O planejamento escolar participativo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100 |
Resumo: | O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador. |
id |
UFCG_c89ffed44889092da2859bd5ac4c1b7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13100 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O planejamento escolar participativo.Participatory school planning.Planejamento escolarSchool planningEducação.O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador.School planning is understood as an activity that assumes the knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. It is necessary to think of planning as a guide, as a guiding instrument that requires many skills, including the humble awareness of knowing that we need each other. Planning presupposes the constant review and reflection of proposals and actions, and must be flexible, which implies organizational work on the part of the educator. Planning is a fundamental activity for the enrichment of the didactic and methodological process of teaching practice. Visiting the José Leite State Elementary School in Conceição-PB, through informal conversations with the teachers, I realized the difficulties they encountered during the planning activity. Educational development must be developed in order to contribute to the teaching-learning process, as it is a subject that must always be present in the teaching action and is part of the educator's daily reflection. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583MARTILDES, Maria Célia Ramalho.20042020-06-30T22:35:01Z2020-06-302020-06-30T22:35:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T18:27:36Zoai:localhost:riufcg/13100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T18:27:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O planejamento escolar participativo. Participatory school planning. |
title |
O planejamento escolar participativo. |
spellingShingle |
O planejamento escolar participativo. MARTILDES, Maria Célia Ramalho. Planejamento escolar School planning Educação. |
title_short |
O planejamento escolar participativo. |
title_full |
O planejamento escolar participativo. |
title_fullStr |
O planejamento escolar participativo. |
title_full_unstemmed |
O planejamento escolar participativo. |
title_sort |
O planejamento escolar participativo. |
author |
MARTILDES, Maria Célia Ramalho. |
author_facet |
MARTILDES, Maria Célia Ramalho. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, Elzanir dos. SANTOS, Elzanir dos. http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTILDES, Maria Célia Ramalho. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento escolar School planning Educação. |
topic |
Planejamento escolar School planning Educação. |
description |
O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2020-06-30T22:35:01Z 2020-06-30 2020-06-30T22:35:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100 MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100 |
identifier_str_mv |
MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744445793370112 |