Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Anilaury Maria Batista da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890
Resumo: O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos.
id UFCG_430b922a1316cdcd49dbad3d760a67ad
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17890
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.Protagonism of black women in a contemporary advertising campaign: an analysis of the subject's representations.Mulher negra - publicidadeAnálise do discursoRepresentação da mulher negra - publicidadeGêneros do discursoProtagonismo da mulher negraPantene Gold Series - campanha publicitáriaTeoria dos gêneros do discursoPerspectiva dialógica - linguagem de BakhtinLinguagem de BakhtinIdentidades e representação - HallGênero discursivo publicidadeFigura da mulher negra - imaginário socialBlack woman - advertisingSpeech analysisRepresentation of black women - advertisingSpeech genresProtagonism of the black womanPantene Gold Series - advertising campaignTheory of speech genresDialogical perspective - Bakhtin's languageLanguage of BakhtinIdentities and representation - HallDiscursive genre advertisingBlack woman figure - social imaginaryLetras.O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos.This research aims to analyze the way(s) of how black woman is represented in one piece of advertising of the campaign promoted by Pantene hairline products, entitled Gold Series. To do so, a promotional video of the previously pointed brand was selected. The video was published in English language in 2017, and it presents in its composition the black woman, as protagonist, as well as the target audience. Based on the speech genres theory and the dialogic perspective of language by Bakhtin (2016); the concepts of representation and identity, suggested by Hall (1996; 2016), we aim at decomposing the advertisement speech genre and the social representation (s) of the subject black woman in this genre of wide social reach. Our research also uses descriptions by Sandmann (1997) and Arens, Schaefer, Weigold (2013) to define language and the structure of the advertisement; explanations by Tejon, Panzarani, Megido (2010) and Safatle (2008) about the new strategies for composing the advertisement, specially the service to meet new social groups; and indications suggested by Ribeiro (2018) and Braga (2015) about the portrayal of the black woman in the social imaginary as well as the positions occupied by her in our society. Through a method that uses the qualitative approach, our research is categorized as of documentary and interpretive types. We conclude pointing out that factors, such as the sociohistorical environment that we are at and the speech genre’s goals, contribute to a new way of how this subject is represented. We note that the construction of meaning to represent the black woman in society moves towards a transformation of her status, now, as a protagonist, these aspects contradict the hegemonic speech, usually easier found, and that it would probably not be possible in another historical context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTEIRO, Vivian.MONTEIRO, V.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488OLIVEIRA, Maria Angélica de.OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.COSTA, Anilaury Maria Batista da.2018-12-112021-03-30T17:04:48Z2021-03-302021-03-30T17:04:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T17:25:12Zoai:localhost:riufcg/17890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T17:25:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
Protagonism of black women in a contemporary advertising campaign: an analysis of the subject's representations.
title Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
spellingShingle Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
COSTA, Anilaury Maria Batista da.
Mulher negra - publicidade
Análise do discurso
Representação da mulher negra - publicidade
Gêneros do discurso
Protagonismo da mulher negra
Pantene Gold Series - campanha publicitária
Teoria dos gêneros do discurso
Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin
Linguagem de Bakhtin
Identidades e representação - Hall
Gênero discursivo publicidade
Figura da mulher negra - imaginário social
Black woman - advertising
Speech analysis
Representation of black women - advertising
Speech genres
Protagonism of the black woman
Pantene Gold Series - advertising campaign
Theory of speech genres
Dialogical perspective - Bakhtin's language
Language of Bakhtin
Identities and representation - Hall
Discursive genre advertising
Black woman figure - social imaginary
Letras.
title_short Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
title_full Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
title_fullStr Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
title_full_unstemmed Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
title_sort Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.
author COSTA, Anilaury Maria Batista da.
author_facet COSTA, Anilaury Maria Batista da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MONTEIRO, Vivian.
MONTEIRO, V.
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488
OLIVEIRA, Maria Angélica de.
OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Anilaury Maria Batista da.
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher negra - publicidade
Análise do discurso
Representação da mulher negra - publicidade
Gêneros do discurso
Protagonismo da mulher negra
Pantene Gold Series - campanha publicitária
Teoria dos gêneros do discurso
Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin
Linguagem de Bakhtin
Identidades e representação - Hall
Gênero discursivo publicidade
Figura da mulher negra - imaginário social
Black woman - advertising
Speech analysis
Representation of black women - advertising
Speech genres
Protagonism of the black woman
Pantene Gold Series - advertising campaign
Theory of speech genres
Dialogical perspective - Bakhtin's language
Language of Bakhtin
Identities and representation - Hall
Discursive genre advertising
Black woman figure - social imaginary
Letras.
topic Mulher negra - publicidade
Análise do discurso
Representação da mulher negra - publicidade
Gêneros do discurso
Protagonismo da mulher negra
Pantene Gold Series - campanha publicitária
Teoria dos gêneros do discurso
Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin
Linguagem de Bakhtin
Identidades e representação - Hall
Gênero discursivo publicidade
Figura da mulher negra - imaginário social
Black woman - advertising
Speech analysis
Representation of black women - advertising
Speech genres
Protagonism of the black woman
Pantene Gold Series - advertising campaign
Theory of speech genres
Dialogical perspective - Bakhtin's language
Language of Bakhtin
Identities and representation - Hall
Discursive genre advertising
Black woman figure - social imaginary
Letras.
description O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2021-03-30T17:04:48Z
2021-03-30
2021-03-30T17:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890
COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890
identifier_str_mv COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744483743432704