Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
Resumo: As orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero.
id UFCG_47e9a1182fdd1f5f0f180ab99bade0e3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28466
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.Direct objective substantive clauses: from the post to the proposedGramática e ensino - língua portuguesaLíngua portuguesa - gramática e ensinoOrações subordinadas substantivas objetivas diretasAnálise linguísticaGênero textualGramática e funcionalismoInteracionismoAnálise metalinguística e epilinguísticaGrammar and teaching - Portuguese languagePortuguese language - grammar and teachingDirect objective subordinate clausesLinguistic analysisTextual genreGrammar and functionalismInteractionismMetalinguistic and epilinguistic analysisLinguísticaAs orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRÉGIS, Laura Dourado Loula.RÉGIS, L. D. L.http://lattes.cnpq.br/5086283095204422XAVIER, Manassés Morais.MELO, Raniere Marques de.SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.2018-08-102022-12-26T13:08:11Z2022-12-262022-12-26T13:08:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-26T13:08:52Zoai:localhost:riufcg/28466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-26T13:08:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
Direct objective substantive clauses: from the post to the proposed
title Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
spellingShingle Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
Gramática e ensino - língua portuguesa
Língua portuguesa - gramática e ensino
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas
Análise linguística
Gênero textual
Gramática e funcionalismo
Interacionismo
Análise metalinguística e epilinguística
Grammar and teaching - Portuguese language
Portuguese language - grammar and teaching
Direct objective subordinate clauses
Linguistic analysis
Textual genre
Grammar and functionalism
Interactionism
Metalinguistic and epilinguistic analysis
Linguística
title_short Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
title_full Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
title_fullStr Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
title_full_unstemmed Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
title_sort Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
author SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
author_facet SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RÉGIS, Laura Dourado Loula.
RÉGIS, L. D. L.
http://lattes.cnpq.br/5086283095204422
XAVIER, Manassés Morais.
MELO, Raniere Marques de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática e ensino - língua portuguesa
Língua portuguesa - gramática e ensino
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas
Análise linguística
Gênero textual
Gramática e funcionalismo
Interacionismo
Análise metalinguística e epilinguística
Grammar and teaching - Portuguese language
Portuguese language - grammar and teaching
Direct objective subordinate clauses
Linguistic analysis
Textual genre
Grammar and functionalism
Interactionism
Metalinguistic and epilinguistic analysis
Linguística
topic Gramática e ensino - língua portuguesa
Língua portuguesa - gramática e ensino
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas
Análise linguística
Gênero textual
Gramática e funcionalismo
Interacionismo
Análise metalinguística e epilinguística
Grammar and teaching - Portuguese language
Portuguese language - grammar and teaching
Direct objective subordinate clauses
Linguistic analysis
Textual genre
Grammar and functionalism
Interactionism
Metalinguistic and epilinguistic analysis
Linguística
description As orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
2022-12-26T13:08:11Z
2022-12-26
2022-12-26T13:08:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
identifier_str_mv SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565678112768