Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532 |
Resumo: | A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização. |
id |
UFCG_4c70c79f25469e54dc8e63d963ad29cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12532 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoTeoria construtivaDidática - pedagógicaCriançasEducationSchool SupervisionLiteracyConstructive TheoryDidactic - PedagogicalChildrenEducação.A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização.The origin of this work is based on the practice of literacy, according to the methodological point of view of constructive theory. That is, in the process of acquiring the written language, one must seek to know the hypotheses, which are genuine constructions of the learning subject, in order to trigger the teaching-learning process. It is, in fact, a study and action that tends to continue its journey towards a didactic-pedagogical practice that can modify teaching conditions. Based on the facts and reflections made from theoretical knowledge, as well as experiences from literacy practice, it became essential to describe them succinctly, but clearly. Thus, this work is a report that consists of analyzes and positions in a contour to traditional pedagogical pedagogical practice. for better understanding, are attached the lesson plans, the productions written by the children, all activities as well as the evaluation of the practice, according to the teacher, effective, of literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMEDEIROS, Maria Gorete de.MEDEIROS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6600285517382306MACIEL, Eliane de Menezes.ALMEIDA, Maria de.19912020-03-12T16:20:42Z2020-03-122020-03-12T16:20:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T15:36:07Zoai:localhost:riufcg/12532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T15:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy. |
title |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. |
spellingShingle |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. ALMEIDA, Maria de. Educação Supervisão escolar Alfabetização Teoria construtiva Didática - pedagógica Crianças Education School Supervision Literacy Constructive Theory Didactic - Pedagogical Children Educação. |
title_short |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. |
title_full |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. |
title_fullStr |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. |
title_full_unstemmed |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. |
title_sort |
Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. |
author |
ALMEIDA, Maria de. |
author_facet |
ALMEIDA, Maria de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEDEIROS, Maria Gorete de. MEDEIROS, M. G. http://lattes.cnpq.br/6600285517382306 MACIEL, Eliane de Menezes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Maria de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão escolar Alfabetização Teoria construtiva Didática - pedagógica Crianças Education School Supervision Literacy Constructive Theory Didactic - Pedagogical Children Educação. |
topic |
Educação Supervisão escolar Alfabetização Teoria construtiva Didática - pedagógica Crianças Education School Supervision Literacy Constructive Theory Didactic - Pedagogical Children Educação. |
description |
A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 2020-03-12T16:20:42Z 2020-03-12 2020-03-12T16:20:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532 ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744441223675904 |