Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Ravenna Lins.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
Resumo: O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica.
id UFCG_4a2df63b79306f68a58782cdfbaf0645
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32189
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills.Pensamento computacionalMetodologia ativaProgramação em blocosApp InventorAlunos do ensino básicoComputational thinkingActive methodologyBlock programmingElementary school studentsEngenharia de Produção.O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-19T21:31:58Z2023-10-192023-10-19T21:31:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189porRODRIGUES, Ravenna Lins.FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T14:30:26Zoai:localhost:riufcg/32189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T14:30:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills.
title Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
spellingShingle Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
RODRIGUES, Ravenna Lins.
Pensamento computacional
Metodologia ativa
Programação em blocos
App Inventor
Alunos do ensino básico
Computational thinking
Active methodology
Block programming
Elementary school students
Engenharia de Produção.
title_short Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
title_full Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
title_fullStr Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
title_full_unstemmed Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
title_sort Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
author RODRIGUES, Ravenna Lins.
author_facet RODRIGUES, Ravenna Lins.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
author_role author
author2 FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Ravenna Lins.
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Metodologia ativa
Programação em blocos
App Inventor
Alunos do ensino básico
Computational thinking
Active methodology
Block programming
Elementary school students
Engenharia de Produção.
topic Pensamento computacional
Metodologia ativa
Programação em blocos
App Inventor
Alunos do ensino básico
Computational thinking
Active methodology
Block programming
Elementary school students
Engenharia de Produção.
description O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-10-19T21:31:58Z
2023-10-19
2023-10-19T21:31:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
identifier_str_mv RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744595665289216