Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Maria de.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532
Resumo: A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização.
id UFCG_4c70c79f25469e54dc8e63d963ad29cf
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12532
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy.EducaçãoSupervisão escolarAlfabetizaçãoTeoria construtivaDidática - pedagógicaCriançasEducationSchool SupervisionLiteracyConstructive TheoryDidactic - PedagogicalChildrenEducação.A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização.The origin of this work is based on the practice of literacy, according to the methodological point of view of constructive theory. That is, in the process of acquiring the written language, one must seek to know the hypotheses, which are genuine constructions of the learning subject, in order to trigger the teaching-learning process. It is, in fact, a study and action that tends to continue its journey towards a didactic-pedagogical practice that can modify teaching conditions. Based on the facts and reflections made from theoretical knowledge, as well as experiences from literacy practice, it became essential to describe them succinctly, but clearly. Thus, this work is a report that consists of analyzes and positions in a contour to traditional pedagogical pedagogical practice. for better understanding, are attached the lesson plans, the productions written by the children, all activities as well as the evaluation of the practice, according to the teacher, effective, of literacy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMEDEIROS, Maria Gorete de.MEDEIROS, M. G.http://lattes.cnpq.br/6600285517382306MACIEL, Eliane de Menezes.ALMEIDA, Maria de.19912020-03-12T16:20:42Z2020-03-122020-03-12T16:20:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T15:36:07Zoai:localhost:riufcg/12532Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T15:36:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy.
title Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
spellingShingle Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
ALMEIDA, Maria de.
Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Teoria construtiva
Didática - pedagógica
Crianças
Education
School Supervision
Literacy
Constructive Theory
Didactic - Pedagogical
Children
Educação.
title_short Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
title_full Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
title_fullStr Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
title_full_unstemmed Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
title_sort Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.
author ALMEIDA, Maria de.
author_facet ALMEIDA, Maria de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEDEIROS, Maria Gorete de.
MEDEIROS, M. G.
http://lattes.cnpq.br/6600285517382306
MACIEL, Eliane de Menezes.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Maria de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Teoria construtiva
Didática - pedagógica
Crianças
Education
School Supervision
Literacy
Constructive Theory
Didactic - Pedagogical
Children
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
Alfabetização
Teoria construtiva
Didática - pedagógica
Crianças
Education
School Supervision
Literacy
Constructive Theory
Didactic - Pedagogical
Children
Educação.
description A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
2020-03-12T16:20:42Z
2020-03-12
2020-03-12T16:20:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532
ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532
identifier_str_mv ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744441223675904