A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 |
Resumo: | Este trabalho tem por escopo apresentar a aula de campo como instrumento metodológico em Geografia. Assim, o recurso didático “cartilha” destina-se a orientar o professor em suas atividades e propõe aulas de campo em Geografia na cidade de Campina Grande-PB. Trabalhando os conceitos geográficos nas aulas de campo partindo, também, dos parâmetros e diretrizes existentes. Entende-se por vez que o escopo desse trabalho é ainda, o incentivo ao exercício do conhecimento no qual se passa a partir de experiências vividas entre os sujeitos professor e aluno em uma aula de campo, pois é sabido que essa abordagem permite a aplicação de conceitos de modo complementar ao visto em sala de aula. A preocupação em melhorar a qualidade do ensino e desenvolver métodos que facilitem a aprendizagem surge com o anseio de uma geração consciente de seus direitos e deveres quanto cidadãos desse modo, levar o professor a interagir com o aluno. Assim, a Cartilha é construída permitindo a análise direta e objetiva de uma geografia física, como também uma apreciação crítica e subjetiva pertinente a geografia humana. O intuito desse trabalho é despertar a curiosidade do aluno aguçando sua percepção sobre a geografia, reconhecendo as paisagens e o lugar em que vive. Bem como, auxiliar o professor na elaboração de aulas de campo, ajudar no desenvolvimento intelectual e cidadão do aluno, tão quanto, construir caminhos para renovação de uma prática pedagógica que interaja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A Cartilha para o Ensino das séries finais do fundamental tem por trás de si o intuito de promover os ambientes dotados de subjetividade que carregam consigo a historicidade e características da cidade de Campina Grande – PB. |
id |
UFCG_5cc409675a3d5e3a3d8502914a1a40e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22577 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB.The booklet as a teaching resource: suggestions for Geography field classes in the city of Campina Grande - PB.Ensino de GeografiaAulas de GeografiaCartilha - recurso didáticoAulas de campo - GeografiaPrática docente - GeografiaPropostas de aulas - geografiaRecurso didático - cartilhaFeira Central - Campina Grande - PBFeira Nordestina versus globalizaçãoTeaching geographyGeography ClassesPrimer - teaching resourceField Lessons - GeographyTeaching practice - geographyLesson proposals - geographyDidactic resource - bookletCentral Fair - Campina Grande - PBNortheastern Fair versus GlobalizationGeografiaEste trabalho tem por escopo apresentar a aula de campo como instrumento metodológico em Geografia. Assim, o recurso didático “cartilha” destina-se a orientar o professor em suas atividades e propõe aulas de campo em Geografia na cidade de Campina Grande-PB. Trabalhando os conceitos geográficos nas aulas de campo partindo, também, dos parâmetros e diretrizes existentes. Entende-se por vez que o escopo desse trabalho é ainda, o incentivo ao exercício do conhecimento no qual se passa a partir de experiências vividas entre os sujeitos professor e aluno em uma aula de campo, pois é sabido que essa abordagem permite a aplicação de conceitos de modo complementar ao visto em sala de aula. A preocupação em melhorar a qualidade do ensino e desenvolver métodos que facilitem a aprendizagem surge com o anseio de uma geração consciente de seus direitos e deveres quanto cidadãos desse modo, levar o professor a interagir com o aluno. Assim, a Cartilha é construída permitindo a análise direta e objetiva de uma geografia física, como também uma apreciação crítica e subjetiva pertinente a geografia humana. O intuito desse trabalho é despertar a curiosidade do aluno aguçando sua percepção sobre a geografia, reconhecendo as paisagens e o lugar em que vive. Bem como, auxiliar o professor na elaboração de aulas de campo, ajudar no desenvolvimento intelectual e cidadão do aluno, tão quanto, construir caminhos para renovação de uma prática pedagógica que interaja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A Cartilha para o Ensino das séries finais do fundamental tem por trás de si o intuito de promover os ambientes dotados de subjetividade que carregam consigo a historicidade e características da cidade de Campina Grande – PB.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.AZEVEDO, S. L. M.DINIZ, Lincoln da.DINIZ, L. S.NASCIMENTO, Jean de Lima.2014-03-252021-12-17T12:57:11Z2021-12-172021-12-17T12:57:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577NASCIMENTO, Jean de Lima. A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T12:57:47Zoai:localhost:riufcg/22577Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T12:57:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. The booklet as a teaching resource: suggestions for Geography field classes in the city of Campina Grande - PB. |
