O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros. |
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O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.Black people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017.Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisNegro na publicidade brasileiraRepresentação de negros - publicidadePublicidade brasileira e representação de negrosLei 10.639/2003Discursos - negros e publicidadeMídia televisiva - representação negraPropagandas publicitárias racistasRacismo - negrosLugar do negro - publicidade brasileiraAnálise do discurso - publicidadeAnúncios publicitáriosProtagonismo negro - publicidadeHistória da publicidade - protagonismo negroCaracterísticas discursivasGêneros textuaisGênero publicitárioEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsBlack in Brazilian advertisingRepresentation of black people - advertisingBrazilian advertising and black representationLaw 10.639/2003Speeches - Blacks and AdvertisingTelevision media - black representationRacist advertisementsRacism - blackLugar do Negro - Brazilian advertisingSpeech analysis - advertisingAdvertisingBlack protagonism - advertisingAdvertising history - black protagonismDiscursive characteristicsTextual genresAdvertising genreLinguística HistóriaEste trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Antônio Gutemberg da.SILVA, A. G.http://lattes.cnpq.br/0918454215574724CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.20182022-12-19T18:49:22Z2022-12-192022-12-19T18:49:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-19T18:50:06Zoai:localhost:riufcg/28393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-19T18:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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