O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.
id UFCG_6d80a005c23f9a4a2660be73f68c7808
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28393
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling SILVA, Antônio Gutemberg da.SILVA, A. G.http://lattes.cnpq.br/0918454215574724CAVALCANTE JÚNIOR, J. S.http://lattes.cnpq.br/7765257135187314CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2022-12-19T18:49:22Z No. of bitstreams: 1 JOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdf: 322150 bytes, checksum: d7853dd4e81b5b360b1f972d1524c7fb (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-19T18:49:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdf: 322150 bytes, checksum: d7853dd4e81b5b360b1f972d1524c7fb (MD5) Previous issue date: 2018Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguística HistóriaRelações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisNegro na publicidade brasileiraRepresentação de negros - publicidadePublicidade brasileira e representação de negrosLei 10.639/2003Discursos - negros e publicidadeMídia televisiva - representação negraPropagandas publicitárias racistasRacismo - negrosLugar do negro - publicidade brasileiraAnálise do discurso - publicidadeAnúncios publicitáriosProtagonismo negro - publicidadeHistória da publicidade - protagonismo negroCaracterísticas discursivasGêneros textuaisGênero publicitárioEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsBlack in Brazilian advertisingRepresentation of black people - advertisingBrazilian advertising and black representationLaw 10.639/2003Speeches - Blacks and AdvertisingTelevision media - black representationRacist advertisementsRacism - blackLugar do Negro - Brazilian advertisingSpeech analysis - advertisingAdvertisingBlack protagonism - advertisingAdvertising history - black protagonismDiscursive characteristicsTextual genresAdvertising genreO negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.Black people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017.20182022-12-19T18:49:22Z2022-12-192022-12-19T18:49:22Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28393/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALJOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfJOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfapplication/pdf322150http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28393/1/JOSENILTON+SILVA+CAVALCANTE+J%C3%9ANIOR+-+TCC+ESP.+EDUC.+RELA%C3%87%C3%95ES+%C3%89TNICO-RACIAIS+CH+2018.pdfd7853dd4e81b5b360b1f972d1524c7fbMD51riufcg/283932022-12-19 15:50:06.698oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:33:30.086006Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Black people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017.
title O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
spellingShingle O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
Linguística História
Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Negro na publicidade brasileira
Representação de negros - publicidade
Publicidade brasileira e representação de negros
Lei 10.639/2003
Discursos - negros e publicidade
Mídia televisiva - representação negra
Propagandas publicitárias racistas
Racismo - negros
Lugar do negro - publicidade brasileira
Análise do discurso - publicidade
Anúncios publicitários
Protagonismo negro - publicidade
História da publicidade - protagonismo negro
Características discursivas
Gêneros textuais
Gênero publicitário
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black in Brazilian advertising
Representation of black people - advertising
Brazilian advertising and black representation
Law 10.639/2003
Speeches - Blacks and Advertising
Television media - black representation
Racist advertisements
Racism - black
Lugar do Negro - Brazilian advertising
Speech analysis - advertising
Advertising
Black protagonism - advertising
Advertising history - black protagonism
Discursive characteristics
Textual genres
Advertising genre
title_short O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
title_full O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
title_fullStr O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
title_full_unstemmed O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
title_sort O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
author CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
author_facet CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Antônio Gutemberg da.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv SILVA, A. G.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0918454215574724
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CAVALCANTE JÚNIOR, J. S.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7765257135187314
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
contributor_str_mv SILVA, Antônio Gutemberg da.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguística História
topic Linguística História
Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Negro na publicidade brasileira
Representação de negros - publicidade
Publicidade brasileira e representação de negros
Lei 10.639/2003
Discursos - negros e publicidade
Mídia televisiva - representação negra
Propagandas publicitárias racistas
Racismo - negros
Lugar do negro - publicidade brasileira
Análise do discurso - publicidade
Anúncios publicitários
Protagonismo negro - publicidade
História da publicidade - protagonismo negro
Características discursivas
Gêneros textuais
Gênero publicitário
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black in Brazilian advertising
Representation of black people - advertising
Brazilian advertising and black representation
Law 10.639/2003
Speeches - Blacks and Advertising
Television media - black representation
Racist advertisements
Racism - black
Lugar do Negro - Brazilian advertising
Speech analysis - advertising
Advertising
Black protagonism - advertising
Advertising history - black protagonism
Discursive characteristics
Textual genres
Advertising genre
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Negro na publicidade brasileira
Representação de negros - publicidade
Publicidade brasileira e representação de negros
Lei 10.639/2003
Discursos - negros e publicidade
Mídia televisiva - representação negra
Propagandas publicitárias racistas
Racismo - negros
Lugar do negro - publicidade brasileira
Análise do discurso - publicidade
Anúncios publicitários
Protagonismo negro - publicidade
História da publicidade - protagonismo negro
Características discursivas
Gêneros textuais
Gênero publicitário
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black in Brazilian advertising
Representation of black people - advertising
Brazilian advertising and black representation
Law 10.639/2003
Speeches - Blacks and Advertising
Television media - black representation
Racist advertisements
Racism - black
Lugar do Negro - Brazilian advertising
Speech analysis - advertising
Advertising
Black protagonism - advertising
Advertising history - black protagonism
Discursive characteristics
Textual genres
Advertising genre
description Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-19T18:49:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-19
2022-12-19T18:49:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
identifier_str_mv CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28393/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28393/1/JOSENILTON+SILVA+CAVALCANTE+J%C3%9ANIOR+-+TCC+ESP.+EDUC.+RELA%C3%87%C3%95ES+%C3%89TNICO-RACIAIS+CH+2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
d7853dd4e81b5b360b1f972d1524c7fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396850435227648