Planejamento escolar: uma prática possível.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ, Auzenete Alves de.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: PEREIRA, Terezinha Queiroga.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12923
Resumo: Planejar é uma prática constante na vida de todos os indivíduos O planejamento está voltado para as nossas ações cotidianas na escola ou fora dela. O planejamento é uma prática que vem sendo questionada pelos docentes. Por isso, optamos por este tema , com a intenção de analisar o processo de planejamento de ensino na Escola Antônio Meire Sá, na cidade de Aparecida-PB. O nosso interesse pelo tema surgiu após observamos e acompanharmos a realização do planejamento na escola em que trabalhamos coo professoras, devido percebermos uma certa insatisfação por parte dos docentes, por isso pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre planejamento escolar, junto aos docentes, como forma de melhorar a realidade da sala de aula, através da definição de objetivos preciosos no desenvolvimento de sua prática. O trabalho foi elaborado da seguinte maneira: no primeiro capítulo o referencial teórico que serviu como suporte para compreensão da temática, no segundo capítulo os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa, o universo mostra e a caracterização da escola, no terceiro capítulo a análise dos dados coletados junto aos professores e no quarto capítulo, as atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, as considerações finais.
id UFCG_4aaa076d57a346981bfcfa5f3cb3574f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12923
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejamento escolar: uma prática possível.School planning: a possible practice.Planejamento escolarSchool planningEducação.Planejar é uma prática constante na vida de todos os indivíduos O planejamento está voltado para as nossas ações cotidianas na escola ou fora dela. O planejamento é uma prática que vem sendo questionada pelos docentes. Por isso, optamos por este tema , com a intenção de analisar o processo de planejamento de ensino na Escola Antônio Meire Sá, na cidade de Aparecida-PB. O nosso interesse pelo tema surgiu após observamos e acompanharmos a realização do planejamento na escola em que trabalhamos coo professoras, devido percebermos uma certa insatisfação por parte dos docentes, por isso pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre planejamento escolar, junto aos docentes, como forma de melhorar a realidade da sala de aula, através da definição de objetivos preciosos no desenvolvimento de sua prática. O trabalho foi elaborado da seguinte maneira: no primeiro capítulo o referencial teórico que serviu como suporte para compreensão da temática, no segundo capítulo os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa, o universo mostra e a caracterização da escola, no terceiro capítulo a análise dos dados coletados junto aos professores e no quarto capítulo, as atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, as considerações finais.Planning is a constant practice in the lives of all individuals Planning is geared to our daily actions at school or outside of school. Planning is a practice that has been questioned by teachers. For this reason, we chose this theme, with the intention of analyzing the teaching planning process at Escola Antônio Meire Sá, in the city of Aparecida-PB. Our interest in the topic arose after we observed and monitored the planning at the school in which we work as teachers, due to the perceived certain dissatisfaction on the part of the teachers, so we intend to deepen our knowledge about school planning, together with the teachers, as a way of improve the reality of the classroom, by setting precious goals in the development of your practice. The work was elaborated as follows: in the first chapter the theoretical framework that served as support for understanding the theme, in the second chapter the methodological procedures used to carry out the research, the universe shows and the characterization of the school, in the third chapter the analysis of the data collected from the teachers and in the fourth chapter, the activities developed in the internship and, finally, the final considerations.  Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259SÁ, Auzenete Alves de.PEREIRA, Terezinha Queiroga.20052020-06-08T22:09:40Z2020-06-082020-06-08T22:09:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12923SÁ, Auzenete Alves de; PEREIRA, Terezinha Queiroga. Planejamento escolar: uma prática possível. 2005. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T16:57:42Zoai:localhost:riufcg/12923Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T16:57:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento escolar: uma prática possível.
School planning: a possible practice.
title Planejamento escolar: uma prática possível.
spellingShingle Planejamento escolar: uma prática possível.
SÁ, Auzenete Alves de.
Planejamento escolar
School planning
Educação.
title_short Planejamento escolar: uma prática possível.
title_full Planejamento escolar: uma prática possível.
title_fullStr Planejamento escolar: uma prática possível.
title_full_unstemmed Planejamento escolar: uma prática possível.
title_sort Planejamento escolar: uma prática possível.
author SÁ, Auzenete Alves de.
author_facet SÁ, Auzenete Alves de.
PEREIRA, Terezinha Queiroga.
author_role author
author2 PEREIRA, Terezinha Queiroga.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Maria de Lourdes.
CAMPOS, M. L.
http://lattes.cnpq.br/7094353742486259
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ, Auzenete Alves de.
PEREIRA, Terezinha Queiroga.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento escolar
School planning
Educação.
topic Planejamento escolar
School planning
Educação.
description Planejar é uma prática constante na vida de todos os indivíduos O planejamento está voltado para as nossas ações cotidianas na escola ou fora dela. O planejamento é uma prática que vem sendo questionada pelos docentes. Por isso, optamos por este tema , com a intenção de analisar o processo de planejamento de ensino na Escola Antônio Meire Sá, na cidade de Aparecida-PB. O nosso interesse pelo tema surgiu após observamos e acompanharmos a realização do planejamento na escola em que trabalhamos coo professoras, devido percebermos uma certa insatisfação por parte dos docentes, por isso pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre planejamento escolar, junto aos docentes, como forma de melhorar a realidade da sala de aula, através da definição de objetivos preciosos no desenvolvimento de sua prática. O trabalho foi elaborado da seguinte maneira: no primeiro capítulo o referencial teórico que serviu como suporte para compreensão da temática, no segundo capítulo os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa, o universo mostra e a caracterização da escola, no terceiro capítulo a análise dos dados coletados junto aos professores e no quarto capítulo, as atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, as considerações finais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2020-06-08T22:09:40Z
2020-06-08
2020-06-08T22:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12923
SÁ, Auzenete Alves de; PEREIRA, Terezinha Queiroga. Planejamento escolar: uma prática possível. 2005. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12923
identifier_str_mv SÁ, Auzenete Alves de; PEREIRA, Terezinha Queiroga. Planejamento escolar: uma prática possível. 2005. 28f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444393521152