As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245 |
Resumo: | Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra. |
id |
UFCG_486b8261e4700471013118cc29803bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9245 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso.Landscape representations in elementary school: a case study.PaisagemEnsino de geografiaPaisagem de geografiaGeografia - ensino fundamentalEnsino fundamental - percepção de paisagensLandscapeGeography TeachingGeography LandscapeGeography - Elementary SchoolElementary school - Landscape PerceptionEste presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra.This study concerns the importance of landscape in Geography. It aims to analyze the perception of landscape collected among the students of the 6th year of primary education of the school Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, in the afternoon. Besides this, this work also aims to cover the importance of contextualizing the theme in students' daily lives. In order to reach the proposed objectives, it was necessary to carry out a bibliographical survey on the theme, to obtain the students' drawings and to evaluate the landscape representations, resulting in their classification into four groups in order to analyze them, for each group brings a certain notion of landscape. The approach to landscape perception for students is important, and it should be taught in the classroom by teachers with due attention to the theme, because when studying the landscape by analyzing it in the context in which the student is inserted allows him/her a sharper perception of the elements that compose it, as well as a critical reading of its surroundings and also of the world, when perceiving through the landscape, the social context in which it is inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.BRANDÃO, M. H. M.http://lattes.cnpq.br/3507648411661961SOUSA, Marcos Assis Pereira de.GOMES, Henaldo Moraes.ALVES, Francisca Sá Alexandre.20182019-11-18T14:51:42Z2019-11-182019-11-18T14:51:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T12:40:26Zoai:localhost:riufcg/9245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T12:40:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. Landscape representations in elementary school: a case study. |
title |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
spellingShingle |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. ALVES, Francisca Sá Alexandre. Paisagem Ensino de geografia Paisagem de geografia Geografia - ensino fundamental Ensino fundamental - percepção de paisagens Landscape Geography Teaching Geography Landscape Geography - Elementary School Elementary school - Landscape Perception |
title_short |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
title_full |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
title_fullStr |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
title_sort |
As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. |
author |
ALVES, Francisca Sá Alexandre. |
author_facet |
ALVES, Francisca Sá Alexandre. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. BRANDÃO, M. H. M. http://lattes.cnpq.br/3507648411661961 SOUSA, Marcos Assis Pereira de. GOMES, Henaldo Moraes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Francisca Sá Alexandre. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem Ensino de geografia Paisagem de geografia Geografia - ensino fundamental Ensino fundamental - percepção de paisagens Landscape Geography Teaching Geography Landscape Geography - Elementary School Elementary school - Landscape Perception |
topic |
Paisagem Ensino de geografia Paisagem de geografia Geografia - ensino fundamental Ensino fundamental - percepção de paisagens Landscape Geography Teaching Geography Landscape Geography - Elementary School Elementary school - Landscape Perception |
description |
Este presente estudo trata da importância da paisagem na Geografia e no processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo analisar a percepção de paisagem junto ao alunado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, na turma do 6° ano, turno tarde, bem como também busca resgatar a importância da contextualização do tema no cotidiano dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre a temática, a obtenção dos desenhos dos discentes e a avaliação das representações paisagísticas, resultando na classificação dos mesmos em quatro grupos, para assim analisá-los, cada grupo trás uma determinada noção de paisagem. A abordagem da percepção da paisagem junto ao alunado torna-se importante, pois a mesma deve ser trabalhada em sala de aula pelos professores com a devida atenção que o tema requer, pois ao estudar a paisagem fazendo a análise da mesma no contexto em que o aluno está inserido faz com que o mesmo tenha uma percepção mais aguçada dos elementos que a compõem além de realizar uma leitura do seu entorno e também do mundo de forma crítica, ao perceber através da paisagem, o contexto social em que ele se encontra. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-11-18T14:51:42Z 2019-11-18 2019-11-18T14:51:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245 ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9245 |
identifier_str_mv |
ALVES, Francisca Sá Alexandre. As representações da paisagem no ensino fundamental: um estudo de caso. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744413352525824 |