Desafios e oportunidades: enfrentando o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme de Oliveira Miranda Pereira da [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/254756
Resumo: A concepção deste trabalho foi impulsionada pela insatisfação pessoal do autor em relação às metodologias de ensino empregadas por alguns professores de física em suas aulas. A partir de estudos de referenciais teóricos acerca do Ensino de Física, perceberam-se lacunas no processo educacional existente, que, por vezes, não atende às necessidades individuais dos alunos. Mediante essa problemática, buscou-se verificar a opinião dos alunos sobre a disciplina “física”, por meio de um questionário de caráter quantitativo, contendo 17 perguntas, que utiliza o método de resposta da escala Likert. Tal questionário foi respondido por 32 alunos de uma faculdade estadual de São Paulo, sendo 27 (67,5%) do primeiro ano dos cursos de engenharia e 5 (12,5%) do primeiro ano do curso de matemática, e por 8 (20%) alunos do curso prévestibular cujas atividades são desenvolvidas dentro dessa faculdade. Os resultados apontaram três grupos de respostas: Grupo 1- Respostas coerentes em termos positivos: corresponde aos alunos que responderam a todas as afirmações de forma positiva em relação à qualidade do ensino, de modo que tais respostas corroboraram umas com as outras; Grupo 2- Respostas coerentes em termos negativos: são relativas aos alunos que apresentaram todas as respostas negativas em relação à qualidade do ensino, de modo a corroborar umas com as outras; Grupo 3- Respostas incoerentes: aqui cabem os alunos que foram incoerentes em suas respostas, ou seja, parte das afirmações respondeu de forma positiva para a qualidade do ensino e outra parte negativa para a qualidade do ensino. Mediante os resultados, foi possível inferir que há a possibilidade de que muitos dos alunos respondentes tenham tido aulas de Física com uma boa contextualização, porém com baixa participação dos alunos e com hegemonia da voz do professor.
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