Aberturas e entraves na questão do gênero na escola: uma alusão à prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Renata Lígia Leite de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34617
Resumo: Este trabalho discorre sobre as perspectivas de Gênero e Sexualidade atrelados ao contexto escolar, e que implicações permeiam as relações sociais construídas culturalmente no dispositivo da sexualidade, remetendo à alusão da Diversidade como mecanismo propagador do respeito e da desmistificação de preconceitos. Para isso, nos valemos de um aporte teórico composto por: BARDIN, BOURDIEU, FOUCAULT, ROUSSEAU, SANTANA, bem como os documentos que regem a educação brasileira. Cometemos entrevistas individuais estruturadas em escolas da rede municipal e privada, com docentes da Educação Básica. Os resultados indicaram que, apesar da maioria irrefutável acreditar que a escola deve realizar um trabalho de discussão sobre a sexualidade, há uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato na instituição escolar, inexoravelmente. A inexistência de um trabalho que englobe discussão sobre gênero e sexualidade, reflete a perpetuação de práticas abusivas e preconceituosas, correspondente a um trabalho pontual que não envolve todo corpo docente. Ficou, também, evidenciada uma exponencial lacuna em termos de formação para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Ao se deparar com determinadas situações, há uma certa resistência por parte dos docentes em lidar com tais questões, os (as) professores (as) utilizam suas experiências e opiniões pessoais e principalmente, se justificam que deve haver um trabalho em corroboração com a Família, e os temas enfatizados são a prevenção do abuso sexual infantil, práticas discriminatórias e de problemas de saúde. Outros temas, como diversidade sexual e preconceito, ocupam um espaço secundário. Há um silêncio sobre a dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade, o que parece distanciar o discurso dos (as) professores (as). Os resultados incidiram na necessidade de: (a) incorporação dos estudos de gênero e sexualidade nos cursos de Licenciatura; (b) atividades de capacitação na área que contemplem discussões sobre as raízes histórico-culturais e as bases afetivas dos preconceitos; e (c) adoção de uma abordagem integrada de combate a toda e qualquer prática e disseminação da cultura sexista. Na discussão são apresentadas implicações teóricas e práticas desta pesquisa, perpassando contextos históricos, culturais e sociais que evidenciaram a negligência e a necessidade da discussão desta temática em sala de aula, como também as implicações referentes à formação docente (continuada), ocasionando no despreparo dos docentes entrevistados, assim como uma resistência latente dos mesmos em relação às instituições sociais envolvidas nas aberturas e entraves que precedem às questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar.
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Os resultados indicaram que, apesar da maioria irrefutável acreditar que a escola deve realizar um trabalho de discussão sobre a sexualidade, há uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato na instituição escolar, inexoravelmente. A inexistência de um trabalho que englobe discussão sobre gênero e sexualidade, reflete a perpetuação de práticas abusivas e preconceituosas, correspondente a um trabalho pontual que não envolve todo corpo docente. Ficou, também, evidenciada uma exponencial lacuna em termos de formação para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Ao se deparar com determinadas situações, há uma certa resistência por parte dos docentes em lidar com tais questões, os (as) professores (as) utilizam suas experiências e opiniões pessoais e principalmente, se justificam que deve haver um trabalho em corroboração com a Família, e os temas enfatizados são a prevenção do abuso sexual infantil, práticas discriminatórias e de problemas de saúde. Outros temas, como diversidade sexual e preconceito, ocupam um espaço secundário. Há um silêncio sobre a dimensão afetiva e prazerosa da sexualidade, o que parece distanciar o discurso dos (as) professores (as). Os resultados incidiram na necessidade de: (a) incorporação dos estudos de gênero e sexualidade nos cursos de Licenciatura; (b) atividades de capacitação na área que contemplem discussões sobre as raízes histórico-culturais e as bases afetivas dos preconceitos; e (c) adoção de uma abordagem integrada de combate a toda e qualquer prática e disseminação da cultura sexista. Na discussão são apresentadas implicações teóricas e práticas desta pesquisa, perpassando contextos históricos, culturais e sociais que evidenciaram a negligência e a necessidade da discussão desta temática em sala de aula, como também as implicações referentes à formação docente (continuada), ocasionando no despreparo dos docentes entrevistados, assim como uma resistência latente dos mesmos em relação às instituições sociais envolvidas nas aberturas e entraves que precedem às questões de gênero e sexualidade no âmbito escolar.This essay discusses the perspectives of Gender and Sexuality linked to the school context and what implications permeate the social relations culturally constructed in the device of sexuality, referring to the allusion of Diversity as a spreader mechanism of respect and demystification of prejudice. We did individual interviews in municipal and private schools, with teachers from the Elementary Education, early and late years. Bardin, Bourdieu, Foucault, Rousseau, Santana. The results indicated that, although the irrefutable majority believe that the school should carry out discussion work about sexuality, there is a gap between what is foreseen in the Curricular National Parameters and what actually happens in the school institution, inexorably. The nonexistence of a work that includes discussion about gender and sexuality, reflects the perpetuation abusive and prejudiced practices, corresponding to occasional work which is not involves all faculty. It was also evidenced an exponential gap in terms of training to deal with gender, sexuality and diversity issues in the school. When faced with certain situations, there is a certain resistance on the part of teachers in dealing with such issues, teachers use their experiences and personal opinions and especially they justify that there must be work on corroboration with the Family, and the themes emphasized are the prevention of sexual abuse of child, discriminatory practices and health problems. Other topics such as sexual diversity and prejudice take a secondary space. There is a silence about the affective and pleasant dimension of sexuality, which seems to distance the discourse of teachers. The results focused on the need to: (a) incorporate the studies of gender and sexuality in undergraduate courses; (b) training activities in the area including discussions on the historical and cultural roots and affective bases of the prejudices; and (c) the introduction of an integrated approach of combating pedophilia and sexism. The discussion presents theoretical and practical implications of this research, going through historical, cultural and social contexts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.SANTA CRUZ, C. M. F.SILVA, Kátia Ramos.SILVA, K. R.ALMEIDA, Renata Lígia Leite de.2023-11-162024-02-20T14:58:17Z2024-02-202024-02-20T14:58:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34617ALMEIDA, Renata Lígia Leite de. Aberturas e entraves na questão do gênero na escola: uma alusão à prática docente. 2023. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. 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