O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.
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