Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144
Resumo: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou refletir sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado, mediado pela Língua Brasileira de Sinais. Diante disso, procuramos mostrar a orientação, presente na literatura, para realizar a atividade educativa e as estratégias de ensino, empregadas por docentes desse atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais para ensinar o Português para o estudante surdo. Para tanto, procuramos identificar, na literatura, os pressupostos do ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo; enumerar as principais estratégias para o ensino da Libras e da LP, na modalidade escrita, utilizadas no AEE e apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa para surdos, presentes na literatura. Neste sentido, o bilinguismo se configura em uma prática que desenvolve a comunicação e a apropriação do surdo tanto na sua primeira quanto na segunda língua. Utilizamos neste trabalho uma metodologia organizada segundo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, em que, para a coleta de dados, nos fundamentamos em documentos da legislação vigente no Brasil e em autores como Bondezan e Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt e Quadros (2006) e outros que tratam sobre a abordagem bilíngue, na qual a Libras é utilizada para mediar o ensino da Língua Portuguesa para o surdo. Após a análise dos dados expostos, verificamos a relevância do uso da Língua de Sinais enquanto uma língua que permite o processo de internalização de conceitos e compreensão sobre uma língua, habilidades necessárias para que o surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa. Para que esta proposta seja efetivada, constatamos que a formação continuada dos professores da sala de recursos, beneficia os alunos surdos atendidos nesse espaço, pois o profissional poderá adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades a fim de utilizar estratégias de ensino mais adequados a esse público. Além disso, o instrumentalizará a buscar recursos pedagógicos e humanos para que o aluno surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa escrita.
id UFCG_43a9407a733284f7f3ef5b4e0e560eb0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6144
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.Portuguese language teaching for the deaf in specialized educational care: challenges and possibilities.Educação inclusivaLíngua portuguesa - ensinoSurdoAtendimento educacional especializadoLíngua Brasileira de Sinais - LibrasInclusive educationPortuguese language - teachingDeafSpecialized Educational AttendanceBrazilian Sign Language - LibrasLetras - Língua Portuguesa.Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou refletir sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado, mediado pela Língua Brasileira de Sinais. Diante disso, procuramos mostrar a orientação, presente na literatura, para realizar a atividade educativa e as estratégias de ensino, empregadas por docentes desse atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais para ensinar o Português para o estudante surdo. Para tanto, procuramos identificar, na literatura, os pressupostos do ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo; enumerar as principais estratégias para o ensino da Libras e da LP, na modalidade escrita, utilizadas no AEE e apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa para surdos, presentes na literatura. Neste sentido, o bilinguismo se configura em uma prática que desenvolve a comunicação e a apropriação do surdo tanto na sua primeira quanto na segunda língua. Utilizamos neste trabalho uma metodologia organizada segundo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, em que, para a coleta de dados, nos fundamentamos em documentos da legislação vigente no Brasil e em autores como Bondezan e Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt e Quadros (2006) e outros que tratam sobre a abordagem bilíngue, na qual a Libras é utilizada para mediar o ensino da Língua Portuguesa para o surdo. Após a análise dos dados expostos, verificamos a relevância do uso da Língua de Sinais enquanto uma língua que permite o processo de internalização de conceitos e compreensão sobre uma língua, habilidades necessárias para que o surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa. Para que esta proposta seja efetivada, constatamos que a formação continuada dos professores da sala de recursos, beneficia os alunos surdos atendidos nesse espaço, pois o profissional poderá adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades a fim de utilizar estratégias de ensino mais adequados a esse público. Além disso, o instrumentalizará a buscar recursos pedagógicos e humanos para que o aluno surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa escrita.This work is the result of a bibliographical and documentary research that aimed to reflect on teaching Portuguese Language to deaf students in the Atendimento Educacional Especializado (Specialized Educational Service - SES), mediated by Brazilian Sign Language. In view of this, we seek to show the orientation, present in the related literature, to carry out the educational activity and teaching strategies employed by teachers of this service in the Salas de Recursos Multifuncionais (Multifunctional Resource Rooms) to teach Portuguese to the deaf student. For this, we initially tried to identify in the related literature the assumptions of teaching Libras for the deaf student; to enumerate the main strategies for teaching Libras and Portuguese Language in the written modality, used in the SES; and to relate the relevance of acquiring Brazilian sign language to the learning of the second language by the deaf student. In this sense, bilingualism is configured in a practice that develops the communication and appropriation of the deaf in both the first and second languages. We use a methodology based on a qualitative approach, of a basic nature, in which, for the data collection, we base ourselves on documents of the legislation in force in Brazil and on authors such as Bondezan and Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt and Quadros (2006) and others dealing with the bilingual approach, in which Libras is used to mediate the teaching of the Portuguese language to the deaf. After analyzing the data exposed, we verified the relevance of the use of Sign Language as a language that allows the process of internalization of concepts and understanding of a language, skills necessary for the deaf to take ownership of the Portuguese Language. In order to implement this proposal, we found that the continuing education of the resource room teachers assisting deaf students benefit the deaf students assisted in this space, since this professional can acquire new knowledge and develop skills in order to use more appropriate teaching strategies to this public. In addition, it will guide him/her to seek pedagogical and human resources so that the deaf student can appropriate the written Portuguese language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCORRÉA, Adriana Moreira de Souza.CORRÊA, A. M. Shttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643PEREIRA, Érica Paiva.PIRES, Aparecida Carneiro.BATISTA NETA, Maria de Lourdes.2018-08-032019-08-23T15:32:16Z2019-08-232019-08-23T15:32:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144BATISTA NETA, Maria de Lourdes. Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-25T12:00:32Zoai:localhost:riufcg/6144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-25T12:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
Portuguese language teaching for the deaf in specialized educational care: challenges and possibilities.
title Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
spellingShingle Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
Educação inclusiva
Língua portuguesa - ensino
Surdo
Atendimento educacional especializado
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Inclusive education
Portuguese language - teaching
Deaf
Specialized Educational Attendance
Brazilian Sign Language - Libras
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
title_full Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
title_fullStr Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
title_sort Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.
author BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
author_facet BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORRÉA, Adriana Moreira de Souza.
CORRÊA, A. M. S
http://lattes.cnpq.br/7748176565683643
PEREIRA, Érica Paiva.
PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA NETA, Maria de Lourdes.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Língua portuguesa - ensino
Surdo
Atendimento educacional especializado
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Inclusive education
Portuguese language - teaching
Deaf
Specialized Educational Attendance
Brazilian Sign Language - Libras
Letras - Língua Portuguesa.
topic Educação inclusiva
Língua portuguesa - ensino
Surdo
Atendimento educacional especializado
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Inclusive education
Portuguese language - teaching
Deaf
Specialized Educational Attendance
Brazilian Sign Language - Libras
Letras - Língua Portuguesa.
description Esse trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou refletir sobre ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos no Atendimento Educacional Especializado, mediado pela Língua Brasileira de Sinais. Diante disso, procuramos mostrar a orientação, presente na literatura, para realizar a atividade educativa e as estratégias de ensino, empregadas por docentes desse atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais para ensinar o Português para o estudante surdo. Para tanto, procuramos identificar, na literatura, os pressupostos do ensino de Língua Portuguesa para o aluno surdo; enumerar as principais estratégias para o ensino da Libras e da LP, na modalidade escrita, utilizadas no AEE e apresentar experiências de ensino de Língua Portuguesa para surdos, presentes na literatura. Neste sentido, o bilinguismo se configura em uma prática que desenvolve a comunicação e a apropriação do surdo tanto na sua primeira quanto na segunda língua. Utilizamos neste trabalho uma metodologia organizada segundo uma abordagem qualitativa, de natureza básica, em que, para a coleta de dados, nos fundamentamos em documentos da legislação vigente no Brasil e em autores como Bondezan e Goulart (2013), Damázio (2007), Schmiedt e Quadros (2006) e outros que tratam sobre a abordagem bilíngue, na qual a Libras é utilizada para mediar o ensino da Língua Portuguesa para o surdo. Após a análise dos dados expostos, verificamos a relevância do uso da Língua de Sinais enquanto uma língua que permite o processo de internalização de conceitos e compreensão sobre uma língua, habilidades necessárias para que o surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa. Para que esta proposta seja efetivada, constatamos que a formação continuada dos professores da sala de recursos, beneficia os alunos surdos atendidos nesse espaço, pois o profissional poderá adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades a fim de utilizar estratégias de ensino mais adequados a esse público. Além disso, o instrumentalizará a buscar recursos pedagógicos e humanos para que o aluno surdo possa se apropriar da Língua Portuguesa escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03
2019-08-23T15:32:16Z
2019-08-23
2019-08-23T15:32:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144
BATISTA NETA, Maria de Lourdes. Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6144
identifier_str_mv BATISTA NETA, Maria de Lourdes. Ensino de língua portuguesa para surdos no atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades.2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388416339968