979574272