title |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
spellingShingle |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. NASCIMENTO, Jean de Lima. Ensino de Geografia Aulas de Geografia Cartilha - recurso didático Aulas de campo - Geografia Prática docente - Geografia Propostas de aulas - geografia Recurso didático - cartilha Feira Central - Campina Grande - PB Feira Nordestina versus globalização Teaching geography Geography Classes Primer - teaching resource Field Lessons - Geography Teaching practice - geography Lesson proposals - geography Didactic resource - booklet Central Fair - Campina Grande - PB Northeastern Fair versus Globalization Geografia |
title_short |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
title_full |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
title_fullStr |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
title_full_unstemmed |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
title_sort |
A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. |
author |
NASCIMENTO, Jean de Lima. |
author_facet |
NASCIMENTO, Jean de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. CARVALHO, L. E. P. http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. AZEVEDO, S. L. M. DINIZ, Lincoln da. DINIZ, L. S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Jean de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Aulas de Geografia Cartilha - recurso didático Aulas de campo - Geografia Prática docente - Geografia Propostas de aulas - geografia Recurso didático - cartilha Feira Central - Campina Grande - PB Feira Nordestina versus globalização Teaching geography Geography Classes Primer - teaching resource Field Lessons - Geography Teaching practice - geography Lesson proposals - geography Didactic resource - booklet Central Fair - Campina Grande - PB Northeastern Fair versus Globalization Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Aulas de Geografia Cartilha - recurso didático Aulas de campo - Geografia Prática docente - Geografia Propostas de aulas - geografia Recurso didático - cartilha Feira Central - Campina Grande - PB Feira Nordestina versus globalização Teaching geography Geography Classes Primer - teaching resource Field Lessons - Geography Teaching practice - geography Lesson proposals - geography Didactic resource - booklet Central Fair - Campina Grande - PB Northeastern Fair versus Globalization Geografia |
description |
Este trabalho tem por escopo apresentar a aula de campo como instrumento metodológico em Geografia. Assim, o recurso didático “cartilha” destina-se a orientar o professor em suas atividades e propõe aulas de campo em Geografia na cidade de Campina Grande-PB. Trabalhando os conceitos geográficos nas aulas de campo partindo, também, dos parâmetros e diretrizes existentes. Entende-se por vez que o escopo desse trabalho é ainda, o incentivo ao exercício do conhecimento no qual se passa a partir de experiências vividas entre os sujeitos professor e aluno em uma aula de campo, pois é sabido que essa abordagem permite a aplicação de conceitos de modo complementar ao visto em sala de aula. A preocupação em melhorar a qualidade do ensino e desenvolver métodos que facilitem a aprendizagem surge com o anseio de uma geração consciente de seus direitos e deveres quanto cidadãos desse modo, levar o professor a interagir com o aluno. Assim, a Cartilha é construída permitindo a análise direta e objetiva de uma geografia física, como também uma apreciação crítica e subjetiva pertinente a geografia humana. O intuito desse trabalho é despertar a curiosidade do aluno aguçando sua percepção sobre a geografia, reconhecendo as paisagens e o lugar em que vive. Bem como, auxiliar o professor na elaboração de aulas de campo, ajudar no desenvolvimento intelectual e cidadão do aluno, tão quanto, construir caminhos para renovação de uma prática pedagógica que interaja de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A Cartilha para o Ensino das séries finais do fundamental tem por trás de si o intuito de promover os ambientes dotados de subjetividade que carregam consigo a historicidade e características da cidade de Campina Grande – PB. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-25 2021-12-17T12:57:11Z 2021-12-17 2021-12-17T12:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 NASCIMENTO, Jean de Lima. A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Jean de Lima. A cartilha como recurso didático: sugestões de aulas de campo de Geografia na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744518884360192 |