Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
Resumo: | O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica. |
id |
UFCG_4a2df63b79306f68a58782cdfbaf0645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32189 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional.Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills.Pensamento computacionalMetodologia ativaProgramação em blocosApp InventorAlunos do ensino básicoComputational thinkingActive methodologyBlock programmingElementary school studentsEngenharia de Produção.O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202023-10-19T21:31:58Z2023-10-192023-10-19T21:31:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189porRODRIGUES, Ravenna Lins.FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T14:30:26Zoai:localhost:riufcg/32189Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T14:30:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. Comparative assessment of the performance of primary school students regarding computational thinking skills. |
title |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
spellingShingle |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. RODRIGUES, Ravenna Lins. Pensamento computacional Metodologia ativa Programação em blocos App Inventor Alunos do ensino básico Computational thinking Active methodology Block programming Elementary school students Engenharia de Produção. |
title_short |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
title_full |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
title_fullStr |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
title_full_unstemmed |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
title_sort |
Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. |
author |
RODRIGUES, Ravenna Lins. |
author_facet |
RODRIGUES, Ravenna Lins. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
author_role |
author |
author2 |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Ravenna Lins. FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional Metodologia ativa Programação em blocos App Inventor Alunos do ensino básico Computational thinking Active methodology Block programming Elementary school students Engenharia de Produção. |
topic |
Pensamento computacional Metodologia ativa Programação em blocos App Inventor Alunos do ensino básico Computational thinking Active methodology Block programming Elementary school students Engenharia de Produção. |
description |
O pensamento computacional tem sido considerado uma das principais competências para prosperar em um mundo tecnológico, e diversas iniciativas têm surgido visando o seu desenvolvimento desde a educação básica. Sua inserção nas escolas possibilita a aquisição de habilidades necessárias à resolução de problemas, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Nesse contexto o presente trabalho objetivou quantificar o desempenho prévio e posterior ao curso “ProgramAção” de alunos pertencentes ao ensino médio, mediante a aplicação de teste. O referido teste, foi desenvolvido por Román-González (2015), este é composto por 28 questões, as quais tenta identificar a habilidade de formação e solução de problemas, baseando-se nos conceitos fundamentais da Computação. Apesar do tamanho da amostra não ser estatisticamente significativo, os resultados apontam a eficácia da oficina em relação à aprendizagem de conteúdos de computação o que pode ser usado de forma a melhorar o ensino da computação na Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-10-19T21:31:58Z 2023-10-19 2023-10-19T21:31:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Ravenna Lins; FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. Avaliação comparativa do desempenho de alunos do ensino básico acerca das habilidades do pensamento computacional. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 8., 2020. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2020. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744595665289216 |