Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos. |
id |
UFCG_430b922a1316cdcd49dbad3d760a67ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17890 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.Protagonism of black women in a contemporary advertising campaign: an analysis of the subject's representations.Mulher negra - publicidadeAnálise do discursoRepresentação da mulher negra - publicidadeGêneros do discursoProtagonismo da mulher negraPantene Gold Series - campanha publicitáriaTeoria dos gêneros do discursoPerspectiva dialógica - linguagem de BakhtinLinguagem de BakhtinIdentidades e representação - HallGênero discursivo publicidadeFigura da mulher negra - imaginário socialBlack woman - advertisingSpeech analysisRepresentation of black women - advertisingSpeech genresProtagonism of the black womanPantene Gold Series - advertising campaignTheory of speech genresDialogical perspective - Bakhtin's languageLanguage of BakhtinIdentities and representation - HallDiscursive genre advertisingBlack woman figure - social imaginaryLetras.O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos.This research aims to analyze the way(s) of how black woman is represented in one piece of advertising of the campaign promoted by Pantene hairline products, entitled Gold Series. To do so, a promotional video of the previously pointed brand was selected. The video was published in English language in 2017, and it presents in its composition the black woman, as protagonist, as well as the target audience. Based on the speech genres theory and the dialogic perspective of language by Bakhtin (2016); the concepts of representation and identity, suggested by Hall (1996; 2016), we aim at decomposing the advertisement speech genre and the social representation (s) of the subject black woman in this genre of wide social reach. Our research also uses descriptions by Sandmann (1997) and Arens, Schaefer, Weigold (2013) to define language and the structure of the advertisement; explanations by Tejon, Panzarani, Megido (2010) and Safatle (2008) about the new strategies for composing the advertisement, specially the service to meet new social groups; and indications suggested by Ribeiro (2018) and Braga (2015) about the portrayal of the black woman in the social imaginary as well as the positions occupied by her in our society. Through a method that uses the qualitative approach, our research is categorized as of documentary and interpretive types. We conclude pointing out that factors, such as the sociohistorical environment that we are at and the speech genre’s goals, contribute to a new way of how this subject is represented. We note that the construction of meaning to represent the black woman in society moves towards a transformation of her status, now, as a protagonist, these aspects contradict the hegemonic speech, usually easier found, and that it would probably not be possible in another historical context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTEIRO, Vivian.MONTEIRO, V.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488OLIVEIRA, Maria Angélica de.OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.COSTA, Anilaury Maria Batista da.2018-12-112021-03-30T17:04:48Z2021-03-302021-03-30T17:04:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T17:25:12Zoai:localhost:riufcg/17890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T17:25:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. Protagonism of black women in a contemporary advertising campaign: an analysis of the subject's representations. |
title |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. |
spellingShingle |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. COSTA, Anilaury Maria Batista da. Mulher negra - publicidade Análise do discurso Representação da mulher negra - publicidade Gêneros do discurso Protagonismo da mulher negra Pantene Gold Series - campanha publicitária Teoria dos gêneros do discurso Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin Linguagem de Bakhtin Identidades e representação - Hall Gênero discursivo publicidade Figura da mulher negra - imaginário social Black woman - advertising Speech analysis Representation of black women - advertising Speech genres Protagonism of the black woman Pantene Gold Series - advertising campaign Theory of speech genres Dialogical perspective - Bakhtin's language Language of Bakhtin Identities and representation - Hall Discursive genre advertising Black woman figure - social imaginary Letras. |
title_short |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. |
title_full |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. |
title_fullStr |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. |
title_full_unstemmed |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. |
title_sort |
Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. |
author |
COSTA, Anilaury Maria Batista da. |
author_facet |
COSTA, Anilaury Maria Batista da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MONTEIRO, Vivian. MONTEIRO, V. http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 OLIVEIRA, Maria Angélica de. OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Anilaury Maria Batista da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher negra - publicidade Análise do discurso Representação da mulher negra - publicidade Gêneros do discurso Protagonismo da mulher negra Pantene Gold Series - campanha publicitária Teoria dos gêneros do discurso Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin Linguagem de Bakhtin Identidades e representação - Hall Gênero discursivo publicidade Figura da mulher negra - imaginário social Black woman - advertising Speech analysis Representation of black women - advertising Speech genres Protagonism of the black woman Pantene Gold Series - advertising campaign Theory of speech genres Dialogical perspective - Bakhtin's language Language of Bakhtin Identities and representation - Hall Discursive genre advertising Black woman figure - social imaginary Letras. |
topic |
Mulher negra - publicidade Análise do discurso Representação da mulher negra - publicidade Gêneros do discurso Protagonismo da mulher negra Pantene Gold Series - campanha publicitária Teoria dos gêneros do discurso Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin Linguagem de Bakhtin Identidades e representação - Hall Gênero discursivo publicidade Figura da mulher negra - imaginário social Black woman - advertising Speech analysis Representation of black women - advertising Speech genres Protagonism of the black woman Pantene Gold Series - advertising campaign Theory of speech genres Dialogical perspective - Bakhtin's language Language of Bakhtin Identities and representation - Hall Discursive genre advertising Black woman figure - social imaginary Letras. |
description |
O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-11 2021-03-30T17:04:48Z 2021-03-30 2021-03-30T17:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890 COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890 |
identifier_str_mv |
COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744483743432704 |