Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711 |
Resumo: | Este estudo parte de uma reflexão voltada para a Educação do Campo. Busca identificar algumas das dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas do ensino multisseriado, para obter resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como locus de pesquisa a Escola Gabriel Lucindo Pereira, localizada no Distrito de Azevém, zona rural do município de Cajazeiras-PB. A base teórica partiu de uma discussão acerca da problemática em questão nos trabalhos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), entre outros. Para realizar a reflexão sobre os desafios educacionais no ensino multisseriado e apreender fatores que interferem nesse tipo de educação buscamos fundamentos nos seguintes autores: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) e Klein & Ribeiro (1991). Além disso, utilizamos como fonte as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo. Consideramos, também, a ausência do Estado frente a tais questões e a necessidade de edificação dessas escolas, a exemplo da escola do Distrito de Azevém, uma vez que, o surgimento das escolas no meio rural, veio através de movimentos sociais organizados pelos próprios moradores para garantirem a educação dos seus filhos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia descritiva e exploratória na referida escola. |
id |
UFCG_44a03278074066e5c4156ba739c92f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6711 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB.Multi-grade classes: the challenges and pedagogical practices of field education at school M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - district of Azevém/Cajazeiras - PB.Educação de campoClasse MultisseriadaPráticas pedagógicasField EducationMulti-ClassPedagogical PracticesHistória.Este estudo parte de uma reflexão voltada para a Educação do Campo. Busca identificar algumas das dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas do ensino multisseriado, para obter resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como locus de pesquisa a Escola Gabriel Lucindo Pereira, localizada no Distrito de Azevém, zona rural do município de Cajazeiras-PB. A base teórica partiu de uma discussão acerca da problemática em questão nos trabalhos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), entre outros. Para realizar a reflexão sobre os desafios educacionais no ensino multisseriado e apreender fatores que interferem nesse tipo de educação buscamos fundamentos nos seguintes autores: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) e Klein & Ribeiro (1991). Além disso, utilizamos como fonte as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo. Consideramos, também, a ausência do Estado frente a tais questões e a necessidade de edificação dessas escolas, a exemplo da escola do Distrito de Azevém, uma vez que, o surgimento das escolas no meio rural, veio através de movimentos sociais organizados pelos próprios moradores para garantirem a educação dos seus filhos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia descritiva e exploratória na referida escola.This study starts from a reflection focused on Rural Education. It seeks to identify some of the difficulties faced in the pedagogical practices of multi-grade teaching, to obtain positive results in the teaching-learning process of students. Its research loci are the Gabriel Lucindo Pereira School, located in Azevém District, rural area of Cajazeiras-PB. The theoretical basis came from a discussion about the issue in question in the works of Arroyo, Caldart and Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), among others. In order to reflect on the educational challenges in multi-grade education and to apprehend factors that interfere with this type of education, we sought the following authors: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) and Klein & Ribeiro (1991). In addition, we use as source the Operational Guidelines for Basic Education in schools in Campo. We also consider the absence of the State from these issues and the need to build these schools, such as the school of the District of Azevém, since the emergence of schools in rural areas came through social movements organized by the residents themselves. to ensure their children's education. The research was developed through a descriptive and exploratory methodology in the referred school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFORTUNATO, Maria Lucinete.FORTUNATO, Maria Lucinete.http://lattes.cnpq.br/0372177131712462MOREIRA NETO, Mariana.SOUZA, Israel Soares de.SOUZA, Erivânia Espedita de.2018-03-142019-09-05T10:54:11Z2019-09-052019-09-05T10:54:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711SOUZA, Erivânia Espedita de. Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras-PB. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T13:37:05Zoai:localhost:riufcg/6711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T13:37:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. Multi-grade classes: the challenges and pedagogical practices of field education at school M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - district of Azevém/Cajazeiras - PB. |
title |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. |
spellingShingle |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. SOUZA, Erivânia Espedita de. Educação de campo Classe Multisseriada Práticas pedagógicas Field Education Multi-Class Pedagogical Practices História. |
title_short |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. |
title_full |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. |
title_fullStr |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. |
title_full_unstemmed |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. |
title_sort |
Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras - PB. |
author |
SOUZA, Erivânia Espedita de. |
author_facet |
SOUZA, Erivânia Espedita de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FORTUNATO, Maria Lucinete. FORTUNATO, Maria Lucinete. http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 MOREIRA NETO, Mariana. SOUZA, Israel Soares de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Erivânia Espedita de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de campo Classe Multisseriada Práticas pedagógicas Field Education Multi-Class Pedagogical Practices História. |
topic |
Educação de campo Classe Multisseriada Práticas pedagógicas Field Education Multi-Class Pedagogical Practices História. |
description |
Este estudo parte de uma reflexão voltada para a Educação do Campo. Busca identificar algumas das dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas do ensino multisseriado, para obter resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Tem como locus de pesquisa a Escola Gabriel Lucindo Pereira, localizada no Distrito de Azevém, zona rural do município de Cajazeiras-PB. A base teórica partiu de uma discussão acerca da problemática em questão nos trabalhos de Arroyo, Caldart e Molina (2004), Leite (1999), Fernandes (2006), entre outros. Para realizar a reflexão sobre os desafios educacionais no ensino multisseriado e apreender fatores que interferem nesse tipo de educação buscamos fundamentos nos seguintes autores: Santos (2014), Toledo (2006), Hage (2006) e Klein & Ribeiro (1991). Além disso, utilizamos como fonte as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do Campo. Consideramos, também, a ausência do Estado frente a tais questões e a necessidade de edificação dessas escolas, a exemplo da escola do Distrito de Azevém, uma vez que, o surgimento das escolas no meio rural, veio através de movimentos sociais organizados pelos próprios moradores para garantirem a educação dos seus filhos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma metodologia descritiva e exploratória na referida escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-14 2019-09-05T10:54:11Z 2019-09-05 2019-09-05T10:54:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711 SOUZA, Erivânia Espedita de. Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras-PB. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6711 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Erivânia Espedita de. Classes multisseriadas: os desafios e práticas pedagógicas da educação do campo na escola M.E.I.E.F. Gabriel Lucindo Pereira - distrito de Azevém/Cajazeiras-PB. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744392393588736 |