O planejamento escolar participativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTILDES, Maria Célia Ramalho.
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100
Resumo: O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador.
id UFCG_c89ffed44889092da2859bd5ac4c1b7f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13100
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O planejamento escolar participativo.Participatory school planning.Planejamento escolarSchool planningEducação.O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador.School planning is understood as an activity that assumes the knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. It is necessary to think of planning as a guide, as a guiding instrument that requires many skills, including the humble awareness of knowing that we need each other. Planning presupposes the constant review and reflection of proposals and actions, and must be flexible, which implies organizational work on the part of the educator. Planning is a fundamental activity for the enrichment of the didactic and methodological process of teaching practice. Visiting the José Leite State Elementary School in Conceição-PB, through informal conversations with the teachers, I realized the difficulties they encountered during the planning activity. Educational development must be developed in order to contribute to the teaching-learning process, as it is a subject that must always be present in the teaching action and is part of the educator's daily reflection.  Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583MARTILDES, Maria Célia Ramalho.20042020-06-30T22:35:01Z2020-06-302020-06-30T22:35:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-23T18:27:36Zoai:localhost:riufcg/13100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-23T18:27:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento escolar participativo.
Participatory school planning.
title O planejamento escolar participativo.
spellingShingle O planejamento escolar participativo.
MARTILDES, Maria Célia Ramalho.
Planejamento escolar
School planning
Educação.
title_short O planejamento escolar participativo.
title_full O planejamento escolar participativo.
title_fullStr O planejamento escolar participativo.
title_full_unstemmed O planejamento escolar participativo.
title_sort O planejamento escolar participativo.
author MARTILDES, Maria Célia Ramalho.
author_facet MARTILDES, Maria Célia Ramalho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Elzanir dos.
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTILDES, Maria Célia Ramalho.
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento escolar
School planning
Educação.
topic Planejamento escolar
School planning
Educação.
description O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2020-06-30T22:35:01Z
2020-06-30
2020-06-30T22:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100
MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100
identifier_str_mv MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445793370112